TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criação E Dialética Do Conhecimento. A Empresa Criadora Do Conhecimento.

Pesquisas Acadêmicas: Criação E Dialética Do Conhecimento. A Empresa Criadora Do Conhecimento.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2013  •  2.780 Palavras (12 Páginas)  •  1.956 Visualizações

Página 1 de 12

Criação e Dialética do Conhecimento. A Empresa Criadora do Conhecimento.

Gestão do conhecimento pode ser feita por todo e qualquer tipo de empresa: das empresas da economia da informação, às de serviços, indústrias e até por aquelas atuantes nos segmentos agropecuários, esportivos, artesanais, culturais, de ensino, entre outros. Quanto mais informal for a empresa e intangíveis forem os ativos envolvidos até se chegar a um serviço ou produto final diferenciado, mais necessária e economicamente atrativa é a gestão do conhecimento envolvido.

A Gestão do conhecimento possui o objetivo de controlar, facilitar o acesso e manter um gerenciamento integrado sobre as informações em seus diversos meios. Entende-se por conhecimento a informação interpretada, ou seja, o que cada informação significa e que impactos no meio cada informação pode causar de modo que a informação possa ser utilizada para importantes ações e tomadas de decisões .

(Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento na Natura Cosméticos: Ser Virtual e o Saber Real Yara Rezende).

Responda às questões a seguir:

a) Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?

Estimular as pessoas a inovar, a vencer seus próprios limites de conhecimento, promovendo encontros entre equipes de diferentes areas.

b) Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo?

compartilhando conhecimentos por meio de palestras trocas de informações positivas, deixando as informaçoes a disposição de todos dentro da empresa .

c) Como reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização?

Dando oportunidades de crescimento para os colaboradores, fazendo com que , todos os funcionários passem por todas as áreas dentro da empresa, e quando se tem uma única pessoa no setor, ela deve obrigatoriamente ensinar outra pessoa.

d) Descrevam os quatro processos de conversão do Conhecimento — Processo SECI — e façam um desenho ilustrativo.

Socialização: No meio organizacional, a socialização ocorre por meio de atividades, treinamentos, interações com clientes, sessões informais .

Externalização: Representa o processo de transformação do conhecimento tácito em explícito sendo expresso na forma de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses ou diálogos. A externalização é a chave para a criação do conhecimento pois cria modelos novos e explícitos a partir do conhecimento tácito.

Combinação: O processo de conversão do conhecimento explícito em explícito, ocorre por meio da troca e combinação de conjuntos diferentes de conhecimento explícito.

Internalização: Processo que ocorre a conversão do conhecimento explícito em tácito, digamos aprender fazendo. A verbalização e a diagramação sob a forma de documentos, manuais ou histórias orais relatando as experiências dos indivíduos são práticas de extrema relevância para a internalização.

Etapa 2

O efeito da inovação e do conhecimento constitui com clareza a estrutura do desempenho de sociedades regiões e instituições, a arte do conhecimento é antiga na historia humana, na Gestão do conhecimento desenvolve-se a preocupação com o conhecimento individual e coletivo, pois todo tipo de conhecimento necessita de gerenciamento para que a gestão alie a busca do conhecimento com a busca de resultados.

O conhecimento deve ser transformado em produtividade, qualidade e soluções inovadoras para que se possa ter um retorno sustentável.

Nesta busca constante por desenvolvimento e crescimento as organizações tem incorporado métodos e ferramentas para alinhar seus objetivos,um exemplo desses conceitos é o Espiral do conhecimento.

A figura a seguir apresenta as etapas do processo:

As etapas do Espiral do conhecimento é uma técnica muito simples e de fácil aplicação no dia a dia das organizações pois ela consiste na criação de um conhecimento novo,sua incorporação e utilização por um individuo, o conhecimento terá que ser colocado em pratica para ter valore com o aprendizado e uso frequente surgira um novo padrão que irá apresentar novos problemas e oportunidades de desenvolvimento, gerando dados, informações, ideias e visões. Isso vai reiniciar o ciclo de geração de conhecimento em um nível elevado .

Benchmarking

Ao fazer um benchmarking em duas organizações foi constatado por meio de questionário que:

A Organização 1:

Entende por gestão de o conhecimento ser uma forma de passar aos colaboradores algo novo, ou ate mesmo aprimorar o que já se sabe, que será valido não somente dentro da empresa como fora dela também.Relata que as condições que favorecem a criação do conhecimento na empresa são: grupos de desenvolvimento,grupos de Leitura,palestras sobre vários temas. O ambiente Ba de sua organização são: a biblioteca ,salas de Treinamento .E conclui que a principal barreira do conhecimento na organização são as barreiras de alguns colaboradores mais antigos, que não se interessam em adquirir mais conhecimento , acham que é tempo perdido. Sendo que o novo os assusta um pouco.

A Organização 2:

Entende por gestão de o conhecimento ser algo que é essencial para todo e qualquer profissional que procura se inserir no mercado de trabalho ou mesmo para aquele que já está inserido no mesmo. No mundo globalizado de hoje precisamos buscar conhecimentos a cada dia, estar atento as mudanças e avanços tecnológicos. Na organização que atua afirma o gestor “ temos o compromisso de compartilhar os conhecimentos no dia-a-dia, conversando com colegas de outras áreas, ou até mesmo do próprio setor, divulgamos alguns conhecimentos através de cases de sucesso enviados por e-mail, reuniões, viagens, feiras, negociações com clientes, leituras de livros e revistas e dentre outras”.As condições que favorecem a criação do conhecimento na empresa são: A Troca de informações entre gestores e colaboradores de diferentes áreas,participação de feiras e eventos,encontro de representantes na empresa,visitação à grandes empresas, clientes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com