TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Falta De Atenção Dos Alunos Do Ensino Fundamental

Casos: A Falta De Atenção Dos Alunos Do Ensino Fundamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  672 Visualizações

Página 1 de 3

A FALTA DE ATENÇÃO DE ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

As crianças do primeiro ano do ensino fundamental não prendem a atenção por muito tempo em uma mesma atividade logo se cansam e se distraem facilmente. Existem vários motivos, fome, sono, problemas familiar entre outros.

O que fazer para que estas crianças tenham mais rendimento e para que gostem de estar no ambiente escolar?

Segundo A. Cury para um profissional ter sucesso é preciso conhecer os códigos da inteligência vou citar um, que considerei como principal “Eu como gestor do intelecto”.

“Um eu como gestor que aprende pouco a pouco administrar a construção de pensamentos e emoções e a reeditar as zonas de conflito, expande suas habilidades desenvolve sua inteligência emocional e sua inteligência interpessoal (como trabalhar com as pessoas, como motiva-las e principalmente como relacionar-se bem com os outros), sua inteligência interpessoal, autocompreeção e autoconhecimento)” A. Cury.

Eu como gestor do intelecto tenho capacidade de escolha e por isso o professor deve estar em busca constante de novas informações nos preparando para enfrentar diversas situações no meio escolar.

Como a interdisciplinidade é algo fundamental para os dias de hoje e para tornar as aulas prazerosas e interdisciplinares, é preciso trabalhar com ludicidade buscando trabalhar o concreto a partir da realidade da criança.

Ao trabalhar português com eles da pra associar artes, educação física, ciências, matemática, através da ludicidade, a interdiciplinidade ganha uma área bem abrangente além de brincar irão aprender, chamo isso de associar o útil ao agradável pois no brincar se aprende mais do que se imagina.

Com uma brincadeira simples podemos fazer isso, por exemplo, a amarelinha que é uma brincadeira conhecida por todos e da pra trabalhar ciências abordando algumas partes do corpo e com isso trabalhar português. Realizar movimentos básicos como arremessar, saltar com um pé, com os dois, girar, equilibrar-se e ai estamos trabalhando educação física para melhorar o desenvolvimento psicomotor e cognitivo da criança.

Nestas atividades lúdicas a criança vai se concentrar melhor vai ter melhor aproveitamento e integração social pois tudo em nossa vida está interligado e assim o aprendizado vai ser como um todo e não cortado em pedaços que chamamos de disciplinas.

Augusto Cury diz que para um profissional ter sucesso é preciso ter amor, que se enquadra no quarto código da inteligencia que é o “altruísmo”.

E com amor é possível fazer um trabalho em que as crianças se sintam em casa dando carinho, afeto e atenção, a escola não deve ser vista como um sacrifício, algo desagradável pelo aluno, porém devem gostar de estar nesse ambiente.

Portanto o professor é responsável por proporcionar um ambiente escolar prazeroso e fazer com que as crianças se sintam seguras e tranquilas e com isso transmitir a tranquilidade e segurança para a família. Contudo a escola e a família devem caminhar juntas para que o indivíduo consiga desenvolver-se plenamente e se tornar um cidadão de sucesso e realizado.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A falta de atenção das crianças podem ter vários motivos, como fome

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com