TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução e a Importância da Logística em uma Organização

Por:   •  17/4/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 2

A Evolução e a Importância da Logística em uma Organização

        A evolução da logistica se dá inicio com o fim da segunda guerra mundial, onde as indústrias voltavam-se para o atendimento de um mercado consumidor com métodos de padronização inflexíveis, e os estoques eram controlados manualmente e demandavam certo tempo para que a comunicação de reposição chegasse aos fabricantes.

        A segunda fase ficou caracterizada por processos industriais inovadores aplicados ao atendimento da demanda crescente, desta vez com o implemento de novos produtos em cores, tamanhos e modelos elevando o interesse dos consumidores pela posse desses produtos.

        Já na época de 1980, caracterizada como a terceira fase, a informática deu um salto quantitativo e qualitativo a serviço das empresas e a todos que fazem uso desta plataforma possibilitou a troca de informações entre setores internos assim como entre parceiros comerciais e clientes externos.

        A quarta fase ficou marcada fortemente pela atenção voltada à satisfação dos clientes, por meio da utilização de recursos tecnológicos, houve concorrência acirrada entre empresas pela disputa de mercado, onde o cliente de agora dotado de informações tem o poder absoluto de decidir pela empresa que melhor atenda a seus interesses, essa nova ordem transformou as relações comerciais entre clientes e empresas.

        Podemos observar que hoje em dia, as empresas já reconhecem a logística como uma das principais áreas do negócio. Afinal,  o processo logístico, é essencial para garantir que o consumidor fique satisfeito com o processo de compra.

        Dentre as diversas áreas da organização, a logística merece um tratamento diferenciado, considerando a posição estratégica da mesma, e seu amplo relacionamento com demais setores. Boa parte das ferramentas de logística atuais tem influência da tecnologia, já que ela é uma das grandes aliadas das empresas, principalmente na otimização de processos.

        Para que funcione bem, o departamento deve ter profissionais e ferramentas de logística que permitam administrar as operações e as rotinas da área. O profissional de logística deve, então, conhecer as ferramentas tecnológicas disponíveis para o setor. São elas, afinal, que permitem organizar, otimizar e aproveitar as informações dos mais diversos setores de forma a tornar a logística mais aprimorada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (29.9 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com