TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Emfermagem Planejada

Pesquisas Acadêmicas: A Emfermagem Planejada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  1.657 Palavras (7 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 7

O PRINCIPE

1- Monique Matei Orbem

REFERÊNCIAS DA OBRA: MACHIAVELLI, Nicoló di Bernardo. O Principe. Porto Alegre: L&PM, 2012. 176p.

INTRODUÇÃO

Nicolau Maquiavel nasceu na Florença, na Italia em 3 de maio de 1469, e morreu em 22 de junho de 1527, também em Florença. Serviu a corte de Cesare Borgia. Escreveu O Príncipe para demonstrar uma maneira cética de encarar o ser humano. Na sequencia serão abordados várias maneiras de como mandar em um estado, império, manter-se como príncipe, como lidar com o povo, maneiras de agir como para manter-se no posto de governante.

RESUMO

Capitulo 1

Neste capitulo Maquiavel fara uma introdução aos principados que são os hierárquicos e os adquiridos. Apontando que o hierárquico vem de geração a geração, ou é escolhido pela corte, já o adquirido foi o povo que escolheu o príncipe como governante.

Capitulo 2

Maquiavel fala das de dificuldades de se manter no poder quando ele é herdado e de quando é colocado pelo. Aponta cada dificuldade nesses dois aspectos.

Capitulo 3

Maquiavel mostra neste capitulo que o povo tem sempre o desejo de mudança, querem melhorias para suas vidas, isso terá que partir do príncipe. Muitas vezes os homens colocam um governante esperando melhorias, quando isso não acontece revoltam-se contra seu governante. Na conquista de novos territórios a governante precisa da ajuda de seus habitantes para poder dominar. Quando conquistada uma província com nova língua, leis e costumes diferentes são necessários que o monarca vá pessoalmente habita-lo, conhecer o povo que lá reside, para perceber que o tipo de governante que agora eles possuem.

Capitulo 4

Neste capitulo fala que os reinos sempre foram governados de duas formas: por um príncipe e seus assistentes ou o príncipe e vários barões.

Capitulo 5

Aqui Maquiavel fala de três maneiras de se manter um Estado acostumado a viver em liberdade e sob suas próprias leis: Arruinando-o, residindo nele, permitir que viva com suas próprias leis. Quem se torna soberano de uma cidade livre pode esperar ser destruído por ela caso ele não o destrua antes. Quem se torna soberano de uma cidade habituada a um governo de um príncipe cuja família tenha se extinguido não tem tantas preocupações, o povo não sabe viver em liberdade.

Capitulo 6

Os homens sempre procuram trilhar um caminho percorrido por grandes homens. Fala que os homens que se tornam príncipes pelo seu valor conquistam domínios com dificuldades, mas conseguem facilmente manter-se no poder.

Capitulo 7

Maquiavel fala que os homens que se tornam príncipes pela sorte dificilmente conseguem manter-se na posição de governante. Então se ele quiser manter-se em seu reinado ele devera tomar algumas atitudes como:

• Garantir-se contra seus inimigos;

• Fazer amizades;

• Conquistar pela força e fraude;

• Fazer-se ser amado e temido pelo povo;

• Destruir os que podem e querem ofendê-lo;

• Inovar antigos costumes;

• Ser bom e severo, magnânimo e liberal;

• Suprir uma antiga milícia e substitui-la por outra;

• Manter a amizade dos reis e príncipes para que tenha satisfação em assisti-lo e medo de injuria-lo.

Comete erro o príncipe que pensa que entre os lideres de importância é possível faze-los esquecer de antigas ofensas com novos benefícios.

Capitulo 8

Neste capitulo fala de que a duas maneiras de se tornar príncipe que não são atribuídas à sorte ou a capacidade: através de favor dos concidadãos e por meio criminoso, são meios que podem porventura serem usados caso seja necessário.

Capitulo 9

O cidadão que se torna governante, por favor, de seus concidadãos instaura o governo civil, para chegar a essa posição depende da sorte, mas sim de astucia. O governo civil surge do desejo de evitar a opressão. O governo é instituído pelas aristocracias quando os riscos percebem que já não podem com o povo eles unem-se, é uma estratégia do governo. E quem chegar ao poder coma ajuda dos ricos também tem mais dificuldades de manter-se no posto.

Capitulo 10

Neste capitulo é examinado a situação do príncipe, porque se ele estiver sendo ameaçado terá que unir exercito suficiente para defender-se.

Capitulo 11

Os estados conquistados pelo valor ou pela sorte são conservados, porque são sustentados por antigos costumes religiosos, que são muitos fortes, a religião era algo predominante, que não importava os princípios e sim seu modo de vida.

Capitulo 12

A base principal de um estado é boas leis e boas praticas. Existem três tipos de tropas: as próprias mercenárias e auxiliares são perigosas, pois eles são desunidos, ambiciosos, sem educação e sem fé.

Capitulo 13

Maquiavel compara as forças auxiliares e mercenárias e diz que são inúteis. Que um governante sábio sempre evitara entrar em conflito com eles.

Capitulo 14

Mostra o objetivo e pensamento principal de um príncipe. Que o pensamento ou objetivo dele não deve ser outra coisa a não ser a guerra, sua organização e disciplina e estudar como é a arte de comandar. O príncipe que não possui o conhecimento peca num quesito liderança. O estudo exercita a mante do príncipe, que deve estudar a historia das ações dos homens iminentes, como se conduziram na guerra, como se deram com suas vitorias e derrotas a fim de buscar as primeiras e evitar as segundas.

Capitulo 15

O príncipe que desejar manter-se no poder deve agir com bondade. Todas as pessoas possuem reputação cada uma delas cabe ou não a serem elogiadas. Não a nada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com