TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FILOSOFIA E A BUSCA DA VERDADE

Casos: A FILOSOFIA E A BUSCA DA VERDADE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2013  •  218 Palavras (1 Páginas)  •  1.413 Visualizações

A FILOSOFIA E A BUSCA DA VERDADE

Tanto Platão como Aristóteles, ambos tinham interesse de explicar a relação entre a realidade, o pensamento e a razão. Um dos principais pensamentos a busca da verdade, do homem bom, capaz de adquirir conhecimentos.

Platão era um filosofo idealista que formulava suas teorias políticas baseado em dialogo. Para ele as idéias são seres perfeitos que existe em si mesmo, desde sempre para sempre. Com base nisso o ideal platônico era formar homens sábios e virtuosos com estudo permanente. Enquanto que Aristóteles subornava a ética, a política, e não aceitava a existência do mundo das idéias. Caracterizava o processo do conhecimento de forma mais linear e cumulativa desde as impressões sensíveis ate o pensamento abstrato.

O cristianismo estabeleceu um limite entre as pessoas da época, sendo que não poderiam ir contra a doutrina da igreja católica. A religião crista em vários aspectos era um obstáculo a livre reflexão filosófica.

No pensamento kantiano, o racionalismo tem um conhecimento verdadeiro e deriva da pura razão. Desta forma privilegia o método dedutivo. Antes de afirma algo verdadeiro tem que haver uma explicação “como” e “por que”. Enquanto que o empirismo tudo o que há de verdadeiro na mente humana, deve ter passado primeiramente pela experiência. Por isso o empirismo prefere o método indutivo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com