TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FILOSOFIA NAS ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS COM FOCO NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Ensaios: A FILOSOFIA NAS ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS COM FOCO NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  4.465 Palavras (18 Páginas)  •  971 Visualizações

Página 1 de 18

A FILOSOFIA NAS ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS COM FOCO NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Engenharia de Produção (EPR13)

08/05/2012

RESUMO

A filosofia está presente no cotidiano das organizações empresariais. Ela oferece a possibilidade de questionamentos. É um modo de pensar que acompanha os indivíduos na tarefa de compreender o mundo e agir sobre ele. É neste sentido que a filosofia ajuda o homem a questionar e encontrar as respostas sobre o contexto das organizações nas quais ele está inserido. Utilizando também, estas ferramentas de questionamentos, a engenharia de produção se dedica a realizar o projeto e gerenciar os sistemas durante todo o processo produtivo. Os objetivos definidos para cada área devem ser usados como referencia na elaboração do planejamento de cada atividade.

Palavras-chave: Filosofia, organizações empresariais, engenharia de produção.

1 INTRODUÇÃO

Diariamente fizemos milhares de questionamentos e reflexões. Seja na vida pessoal, profissional ou social, todos fazem analises sobre os mais variados temas. Ainda que ninguém pare para pensar o quanto a filosofia está presente no dia-a-dia, esta é uma tese mais do que comprovada. Seja nos mais simples questionamentos como porque pagamos impostos, até os mais existenciais como o limite da cura ou até onde a medicina pode alcançar, nossas dúvidas vão muito alem do simples significado que se encontra no dicionário. Buscamos sentidos, razões, explicações para nossas atitudes, pensamentos, sentimentos e tentamos entender o porquê de tudo o que acontece ou deixa de acontecer.

Da medicina a engenharia. Do escritório de advocacia a uma obra em construção. Em todos os campos profissionais a filosofia se apresenta em diversos contextos. É assim em uma organização empresarial também. Questionamentos diversos fazem parte do cotidiano. Buscamos sentidos e razões para tudo. Queremos entender como podemos conquistar lucros tendo um alto padrão de qualidade e conquistando nossos clientes. Queremos ter os melhores fornecedores. Precisamos montar estratégias para cumprir nossa missão e assim, fazer a empresa ter crescimento e sucesso. Precisamos entender nossos concorrentes para montar planos que nos façam ter vantagem em relação a eles na visão de nossos clientes. Enfim, é preciso fazer diversos questionamentos e análises para poder proceder de maneira correta, prudente e coerente.

Este trabalho foi desenvolvido através de pesquisas virtuais, bibliográficas e entrevistas com profissionais de diversas áreas. O objetivo geral é apresentar a presença e a importância da filosofia nas organizações empresariais, focando em especial, sua relação com o profissional de engenharia de produção. No desenvolver do trabalho pode-se observar que, é fundamental que o hábito de pensar não deixe de fazer parte do dia-a-dia. Encontrar os porquês é fundamental para o sucesso, seja de uma organização ou de um profissional. É isto que os tornará completos, preparados e diferentes diante de um mundo totalmente competitivo.

2 A FILOSOFIA INSERIDA NAS ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS

A filosofia exerce papel importante no comportamento humano a partir do momento que permite o pensamento e o conhecimento da realidade dos indivíduos. Estes conhecimentos adquiridos vinculam princípios baseados em ética e moral. Resumindo: o ser humano passou a ser mais responsável pelas suas atitudes e escolhas na comunidade que está inserido. Portanto, nas organizações empresariais a filosofia está inserida nas ações pautadas em princípios que norteiam as atividades internas e externas da empresa.

Todos estes questionamentos são racionais e podem ter respostas completas ou parciais. Podem ser temporárias, imparciais ou baseadas em teses elaboradas. Com todos estes questionamentos buscamos entender o sentido de tudo. Aplicar estas reflexões não resulta em verdades absolutas ou saberes sem limites, mas sim, entender o significado das coisas e fatos que nos rodeiam.

Filosofar faz parte do cotidiano. Martins e Aranha (2007) explicam:

A filosofia é um modo de pensar que acompanha o ser humano na tarefa de compreender o mundo e agir sobre ele. Mais que postura teórica, é uma atitude diante da vida, tanto nas condições corriqueiras como nas situações-limites que exigem decisões cruciais. Por isto no encontro com a tradição filosófica não devemos nos restringir a recebe-la passivamente como um produto, mas sermos capazes, cada um de nós, de nos aproximarmos da filosofia como processo, ou seja, como reflexão critica e autônoma a respeito da realidade vivida.

As organizações empresariais buscam cada vez mais os profissionais competitivos. O que todas as empresas desejam é ter profissionais capazes de resolver os mais diversos problemas diários com foco na praticidade, agilidade e criatividade. Os problemas são na maioria das vezes, antigos, mas as soluções precisam ser inovadoras e audaciosas. Toda empresa quer mudanças lucrativas sem que exijam grandes investimentos. Tomelin e Siegel (2007) explicam:

Contudo, as organizações nem sempre explicitam sua filosofia, ela só é percebida através das atitudes que toma. Há também empresas que anunciam uma filosofia arrojada, humana, democrática, ecológica e, em contradição, as atitudes denunciam valores de lucratividade extrema, desrespeito as pessoas e ao planeta. Desta forma, podemos identificar que a filosofia de uma empresa passa a ser verdadeira e eficiente quando aparece na soma de uma idéia norteadora e uma prática inspiradora.

É visível que toda organização empresarial seja pautada em valores éticos e morais. Por isto, pode-se afirmar que a filosofia da empresa precisa estar associada a mesma da sociedade na qual está inserida. Conclui-se, portanto que a filosofia da empresa norteia as atividades internas e externas refletindo direta ou indiretamente nos indivíduos.

2.1 A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA SOCIEDADE ATUAL

A Engenharia de produção foi desenvolvida com o intuito de preocupar-se com o projeto, a elaboração, a concretização, o controle e o desenvolvimento nos processos e produtos. Dedica-se a encontrar melhorias nos sistemas, integrando recursos humanos, equipamentos e matéria-prima. Não foca somente a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com