TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito Peruzzo, marketing na Internet e ferramentas de mídia social com valor agregado.

Pesquisas Acadêmicas: O conceito Peruzzo, marketing na Internet e ferramentas de mídia social com valor agregado.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.446 Palavras (14 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 14

RESUMO

Desde o momento em que as novas tecnologias passaram a fazer parte do nosso cotidiano, muitas coisas mudaram, principalmente na maneira pela qual a informação se propaga. Deste modo, percebemos que a comunicação está se disseminando cada vez mais, de maneira rápida, quase que instantânea, em função das novas mídias digitais, criadas na esfera comunicacional da internet. Assim, além de novas formas de comunicação, surgiram também novas formas de negócios: o comércio digital. O e-commerce. As empresas viram a oportunidade de expandir seus negócios de maneira on-line e o consumidor percebeu que poderia fazer pesquisa de preço, comparação de produtos e de fornecedores e realizar compras no conforto do seu lar. Este novo ambiente apresenta-se como a tendência crescente enquanto novo canal de comunicação e interação com os clientes. Neste contexto, a presente pesquisa busca compreender como as empresas têm se adaptado a esse ambiente, uma vez que os consumidores e internautas estão cada vez mais informados e exigentes. A pesquisa foi baseada em um caso localizado na cidade de Erechim, RS, na empresa revendedora de produtos Tramontina, Gift Palace, que há dois anos está incluída na rede de comunicação digital.

Palavras-chave: redes sociais, comunicação, mídias sociais, marketing digital, pesquisa exploratória; e Gift Palace.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 7

1 MÍDIAS SOCIAIS 10

1.1 Facebook 14

1.2 Blogs 15

1.3 Twitter 17

2 MARKETING 19

2.1 Marketing e Comunicação 21

2.2 Web Marketing 24

3 CIBERCULTURA 28

3.1 Práticas Comunicacionais 31

3.2 Leis da Cibercultura 32

3.3 Novas Práticas Comunicacionais 33

3.4 Relacionamento Digital 34

4. PESQUISA EXPLORATÓRIA GIFT PALACE 35

4.1. Caracterização do Ambiente de Estudo 38

4.2 Procedimentos para a Realização da Pesquisa 39

5. APRESENTAÇÃO E INTEPRETAÇÃO DOS DADOS DO ESTUDO 41

5.1. Apresentação dos Dados Coletados 41

5.1.1.Entrevista 41

5.1.2. Mídias Digitais na Organização 45

5.3. Análise dos Dados Coletados 46

CONSIDERAÇÕES FINAIS 48

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 50

INTRODUÇÃO

Em virtude da grande e rápida disseminação dos meios de comunicação digital após o estouro da bolha da Web 2.0, inúmeras ferramentas surgiram de modo a facilitar a relação entre os usuários e romper de vez o paradigma que estabelecia apenas um emissor para vários receptores, conforme pregava a grande mídia de massa.

Relacionar o jornalismo com interatividade, marketing e novas mídias parece assustador, mas o resultado é uma parceria necessária. Afinal, o jornalismo é uma prática social que serve como mediação entre os eventos que ocorrem diariamente e o público, que faz desses acontecimentos uma leitura e um entendimento a partir do relato feito pelos profissionais da comunicação. E a possibilidade de estar presente, seja participando, interagindo, dando opinião, ou simplesmente “curtindo” nas redes sociais, está relacionado aos princípios buscados pelos jornalistas: Dar a notícia, em primeira mão, com segurança, credibilidade, e levar ao público uma informação relevante.

Deste modo, surgiram blogs, microblogs, chats, fóruns, sites de relacionamento, e todos tiveram grande aceitabilidade do público no que diz respeito à propulsão da comunicação. Todos podiam se informar e ser informantes. A informação não estava restrita apenas aos veículos tradicionais, e uma nova forma foi estabelecida: comunicação de muitos para muitos. Uma real democratização da comunicação.

Além da propagação de informação, o espaço foi conquistando as empresas, que viram a oportunidade de mostrar seus produtos e serviços também de maneira on-line. Descobriu-se que o usuário, além de busca informações, também gosta da ideia da comodidade favorecida pela mídia digital, seja o pagamento de contas on-line, transferência bancária ou até mesmo fazer compras.

O comércio on-line movimentou-se, de modo que as empresas tiveram de se adaptar ao novo consumidor: mais exigente, dispunha de tempo para navegar e fazer pesquisa de preço, de modo a descobrir a melhor relação custo-benefício. As empresas viram nesse processo um grande desafio: conquistar o cliente.

Assim, engajaram-se nas redes sociais, aliando-se às ferramentas de comunicação para facilitar a proximidade com o cliente e garantir a segurança, visto que a interação entre cliente e empresa é imediata. É o caso da Gift Palace, revendedora Tramontina que viu a melhor oportunidade de negócio na internet (www.giftpalace.com.br, Erechim, RS), após investir em mídia digital para relacionamento e aproximação com o cliente.

Não é mais novidade que a internet deixou de ser apenas um mecanismo de pesquisa. Atualmente, além de ser usada para esta finalidade, é uma ferramenta de comunicação, funciona de maneira interativa na relação entre organizações e seus clientes e elimina qualquer barreira geográfica da disseminação de informações, entre tantas demais funcionalidades.

No primeiro capítulo foi trabalhado conceito e definição de redes e mídias sociais de maneira geral, a fim de que se pudesse compreender as diferenças relevantes presentes em ambas as plataformas, além de conhecer a história e entender como foram se adaptando e se tornando necessárias e importantes na esfera comunicacional utilizada atualmente. Foram identificadas, conceituadas e analisadas três ferramentas de grande impacto na comunicação digital atual: Facebook, Twitter e a plataforma de blogs.

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com