TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Especialidade Arte da Pregação Cristã

Por:   •  28/4/2015  •  Monografia  •  2.043 Palavras (9 Páginas)  •  2.670 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Nome: Nathaly Custódio                   Unidade: Pantera Negra

Clube de Desbravadores Águia Pioneira – 1ª Região APL

Educacional: Agnes Cruz e Cintia Honorato

Instrutor/Aplicador: Daniel Hollander

Especialidade: Arte da pregação Cristã

Data - início em: 20/03/2014           término em:                      2º semestre/2014

Nota:

____________________________

Assinatura Regional

São Paulo, 07 de Outubro de 2014.

  1. Pesquisar sobre o que significa oratória.

Como instrumento da comunicação, a oratória, desenvolve em seres humanos capacidades de melhorar a utilização da voz, da expressão, dos gestos, por meio do uso da criatividade com recursos e técnicas que servem para superar a timidez e o medo de falar em público, o que conseqüentemente os faz relacionar-se de maneira prazerosa e convicta com o outro.

A oratória trata-se de um método de discurso, ou seja, da arte de falar em público e para esse público, abordando uma série de regras e técnicas que permitem apurar as qualidades pessoais do indivíduo que está falando.

Desde a Grécia Antiga, mesmo em Roma, a oratória já era estudada como componente da retórica, na composição e apresentação de discursos, e era considerada uma importante habilidade na vida pública e privada. Podemos citar Aristóteles, o qual está entre os mais conhecidos autores sobre o tema na antiguidade.

Portanto, um profissional que domina as técnicas de oratória, com carisma, dinamismo e criatividade, muito provável que este, realiza apresentações atraentes e elucidativas. O grande comunicador descobre maneiras de se expressar e adquire mecanismos adequados de oratória. Muitos oradores possuem um estilo de oratória antigo, pelo seu caráter mais formal devido ao uso de palavras rebuscadas e eruditas, já a oratória moderna aproxima-se da arte, que passa a ser uma conversa articulada com o interlocutor, com o público.

  1. Citar sua fonte de pesquisa

BLOCH, Pedro. Você quer falar melhor?. Rio de Janeiro: Revinter, 2002.

http://evangelhohoje.blogspot.com.br/2010/10/diferenca-entre-oratoria-e-homiletica.html

http://lms.ead1.com.br/upload/biblioteca/modulo_3716/RCDLBUVAW8.pdf

  1. Pesquisar sobre grandes oradores de nossa história, citando brevemente o histórico de:
  1. Um orador da Antiguidade

Um grande orador da antiguidade, que merece destaque é Alexandre o Grande, de 335 a.C. Foi rei da Macedônia e começou a agir em prol de planos para conquistar parte do território grego. Alexandre, após 10 anos travados de batalhas, ficou empossado de terras na Grécia e no Egito. Não satisfeito, decidiu partir para a região das Índias, em busca de novas vitórias. Para motivar seus soldados, que desejavam voltar para suas casas, Alexandre proferiu discursos com técnicas de oratória aprendidas com Aristóteles. O monarca obteve êxito, pois sua tropa ficou convencida de que, para o bem do império, o melhor a fazer era seguir desbravando por terras em prol de novas posses.

  1. Um orador da nossa historia moderna

Grandes oradores da história são homens ligados à política, dentre eles, que merece destaque por ser considerado por toda humanidade um dos mais importantes oradores da história moderna é Mahatma Gandhi. Em um momento em que o mundo pensava na vitória da 2a Guerra Mundial, a Índia estava focada em resolver um problema grave interno, o de seu próprio direito de ser livre. Por quase um século, o país foi dominado pela coroa britânica, e o povo estava farto. Assim, o Congresso Indiano, liderado por Mahatma Gandhi, pôs em prática uma revolução pacífica que forçou a retirada do poder britânico do país, permitindo a declaração da independência da Índia. A conquista só foi possível porque Gandhi, em 8 de agosto de 1942, proferiu para o público as táticas de desobediência civil sem violência desenvolvidas por ele.

  1. Um orador em destaque em seu país.

Um orador que teve grande importância em diversas áreas de conhecimento foi Rui Barbosa. Orador, jurista, jornalista, abolicionista e homem público brasileiro era filho do político e educador. Desde criança, sempre se interessou pelo trabalho que o pai executava e iniciou sua carreira cursando direito, inicialmente em Recife e depois logrou para São Paulo. Depois de formado, Rui Barbosa começou a divulgar ideais abolicionistas e bastante liberais, como as eleições diretas. Deputado provincial e geral participou da reforma eleitoral (1881) e da reforma do ensino (1882-1883). Tamanhas foram suas contribuições, não só políticas como dentro do âmbito educacional. Sempre foi grande defensor do sistema federativo e apoiou o movimento republicano.

Dentre tantos atos de prestigio implantados e defendidos por Rui Barbosa, um que merece destaque e ficou conhecido por cidadãos brasileiros foi sua intervenção como representante brasileiro na 2ª Conferência de Paz de Haia, realizada na Rússia. Com idéias revolucionárias, Rui Barbosa enfrentou preconceitos das chamadas grande potências. Sua habilidade em oratória e seu preparo eloqüente e erudito se sobressaiam, e os dirigentes presentes que ouviram sua defesa do princípio da igualdade jurídica das nações soberanas mantiveram-se boca e aberta durante seu discurso. Recebeu a alcunha de “Águia de Haia” pela sua brilhante participação e foi nomeado de Presidente de Honra da Primeira Comissão.

  1. Pesquisar sobre o que significa Homilética (citar fonte de pesquisa).

A Homilética é o estudo dos fundamentos e princípios de como preparar e proferir sermões.  O termo Homilética é derivado do Grego "HOMILOS" o que significa multidão assembléia do povo, derivando assim outro termo, "HOMILIA" ou pequeno discurso do verbo "OMILEU" conversar. Portanto, Homilética significa "A arte de pregar".

É a ciência cuja arte é a pregação e cujo resultado é o sermão. É a arte do preparo e pregação de sermões.

Há necessidade de estudo e pesquisa para que os sermões tenham conteúdos bíblicos e contemporâneos. Para isto é necessário organização das idéias que serão apresentadas, juntamente com o uso do idioma e a apresentação do sermão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (180.8 Kb)   docx (38 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com