TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Eletricidade e Electromagnetismo

Por:   •  19/1/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.341 Palavras (6 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Universidade do Oeste do Pará-UFOPA-Campus Oriximiná

TEMA: A eletricidade e eletromagnetismo

Acadêmicos: Hueriton Barroso de Melo, Kleber Nazareno A. Mesquita, Maria Imaculada Nobre da Silva, Reubson Matos do Rosário, Suerlandia Marques Ribeiro.

Introdução

Este projeto e voltado para as escolas da zona rural com intuito de melhorias na educação para mudanças e inovações, pois os educadores devem ser pesquisadores, inovadores e inventores, ora de revolucionar a educação através de utilização de materiais de fácil acesso e de zero custo que está ao nosso alcance, e pensando nisso o projeto tem como foco demostrar o estudo da eletricidade e eletromagnetismo através da realização de uma feira de ciências baseado nos estudos de autores que fizeram experimentos como Mileto que através de uma observação utilizando o âmbar, uma resina fóssil que ao ser atritado atrai objetos e Thompson com a descoberta do elétron, e diversos outros estudiosos que fizeram observações e experimentos e obtiveram diversos resultados entre eles não poderia deixar de falar de Oesterd, com sua descoberta que a corrente elétrica em um fio condutor está associada ao campo magnético existente ao redor desse fio depois temos Faraday e Henry que descobriram que a variação de um campo magnético é o que induz uma corrente elétrica em um condutor. Dessa forma estabelece-se definitivamente uma relação entre eletricidade e magnetismo nascendo assim o eletromagnetismo.

Justificativa

O estudo da eletricidade é de grande importância para termos conhecimento sobre a energia elétrica que utilizamos hoje com tanta abundância e de forma corriqueira. Dessa forma, através de experimentos que envolvam os conceitos de cargas em repouso e cargas em movimento que dão lugar a eletricidade, buscamos, ao desenvolver este projeto, a construção de um ensino de Física centrado em conteúdos e metodologias capazes de levar aos estudantes uma reflexão sobre o mundo das ciências, sob a perspectiva de que esta não é somente fruto da racionalidade científica.

Diversos fatores são responsáveis quando se pensa em melhoria do ensino, seja de física ou de qualquer disciplina. Dentro desses fatores encontra-se a aula propriamente dita, pois é aí que aluno e professor passam a maior parte do tempo, é aí que ambos têm um maior contado com a disciplina em questão. Nesse contexto fica claro que se esse momento não tiver qualidade, não for significativo para o aluno, os resultados serão catastróficos.

Os conteúdos abordados em muitas aulas de Física se limitam a mera memorização de princípios, teorias e leis necessários apenas à resolução mecânica de exercícios em sala de aula, sem o estabelecimento de vínculo algum com o cotidiano.

O nosso cotidiano está cercado de fenômenos naturais e equipamentos tecnológicos que podem ser explicados pela Física. Por que não apresentar esse conhecimento nas aulas de Física?

A eletricidade é um termo geral que abrange uma variedade de fenômenos resultantes da presença e do fluxo de carga elétrica. Esses incluem muitos fenômenos facilmente reconhecíveis, tais como relâmpagos, eletricidade estática, e correntes elétricas em fios elétricos. Além disso, a eletricidade engloba conceitos pouco abordados no ensino médio conhecidos, como o campo eletromagnético e indução eletromagnética.

No uso geral, a palavra "eletricidade" se refere de forma igualmente.

Satisfatória a uma série de efeitos físicos relacionados com o conceito de carga. Em um contexto científico, no entanto, o termo é muito geral para ser empregado de forma única, e conceitos distintos, contudo a ele diretamente relacionados são usualmente melhor identificadas por termos ou expressões específicos.

A física é uma disciplina que precisa ser ensinada tanto na teoria quanto na pratica e deve ser contextualizada com a realidade. Sua abordagem deve ser a forma investigativa em que observamos o que esta em nossa volta e tentamos explica utilizando o nosso conhecimento em física.

Essa nova abordagem faz com que os alunos consigam contextualizar o conhecimento que estão aprendendo e interagindo ao mesmo. Fazendo de alunos que somente recebe informação para alunos que construir seu próprio conhecimento, as aulas provavelmente serão mais proveitosas e interativas além do professor esta contribuindo para a formação de pessoas mais criticas do conhecimento que aprende e provavelmente, futuros pesquisadores.

PÚBLICO ALVO

Alunos do 6º ao 9º do ensino Fundamental II e ensino médio.

OBJETIVO GERAL

Compreender a eletricidade através de experiências em sala de aula que mostrem como a eletricidade e magnetismo é produzida, relacionando a teoria e a prática, introduzindo o conceito de carga e leis que descrevem os fenômenos relacionados entre as cargas, adquirindo a compreensão dos conceitos básicos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Realizar experimentos de baixo custo professor/aluno para a realização de experimentos relacionados com a eletricidade e magnetismo na feira de ciências.

Pesquisar em livros, vídeos, sites e revistas o conteúdo de eletricidade e magnetismo.

Demonstrar os experimentos construídos e sua aplicação no seu dia a dia, e apresentando à comunidade escolar por meio de Feira de Ciência e em sala de aula.

Avaliar a participação dos alunos em grupo, da pesquisa, construção e exposição do material.

Cronograma

Etapas

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Sábado

Coleta de dados.

X

Pesquisas Bibliográficas.

X

X

X

Produção de experimento.

X

X

X

Demonstração das coletas de dados.

X

Apresentação dos experimentos na feira de ciências.

X

Entrega do projeto.

X

 

Avaliação

Motor elétrico artesanal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (228.3 Kb)   docx (69 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com