TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução Da Contabilidade

Artigos Científicos: A Evolução Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

Entidades Contábeis

Uma das entidades mais atuantes no campo contábil vem sendo o CFC – Conselho Federal de Contabilidade, o IBRACON – Instituto Brasileiro de Contadores e a CVM – Comissão de Valores Mobiliários, que assinam pronunciamentos e contribuições mais recentes para a contabilidade, como a Deliberação CVM nº 29, de 05 de fevereiro de 1986, reconhecendo o pronunciamento do IBRACON sobre a Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade, a Instrução CVM nº 64, de 1987, instituindo a Correção Integral.

O Banco Central e a Receita Federal também atuam nas legislações contábeis, e outras entidades em seu meio e também a legislação comercial, como a Lei nº 6.404, de 1976, sobre sociedades por ações.

Porém só em Dezembro de 2007 foi promulgada a Lei nº 11.638 (Sociedade por Ações e Grandes Empresas) que abre a Contabilidade Brasileira para a Contabilidade Globalizada.

Portanto a Contabilidade no Brasil ainda precisa de investimento nas áreas educacional e pesquisa para estar entre as maiores do mundo.

1.10

Desenvolvimento e desafios para Teoria da Contabilidade

O ambiente das empresas vem inovando exigindo cada vez mais, pois em um mercado cada dia mais globalizado e competitivo é um novo desafio, porém também é uma grande oportunidade de crescimento, uma nova fase, segue algumas tendências:

a) Internacionalização dos mercados.

b) Necessidade de adequar-se os custos sem perder vantagens, foco na qualidade competitividade e eficiência.

c) Considerar que as análises mais recentes têm como modelo decisório, tanto de tomadores de decisões internas como a de agentes externos são as mesmas. Esforços tem que ser realizados visando estruturar Princípios Fundamentais da Contabilidade e montar uma teoria que abrange tanto a Contabilidade Gerencial quanto a Financeira.

Necessidades Emergentes

Nós devemos estar atentos aos desenvolvimentos econômicos e sociais de nossa sociedade, e das necessidades emergentes dos usuários visando supri-los com informações necessárias a um baixo custo.

A informação e sua teoria são essenciais para a revolução tecnológica que vem crescendo ano a ano. Sendo assim a contabilidade terá condições de permanecer e ser útil para sociedade em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com