TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Ambiental E O Consumismo

Dissertações: A Educação Ambiental E O Consumismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  206 Palavras (1 Páginas)  •  499 Visualizações

Grande parte da problemática ambiental enfrentada hoje em nossa sociedade, esta ligada ao consumismo em larga escala que carrega junto como consequência a geração de resíduos, que são os causadores principais da degradação de nossos ecossistemas naturais. Uma sociedade que muito se consome e muito se erra no descarte de seus resíduos.

Cresce o problema quando esses consumidores, não possuem uma educação ambiental, capaz de orienta-los ao que se fazer com aquilo que não lhes serve mais. As modernas populações produzem dejetos em tal quantidade que torna impossível para os sistemas naturais decompor esses “refugos” da civilização na velocidade necessária a torná-los inócuos e, assim, não comprometê-las... O lixo talvez seja o principal gênese da poluição ambiental.

Não é possível, deixar de gerar resíduos, mas podemos minimiza-los colocando em prática a política dos 3 “Rs” - reduzir, reutilizar e reciclar, que é um conjunto de medidas criadas para melhorar a gestão de resíduos ambientais que pressupõe a redução do uso de matéria-prima e energia, a reutilização direta dos produtos e a reciclagem dos materiais através da separação do lixo e coleta seletiva entre outros, com o objetivo de transformar materiais aparentemente inúteis em matéria-prima ou produtos novos, economizando energia e recursos naturais e diminuindo a quantidade de lixo.

...