TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Metodologias Adotadas Pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) Em Uma Escola Municipal De Ensino Fundamental No Município De Pedra Branca Do Amaparí, Estado Do Amapá, Para Alunos Com Necessidades Especiais.

Pesquisas Acadêmicas: As Metodologias Adotadas Pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) Em Uma Escola Municipal De Ensino Fundamental No Município De Pedra Branca Do Amaparí, Estado Do Amapá, Para Alunos Com Necessidades Especiais.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  4.405 Palavras (18 Páginas)  •  2.907 Visualizações

Página 1 de 18

MARIA JOSÉ PINTO DE SOUSA

As metodologias adotadas pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) em uma escola Municipal de Ensino Fundamental no Município de Pedra Branca do Amaparí, Estado do Amapá, para alunos com necessidades especiais.

MACAPÁ

2012

MARIA JOSÉ PINTO DE SOUSA

As metodologias adotadas pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) em uma escola Municipal de Ensino Fundamental no Município de Pedra Branca do Amaparí, Estado do Amapá, para alunos com necessidades especiais.

Artigo Científico apresentado como requisito parcial à obtenção do grau de Especialista em Educação Especial, Curso de Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva, pelo IBPEX – Instituto Brasileiro de Pós Graduação e Extensão S/S Ltda.

Orientador (a): Alciléia Sousa Freitas.

MACAPÁ

2012

Maria José Pinto Sousa

Alciléia Sousa Freitas

RESUMO

O presente artigo configura-se em um estudo cujo objetivo central foi analisar as metodologias adotadas pelo Atendimento Educacional Especializado – AEE em uma escola Municipal de Ensino Fundamental no Município de Pedra Branca do Amaparí, mais especificamente para alunos com necessidades especiais da referida escola. Dessa forma a educação inclusiva se define como um conjunto de paradigma fundamentado em concepções de direitos humanos, que conceitua igualdade e diferença como valores inseparáveis, e que progride de maneira histórica em relação aos conceitos arcaicos de inclusão, o que na verdade apenas excluía o aquele que não se enquadrava no fenótipo perfeito ou dito “normal”. A inclusão de fato tem conceitos diferenciados. Na perspectiva do ensino da inclusão, a saber, a educação especial tem como objetivo integrar a proposta pedagógica de ensino da escola regular, promovendo o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Dessa forma o atendimento educacional especializado dessas crianças serão articulados de acordo com o ensino comum e orientados por um profissional habilitado para atender essa modalidade de ensino.

Palavras - chave: Inclusão. Atendimento Educacional Especializado – AEE. Família. Escola e Sociedade.

RÉSUMÉ

Cet article met en place une étude dont l'objectif principal était d'analyser les méthodologies adoptées par le spécialiste de l'éducation - AEE dans une École primaire École municipale dans la ville de Pedra Branca faire Amapari, spécialement pour les étudiants ayant des besoins particuliers de cette école. Ainsi, l'éducation inclusive est définie comme un ensemble de paradigme basé sur les notions de droits de l'homme, de l'égalité et de la différence qui définit les valeurs comme inséparables, et progresse de manière historique par rapport aux concepts archaïques de l'inclusion, ce qui en fait le seul exclus qui ne correspondaient pas le phénotype parfait ou dit «normal». D'inclusion ne sont des concepts différents. Du point de vue de l'insertion scolaire, à savoir, l'éducation spéciale vise à intégrer l'enseignement pédagogique de l'assiduité scolaire promouvoir les besoins éducatifs particuliers des élèves handicapés, troubles envahissants du développement et de la capacité élevée / douance. Ainsi, la scolarisation spécialisée de ces enfants sera articulé selon l'enseignement commun et guidé par un professionnel qualifié pour répondre à ce type d'enseignement.

Mots-clés - Mots-clés: Inclusion.spécialiste de l'éducation à la clientèle – AEE. la famille. l'école et la société.

INTRODUÇÃO

O desenvolvimento desse artigo teve como foco investigativo, e os procedimentos utilizados obedeceram aos pressupostos de um estudo de caso o qual possibilita uma análise aprofundada do tema investigado que são as metodologias utilizadas no Atendimento Educacional Especializado - AEE de uma Escola Municipal de Ensino do Município de Pedra Branca do Amaparí no Estado do Amapá, com finalidade de contribuir nesse ensino, uma vez que a educação é essencial e precisa de um olhar crítico e criativo para desenvolver-se com qualidade.

Sob esta perspectiva o trabalho possibilitou a compreensão das diversas metodologias existentes na instituição analisada e o contato com algumas problemáticas que a escola enfrenta, principalmente em relação as formas práticas e criativas metodológicas para repassar o conhecimento a essa classe educacional que necessita de atendimento diversificado. Vale ressaltar que foi necessário atentar para os mecanismos que facilitam esse conhecimento como recursos e equipamentos disponíveis, que possibilitam ao aluno “especial” um ambiente escolar harmonioso e que garanta a construção do conhecimento.

É um desafio para o profissional que trabalha no atendimento especializado conhecer, entender e atender a diversidade presente em cada educando que compõe o ambiente escolar individualmente na instituição que desempenha seu trabalho pedagógico. Segundo Carvalho (2000, p. 62);

O professor requer uma série de estratégias organizativas e metodológicas em sala de aula. Estratégias capazes de guiar sua intervenção destes processos reflexivos, que facilitem a construção destes processos, favorecendo a aprendizagem dos alunos como uma reinterpretação do conhecimento e não como uma mera transmissão da cultura.

Diante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com