TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EXISTÊNCIA DE AMBIENTES DE CRIAÇÃO E COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO EM INCUBADORAS DE EMPRESAS

Artigos Científicos: A EXISTÊNCIA DE AMBIENTES DE CRIAÇÃO E COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO EM INCUBADORAS DE EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  5.779 Palavras (24 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 24

Revista de Engenharia e Tecnologia ISSN 2176-7270

V. 3, No. 1, Abr/2011 Página 44

A EXISTÊNCIA DE AMBIENTES DE CRIAÇÃO E COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO EM INCUBADORAS DE EMPRESAS

Andréia Antunes da Luz (Mestranda UTFPR) E-mail: andreia-luz@hotmail.com

João Luiz Kovaleski (UTFPR) E-mail: kovaleski@utfpr.edu.br

Pedro Paulo de Andrade Junior (UTFPR) E-mail: pedropaulo@utfpr.edu.br

Mathias Talevi Betim (UTFPR) E-mail: pgmathiasbetim@gmail.com

Resumo: O objetivo deste artigo é identificar os quatro tipos de Ba e apresentar seus benefícios para a criação e o compartilhamento conhecimentos em Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica - IEBTs. A pesquisa realizada se caracteriza como descritiva, com abordagem qualitativa na visão de seus gestores sobre a existência de condições favoráveis a sinergia de criação e compartilhamento de conhecimento. Caracteriza-se como um estudo de casos múltiplos em IEBTs, o instrumento adotado foi um questionário semi estruturado, composto de sete questões. Os resultados demonstram que o uso dos Ba proporciona condições favoráveis a uma sinergia ativa aos processos de criação e ampliação de seus conhecimentos. Os espaços formais e informais proporcionam possibilidades de compartilhamento de suas experiências, habilidades, know-how e emoções e, devido à comunicação entre os empreendedores e incubadora no compartilhamento e disseminação de conhecimento, sendo consideradas essenciais essas características para a sustentabilidade das vantagens competitivas.

.

Palavra chave: Gestão do Conhecimento, Criação e Compartilhamento do Conhecimento, Incubadora de Empresas de Base Tecnológica.

THE EXISTENCE OF ENVIRONMENTAL OF CREATION AND SHARING OF KNOWLEDGE IN COMPANIES INCUBATOR

Abstract: The aim of this paper is to identify the four types of Ba and present its benefits for creating and sharing knowledge on Business in Incubators Base Technology – BIBTs. The research is characterized as descriptive, qualitative approach in view of its managers about the existence of favorable conditions for the creation of synergy and knowledge sharing. Characterized as a multiple case study in BIBTs, the instrument used was a semi-structured questionnaire consisting of seven questions. The results demonstrate that the use of Ba provides favorable conditions for a synergy of active processes to create and expand their knowledge. The formal and informal spaces provide opportunities for sharing their experiences, skills, know-how and emotions, and because of communication between entrepreneurs and incubator in the sharing and dissemination of knowledge, these characteristics are considered essential to the sustainability of competitive advantage.

Keywords: Knowledge Management, Creating and Sharing Knowledge, Business in Incubators Base Technology.

1. INTRODUÇÃO

O contexto organizacional das Incubadoras de Empresas é caracterizado pelo mecanismo de apoio ao desenvolvimento e crescimento de projetos inovadores, e destacam-se como elemento viabilizador, proporcionando condições favoráveis ao surgimento de novos empreendimentos para o mercado.

O conhecimento é considerado sinônimo de diferencial competitivo, agregando valor aos negócios e a sociedade. A forma de utilização e disseminação do conhecimento, ocorre através do aproveitamento efetivo do capital intelectual, seja entre profissionais, organizações ou países, e giram em torno de como transformar em conhecimento coletivo, gerando assim, novos serviços, produtos e mercados. A gestão do conhecimento vem ocupando um espaço fundamental em todas as organizações e nas IEBTs, não pode ser diferente, pois a geração de

Revista de Engenharia e Tecnologia ISSN 2176-7270

V. 3, No. 1, Abr/2011 Página 45

conhecimento passíveis de serem transformados em novos produtos e processos, acontece dentro de seu ambiente, através de atividades desenvolvidas por seus incubados.

As IEBTs necessitam cultivar determinadas atitudes e desenvolver algumas competências, e cabe estabelecer esforços no sentido da iniciação à Gestão do Conhecimento, assim, podendo alavancar o seu desempenho. Neste contexto organizacional das IEBTs, o presente trabalho questiona o seguinte problema: Quais as condições favoráveis a sinergia de criação e compartilhamento de conhecimento em IEBTs?

Para responder, aborda-se a criação do conhecimento sob o ponto de vista da sua origem, natureza e limites do conhecimento o modelo SECI (socialização, externalização, combinação e internalização) dos autores Nonaka e Takeuchi (1997) que enfatizam as condições favoráveis para criação do conhecimento organizacional, e necessitam de um contexto físico, virtual e mental, que os japoneses denominam Ba, para esclarecer e adquirir conhecimentos explora-se a metodologia dos quatros tipos de Ba, palavra de origem japonesa usada para descrever o encadeamento de idéias, parte e ativo no qual o conhecimento é criado, difundido e utilizado.

Partindo do questionamento inicial, o objetivo deste artigo é identificar os quatro tipos de Ba organizacionais (originating ba, dialoguing ba, systemizing ba e exercising ba) e apresentar seus benefícios para a criação e o compartilhamento conhecimentos em IEBTs, de acordo com a metodologia proposta por Nonaka, Toyama e Konno (2002). O artigo caracteriza-se como um estudo de casos múltiplos.

No referencial teórico discute sobre a Gestão do Conhecimento e a necessidade da criação do conhecimento, abordando os conceitos principais de Gestão do Conhecimento, o modelo SECI (socialização, externalização, combinação e internalização), e os Espaços para a criação do conhecimento. Os quarto Ba preconizados por Nonaka, Toyama e Konno (2002) (Originating ba, Dialoguing ba Systemizing ba e Exercising ba). Em seguida são apresentados os procedimentos metodológicos para coleta e análise dos dados. Depois disso, são apresentados os resultados da pesquisa. E por fim, são feitas as considerações finais.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1. Gestão do Conhecimento

É possível afirmar que na economia atual, denominada Economia do Conhecimento, a gestão do conhecimento apresenta-se como um paradigma da nova sociedade econômica, no seio da organização e do setor. Assim sendo, e necessário seguir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com