TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História Secreta Da Obsolencia Planejada

Exames: A História Secreta Da Obsolencia Planejada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2013  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade 1

Resenha crítica do filme “A História Secreta da Obsolencia Planejada”.

O filme trata da história de uma tática empresarial que envolve a redução deliberada da vida útil dos produtos para aumentar o consumo, método que cresce de forma desordenada até hoje. O lado negativo deste processo capitalista resulta na grande massa de lixo com produtos que não possuem mais vida útil, aumentando a poluição e por consequência degradando o meio ambiente.

A demanda exagerada de novos produtos gera um grande capital e fortalece a economia, porém o impacto causado no meio ambiente fez com que as pessoas começassem a pensar na consciência ambiental.

Os designers se encontram como os principais responsáveis do impacto ambiental causado pelos produtos, pois projetam e criam o produto para determinada utilidade, a escolha da função e do material para o projeto resulta diretamente no impacto que vai causar quando o produto deixa de ser necessário.

Hoje em dia, os designers possuem o cargo de mudar a concepção dos produtos para que eles obtenham uma vida útil maior, seja reciclável ou que possua baixo impacto ambiental. A criação de novos materiais junto como o avanço da tecnologia esta possibilitando a criação de produtos mais duráveis e ecologicamente corretos.

A sociedade apesar de possuir este pensamento ecológico continua consumindo cada vez mais, pois vivem em uma sociedade dominante baseada no paradigma de consumo acelerado dotado pelo capitalismo.

O capitalismo e a grande demanda de consumo geram o impacto ambiental que enfrentamos hoje, porém novas soluções já estão sendo criadas para a redução e conscientização da sociedade que vive sobre uma doutrina de vida acelerada e de consumo exagerado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com