TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ferramenta Missão, Visão E Valores Ajuda A Definir Cada Um Dos Pontos E é Indicada A Organizações De Todos Os Portes.

Casos: A Ferramenta Missão, Visão E Valores Ajuda A Definir Cada Um Dos Pontos E é Indicada A Organizações De Todos Os Portes.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  1.257 Palavras (6 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

O presente manual tem por finalidade estabelecer normas e procedimentos para acadêmicos e docentes para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. Este se caracteriza como atividade curricular obrigatória, a ser cumprido nos dois últimos períodos do Curso de Administração e será orientado e supervisionado pelos professores da Instituição, objetivando a integração teórico-prática dos conhecimentos da administração aplicados à realidade.

Nas disciplinas de Estágio V e VI (7º e 8º períodos, respectivamente) serão desenvolvidas as etapas do TCC que resultará, como produto final, na elaboração de um Diagnóstico Organizacional de uma empresa real devendo, ao final do 8º período, ser apresentado a uma Banca Avaliadora. Esse trabalho buscará a aplicação do conhecimento obtido durante o curso, das pesquisas bibliográficas, integrando a teoria com a prática, possibilitando ao acadêmico a elaboração de propostas de melhoria nas práticas de gestão da organização escolhida.

2. DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

É um conjunto de fatores externos, organizacionais e individuais que precisam ser investigados para que se conheça a real situação de uma empresa. Assim, tem por objetivo avaliar esse conjunto de fatores para, em seguida, identificar a distância entre o ponto de partida e o ponto aonde se quer atingir. Trata-se de uma radiografia pontual registrando pontos fortes e fracos a serem melhorados.

O Diagnóstico Organizacional propõe-se a levantar e definir problemas, a explorar o ambiente, reportando-se a uma situação, em um momento definido. A rigor, qualquer mudança organizacional deveria ser precedida de uma fase de diagnóstico, como:

a) Sistemas de informação, introdução de programas de qualidade e produtividade;

b) Para a introdução de um novo sistema para remuneração de cargos operativos;

c) Para analisar a viabilidade econômico-financeira de uma empresa;

d) Para efetuar levantamento de necessidades de treinamento; e,

e) Para outros projetos como pesquisa de mercado, análise competitiva.

O Diagnóstico Organizacional constitui-se num método de levantamento e análise das causas da baixa produtividade, do desempenho da administração e da potencialidade da empresa, identificando as deficiências e os desequilíbrios com vistas à elaboração de um programa de reorganização e para facilitar a tomada de decisões.

Para isso, exige experiência, conhecimento empírico e teórico; depende da habilidade, capacidade e do senso de responsabilidade do administrador.

Os principais objetivos de um Diagnóstico Organizacional são:

a) Tomar medidas corretivas se a empresa estiver numa situação crítica

Quando a empresa encontra-se em uma situação crítica (alto custo de produção, má qualidade do produto, insatisfação do pessoal, posição financeira inadequada), antes de se tomarem medidas para resolvê-la cabe analisar com profundidade as causas reais de tais problemas visando preparar-se para uma reformulação;

b) Facilitar o crescimento da empresa se ela está em expansão

Quando uma empresa está em fase de expansão deve-se verificar se está sendo feita desordenadamente, se há falta de controle, se as previsões são reais, se o planejamento é adequado. Um crescimento desordenado causa problemas graves que uma análise preventiva pode eliminar;

c) Controlar periodicamente o funcionamento da empresa

O diagnóstico pode ser utilizado como um instrumento de controle das atividades da empresa, afastando os problemas antes que se agravem;

d) Verificar os fatores que limitam o desenvolvimento da empresa

A determinação dos fatores que limitam o desenvolvimento é um passo importante na reorganização interna;

e) Tornar clara a situação da empresa para todos os seus responsáveis

O diagnóstico possibilita a cada dirigente conhecer melhor a sua área, como também as demais áreas, proporcionando um conhecimento originado da situação geral da empresa, facilitando o trabalho em equipe;

f) Comparar a empresa com empresas similares

Comparando-se o desempenho da empresa (financeiro, comercial, administrativo, produção) com as concorrentes, permitirá a tomada de decisões que incrementam a sua agressividade no mercado.

3. CRITÉRIOS PARA A ELABORAÇÃO DO DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

O Trabalho de Conclusão de Curso de Administração – TCC da UniExp consiste em um Diagnóstico Organizacional a ser desenvolvido por uma equipe de alunos de Administração de Empresas, sob orientação de professores da Unidade de Ensino Superior Expoente – UniExp.

Este diagnóstico deverá contemplar a avaliação de uma área de estudo da administração, a saber:

- Administração Mercadológica;

- Administração de Recursos Humanos;

- Administração Contábil, Financeira e Orçamentária;

- Administração de Materiais, Patrimoniais e Logística;

- Administração da Produção;

- Organização, Sistemas e Métodos;

- Administração de Sistemas de Informação; e,

- outras.

3.1 ENVOLVIDOS NA ELABORAÇÃO DO DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

No transcorrer das atividades de elaboração do Diagnóstico Organizacional estarão envolvidos os seguintes participantes:

- Coordenador de Curso: responsável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com