TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução do sistema internacional

Por:   •  13/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1

Na evolução do sistema internacional, percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos)

R: A primeira revolução industrial, originária na Inglaterra do século XVIII e XIX, deu a este país a supremacia capitalista da época. Segundo Vizentini; Pereira, 2008, p.19, vários fatores, como: posição geográfica, que o ajudou na preservação de seu território durante as guerras, econômica, política, social e cultural, bem como, os recursos naturais encontrados na Grã-Bretanha, pois havia, em solo inglês, grandes jazidas de carvão e de ferro, lhes proporcionavam tal posição. Porém a transferência da hegemonia da Inglaterra para os Estados Unidos se iniciou durante a segunda revolução industrial, por volta do final do século XIX. Primeiramente a superioridade norte americana se consolidou graças a duas formas de produção industrial: taylorismo e o fordismo. Esses dois sistemas visavam à racionalização extrema da produção e, consequentemente, à maximização da produção e do lucro.

Durante a Primeira Guerra Mundial (1914 até 1918), sua economia se consolidou, pois os Estados Unidos já estavam fazendo comércio com os países em guerra, estavam lucrando, aumentando a produção e diminuindo os níveis de desemprego.

Assim, os Estados Unidos tornaram-se não só um credor da Europa, mas também um formador de modas e opiniões

A ascensão dos Estados Unidos também se deu, segundo Wallerstein, pelo fato de que o capitalismo sempre foi um sistema social-histórico que, ao se constituir, expande-se e se torna predominantemente nas relações de produção da existência humana.

Referências bibliográficas:

http://www.brasilescola.com/geografia/taylorismo-fordismo.htm https://br.sputniknews.com/portuguese.ruvr.ru/news/2014_07_30/A-guerra-que-marcou-o-inicio-da-hegemonia-dos-Estados-Unidos-6373/


Schneiders, Agostinho, Socioeconomia e Geopolítica: livro didático / Agostinho Schneiders: UnisulVirtual, 2016

Questão 2

A ONU é patrocinadora do projeto Objetivos do Milênio, lançado em 2000 para diminuir as principais mazelas no mundo a partir de 8 principais objetivos. Neste sentido, eleja dois países e, a partir de uma pesquisa na rede de computadores, aponte os resultados quantitativos e qualitativos deles em relação a estes objetivos. Faça a comparação histórico-temporal, incluindo como o Estado/país estava em 2000 e como está nos dias atuais, respeitando a existência mais atual de dados. Seu texto deve ter de 20 a 30 linhas e citar as referências utilizadas para coletar as informações.  Os sítios da própria ONU e das embaixadas dos Estados são fontes importantes para consulta. (5,0 pontos)

R: Vários indicadores e pesquisas realizadas pela ONU, mostrou que, de um modo geral, houve melhorias significativas na educação brasileira, na década 2001 a 2011.
Porém de acordo com o órgão, o Brasil é um dos 53 que “não atingiram e nem estão perto de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (49.9 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com