TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Avaliativa II Descrição Da Atividade Turma: 2º Ano Do Ensino Fundamental Total De Alunos: 20

Trabalho Escolar: Atividade Avaliativa II Descrição Da Atividade Turma: 2º Ano Do Ensino Fundamental Total De Alunos: 20. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  2.015 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Avaliativa II

Descrição da atividade

Turma: 2º ano do Ensino Fundamental

Total de alunos: 20

Conteúdo a ser trabalhado: Os seres vivos

Disciplina: Ciências

Método:

1ªetapa

Comece perguntando aos alunos o que, ao nosso redor, está vivo. Qual é a diferença entre algo com ou sem vida? Peça que todos registrem suas ideias no caderno. Em seguida, anote no quadro as principais.

2ªetapa

Explique que, para chegar a uma definição de ser vivo, os pesquisadores observaram - e ainda observam - o que ocorre na natureza. Assim como os cientistas, os estudantes também vão coletar informações sobre os elementos que a compõem. Proponha o seguinte experimento: numere três potes, forre cada um deles com 2 centímetros de terra e pingue 50 gotas de água sobre essa camada. No primeiro pote, coloque uma pedra, no segundo, uma semente e, no terceiro, uma mosca. Peça que as crianças escrevam no caderno suas hipóteses sobre o que deve ocorrer em cada pote após os seguintes intervalos de tempo: de um dia para o outro, após uma semana e dali a um mês.

3ªetapa

Organize um calendário diário de observação dos potes, propondo que as crianças registrem, com anotações e desenhos, como estão os três elementos dentro dos potes. Ao fim de cada semana, elas deverão escrever um breve relatório, detalhando as mudanças e comparando com as hipóteses iniciais.

4ªetapa

Depois de um mês, promova um debate para socializar as conclusões dos alunos. Explique que, de forma geral, os seres vivos se diferenciam dos objetos inanimados por serem capazes de agir ou reagir diante das circunstâncias do ambiente. Uma semente de feijão colocada dentro de um pote com terra e água pode germinar em poucos dias, pois precisa apenas de matérias-primas simples para produzir energia (água e gás carbônico, presentes no pote) para se desenvolver. Já uma mosca não conseguirá sobreviver mais do que um dia ou dois, pois necessita de matérias-primas complexas (moléculas orgânicas, ausentes do pote). Caso a semente não germine, avalie com a garotada o que ocorreu: faltou exposição ao Sol? E ar? A dose diária de água foi inadequada?

5ªetapa

Utilizando livros ou enciclopédias, peça que os alunos leiam uma definição tradicional de ser vivo (organismo que "nasce, cresce, se reproduz e morre"). Quais desses processos não foram vistos no experimento? Com o apoio da leitura, discuta com a turma como eles ocorrem em animais e vegetais.

Objetivos:

-Refletir discutindo sobre as necessidades básicas dos dois seres observados.

- Conhecer ambiente e todo o espaço ocupado pelos seres vivos.

- Compreender as diferenças entre seres vivos e elementos não vivos.

Avaliação: Peça que os alunos escrevam uma síntese do mês de observações, identificando quais dos três objetos são seres vivos e quais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com