TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educaçao No Brasil

Artigo: A Educaçao No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

A Educação no Brasil está melhorando, porém, a passos lentos. Desde a chegada dos jesuítas ao Brasil, com suas pseudo educação, a ideia principal era domesticar as pessoas e difundir a religião e não educar de verdade, que a Educação no Brasil é questionada.

No início, somente as pessoas mais favorecidas financeiramente, influentes, tinham acesso a Educação formal, aos conhecimentos científicos, que eram guardados a sete chaves somente para quem "merecia". Mais tarde, com o advento do movimento Escolanovista liderado por Anísio Teixeira e outros grandes nomes da Educação brasileira, as coisas começaram a tomar novos rumos. Cria-se a primeira LDBEN em 1961 graças a esse movimento. Porém por pouco tempo, foi esquecida por políticos inconsequentes da época (pesquisar temas).

Hoje a Educação brasileira é regida pela segunda LDBEN - Lei 9394/96, que define como deve ser a Educação no Brasil. Mas ainda falta muito para progredir e alcançar um patamar aceitável. Há muitas políticas públicas que tentam valorizar e melhorar a Educação de forma geral. Como o IDEB que mede o desenvolvimento da Educação Básica, o ENEM que da acesso ao Ensino Superior a todos de igual modo. Ainda temos as facilidades como financiamentos e bolsas de estudo para acadêmicos que não têm condições de bancar seus estudos, como o FIES e o Pro-Uni.

Por outro lado, discute-se muito a valorização dos profissionais da Educação e a estrutura das Instituições Públicas de Ensino, além da qualidade dos estudos.

Percebe-se, entretanto, que está havendo uma melhora considerável na estrutura de ensino brasileira em todos os aspectos. Governo e populçao estão percebendo que quanto maior o número de pessoas bem informadas, qualificadas, maiores as chances do país se desenvolver econômica e cientificamente para poder competir com outros países.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com