TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Católica e Protestante

Por:   •  13/5/2020  •  Seminário  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 3

EDUCAÇÃO CATÓLICA

Os estudantes na Idade Média eram formados pela igreja católica, pois naquela época era a igreja que comandava tudo, havia o monopólio, ou seja, a educação acabava sendo católica. Eram divididas entre escolas para formar padres, uma para formar monge e outras para formar indivíduos, principalmente os filhos da nobreza. Ensinava-se o latim, doutrinas religiosas e táticas de guerras. Depois no século XII que surgiram as universidades e quem já tinha formação básica poderia ingressar. A primeira universidade foi criada pela igreja católica no século XII em Bolonha, Itália. As aulas eram dadas em salões para senhores, e eram aulas pagas.

A população mais pobre não tinha acesso aos estudos pois eram ocupados com os afazeres, além de não terem condições de manter seus filhos pois os estudos exigiam algum investimento financeiro, sendo assim, a maioria da população era analfabeta.

Na educação católica:

  • A família tem por natureza a função de educador, a educação sobre religião vem primeiro de casa;
  • A igreja delega uma parte importante da educação pra escola católica;
  • O educador é super importante. Ele tem que ter:
  • uma caridade sobrenatural (um grande amor a Deus);
  • formação intelectual (ter obrigação muito séria com a própria formação);
  • capacidade de relacionamento pessoal e afetivo, gerar confiança entre ele e o aluno... ele precisa saber corrigir, ter pulso, porem com carinho. Levar os alunos a amarem a virtude.
  • O ambiente deverá:
  • Favorecer a piedade, oferecer os sacramentos, facilitar a oração para as crianças, ensinar os mandamentos e promover a pratica dos mesmos. Um ambiente de confiança, amor e carinho é super importante para que a educação não se torne tão árida e parecer muito rígido para não as afastar de lá.
  • Afasta-los de tudo aquilo que está fora dos mandamentos ou que as façam querer não os seguir

 Uma finalidade imediata que tinham era de formar pessoas capazes de agir no mundo em consonância com a vontade de Deus, pessoas que eram capazes de fazer a obra de Deus no mundo.

EDUCAÇÃO PROTESTANTE

 

Naquela época a igreja tinha o total domínio como já é de conhecimento, e havia um monopólio da educação também. Cerca de 5% da população tinha acesso ao conhecimento, apenas. A igreja ditava o que tinham que pensar, filtrava o conhecimento da palavra e varias outras informações, já que a população de grande maioria era analfabeta.

Com a reforma protestante que aconteceu em 1517, abriu-se o leque de pensamentos e liberdade de expressão, proporcionou o acesso ao conhecimento e a ciência. Sua principal característica é a Doutrina da Salvação.

Trouxe também a cosmovisão, mostrou muito além do aspecto da fé e da espiritualidade, mostrou outras formas de ver o mundo, além do que estava na bíblia e do que a igreja dizia.

O protestantismo contribuiu muito em questões sociais, como na educação, trazendo quantidades imensas de escolar e universidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com