TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Elaboração De Um Diagnóstico Da Problemática Social Local/regional E A Importância Dos Indicadores Sociais Na Construção Das Políticas De Proteção Ao Idoso

Artigo: A Elaboração De Um Diagnóstico Da Problemática Social Local/regional E A Importância Dos Indicadores Sociais Na Construção Das Políticas De Proteção Ao Idoso. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  795 Visualizações

Página 1 de 3

A ELABORAÇÃO DE UM DIAGNÓSTICO DA PROBLEMÁTICA SOCIAL/REGIONAL E A IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES SOCIAIS

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná “Atividade portfólio individual” para as disciplinas:

Oficina de Formação: Projeto de intervenção, A regionalidade regional e o Serviço Social, Planejamento Social, Estágio Curricular Obrigatório II.

Professores: Amanda, Clarice, Rosane, Valquíria.

Trindade

2013

INTRODUÇÃO

O objetivo do texto é discorrer indicadores sociais e a atuação do assistente social nesse processo tendo para tanto a cidade de Trindade como parâmetro.

ANÁLISE DOS INDICADORES DA CIDADE DE TRINDADE

Trindade é um município brasileiro do estado de Goiás com 719,75 km² e população de 121.448 habitantes segundo estimativas de 2013 do IBGE.3 . A cidade surgiu da romaria a imagem do Divino Pai Eterno e continua seguindo sua vocação religiosa até hoje. Atualmente faz parte da região metropolitana de Goiânia.

Localiza-se a uma latitude 16º38'58" Sul e a uma longitude 49º29'20" Oeste, estando a uma altitude de 756 metros. Possui os distritos de Santa Maria e Cedro.

O Turismo Religioso e a Industria de Confecções movimenta a economia, outro ramo que se desenvolve atualmente é o Hoteleiro, e o ensino superior contando com as Faculdades e Colégio Aphonsiano, Faculdade União de Goyazes, e o Polo da Universidade Estadual de Goias UEG.Alguns dos principais símbolos e atrações turísticas da cidade são:

Desfile de Carro-de-Bois

Santuário Velho do Divino Pai Eterno

Basílica do Divino Pai Eterno

Festa do Divino Pai Eterno

Seus indicadores sociais segundo o data sus são:

Como se vê é uma cidade que busca seu desenvolvimento e o assistente social desempenha um papel importante no fomente destes indicadores. Este profissional deve atuar junto ao usuário buscando equidade social e sempre respeitando suas singularidades e atuando com ética.

Dos princípios fundamentais estabelecidos no Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais, destacam-se dentre outros, o reconhecimento da liberdade como valor ético central; a defesa intransigente dos direitos humanos; posicionamento em favor da equidade e justiça social; o compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional.

Neste sentido, o assistente social deve ser compromissado com a categoria, com ele mesmo e, sobretudo com o usuário de seu serviço. O próprio caráter investigativo da profissão impulsiona ao acúmulo e atualização do conhecimento a fim de colocá-lo em prática em favor da qualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com