TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FAMÍLIA TRADICIONAL DEIXA DE SER MAIORIA

Pesquisas Acadêmicas: A FAMÍLIA TRADICIONAL DEIXA DE SER MAIORIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  1.222 Palavras (5 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Família é o conjunto de pessoas que possuem grau de parentesco ou não entre si. Uma família tradicional é normalmente formada pelo pai e mãe, filho e mãe, avo e neto, duas mães, dois pais unidos por matrimônio ou união de fato, e por dois ou três ou mais filhos, compondo uma família nuclear ou elementar.

Família como um conjunto invisível de exigências funcionais que organiza a interação dos membros da mesma, considerando-a, igualmente, como um sistema, que opera através de padrões transacionais. Assim, no interior da família, os indivíduos podem constituir subsistemas, podendo estes ser formados pela geração, sexo, interesse e/ ou função, havendo diferentes níveis de poder, e onde os comportamentos de um membro tentam afeta e influenciam os outros membros.

A família representa um grupo social primário que influencia e é influenciado por outras pessoas e instituições. É um grupo de pessoas, ou um número de grupos domésticos ligados por descendência (demonstrada ou estipulada) a partir de um ancestral comum, matrimônio ou adoção. Nesse sentido o termo confunde-se com clã. Dentro de uma família existe sempre algum grau de parentesco. Membros de uma família costumam compartilhar do mesmo sobrenome, herdado dos ascendentes diretos. A família é unida por múltiplos laços capazes de manter os membros moralmente, materialmente e reciprocamente durante uma vida e durante as gerações.

A COMPOSIÇÃO DA FAMILIA ATUAL

Para Gaiarsa (1986, pag.19) “a família atual ao contrário dos preconceitos dominantes nas falas coletivas, está, deveras muito longe de ser o melhor lugar do mundo para o desenvolvimento dos seres humanos”. No mundo em que vivemos existem diversas tipos de famílias com modos de vidas bem diferentes umas da outras, e culturas variadas também. Tempos atrás a família significava somente a continuação das espécies, mas com o passar dos anos ela foi alcançando espaços dentro da sociedade conseguindo ate mesmo regulação para os conjugues, embora não sendo generalizado, pois até hoje ainda existem famílias que convivem sem ter realizado o casamento legal, com diversos tipos familiares, as tradicionais com pai, mãe e filhos, e também as que são compostas por três ou mais conjugues que são minoria mais existem. Com isso Duarte (1995, pag.16) afirma que:

Recorrer ao dialogo interdisciplinar corresponderia à atual necessidade de diagnostico da significação social mais ampla das inovações culturais que envolvem a família, e que estão em franca expansão durante as ultimas décadas na sociedade brasileiras.

Passando-se os séculos as famílias foram desenvolvendo varias funções que eram básicas, sexuais, reprodutiva, econômicas e educacionais, elas eram desenvolvidas de acordo com a sua cultura, condições e personalidades. Lembrando que a união estável e o casamento são as duas formas mais comum para que os indivíduos passem a ter uma relação dentro da sociedade. Com isso (MARCONI; PRESOTTO, 2010, p. 92) afirmam que a família, em geral, é considerada o “fundamento universal das sociedades, por se encontrar em todos os agrupamentos humanos, embora variem as estruturas de seu funcionamento”.

A atividade ainda apresenta como objetivo geral: Desenvolver a capacidade de atuação crítica e reflexiva sob a realidade a partir dos conteúdos estudados na disciplina Antropologia. E os seguintes objetivos específicos: Favorecer o desenvolvimento da capacidade para transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional; Sensibilizar os alunos para a reflexão dos conceitos sobre a nova família brasileira. Como metodologia utilizou-se pesquisa bibliográfica, estudo do material disponível no AVA e entrevistas.

A FAMÍLIA TRADICIONAL DEIXA DE SER MAIORIA

Entrevista realizada com membros de uma família, composta pela Sra. Alice Ferreira Da Luz responsável familiar e seu filho Jadilson da Luz Santos que é homossexual.

Segundo, Jadilson quando perguntado como sua família era vista no contexto social normal ou diferente? Ele respondeu: Porque diferente? Eu vejo minha família num contexto social normal, o mesmo ainda acrescentou: Eu sei que muitas pessoas nos apontam por causa da minha escolha sexual, afinal eles imaginam que por minha família ser muito tradicional isso jamais aconteceria. Eu considero a minha família igual como todas as outras, eu possuo somente uma orientação diferente dos outros membros. Isso não me torna inferior às outras pessoas e nem tão pouco minha família.

Quando foi perguntado quais lições aprendidas da sua experiência de vida, ele respondeu: aprendi muitas coisas boas e ruins

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com