TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Finalidade De Uma Pesquisa

Dissertações: A Finalidade De Uma Pesquisa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  1.633 Palavras (7 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 7

Simulado

1- As empresas são organizações sociais q utilizam recursos e competências especificas para atingir de terminados objetos, podem ser classificadas de açodo com alguns atributos,quais são? Cite exemplos de cada atributo.

 Empresas estatais: são de propriedade do estado constitui o chamado setor público e seu objetivo é o bem estar sócio.Ex Caixa econômica Federal,as Caixas Econômicas estaduais etc.

 Empresas privadas: são propriedades de particulares, fazem parte da iniciativa privada e constituem o chamado setor privado. Ex Banco Itaú, Pão de Açúcar .

 Empresas mistas: são as sociedades por ações de participação pública e privada, simultaneamente, são empresas que prestam serviços de utilidade pública. Ex Petrobras, Banco do Brasil etc.

2-Existem três tipos de sistemas de produção, quais são estes sistemas?Explique cada sistema, e de exemplos em prestação de serviços e produção de produtos.

 Primaria- Extrativo, agricultura, matéria-prima

 Secundaria-Transformação do material

 Terciária- Prestador de serviço

3 - As empresas são dotadas de recursos para poderem funcionar adequadamente, quais são estes recursos? Dê exemplo.

 Recursos materiais ou físicos: Correspondem, grosso modo, ao fator de produção os economistas denominam a natureza, os recursos de materiais ou físicos são os prédios e edifícios, as maquinas equipamentos, as instalações, as ferramentas, as matérias-primas, enfim, todos os insumos físicos q agressão no processo produtivo.

 Recursos Financeiros: Correspondem, grosso modo, ao fator de produção denominada Capital. Os recursos financeiros correspondem ao capital e abrange as receitas, as contas a receber, o faturamento, o dinheiro em bancos e em caixa, enfim, qualquer forma de dinheiro ou credito que a empresa possua.

 Recursos Humanos: Correspondem, grosso modo, ao fator de produção denominada trabalho, com a diferença de que englobam todas as pessoa que trabalham na empresa em todos os níveis hierárquicos, desde o presidente até o operário.

 Recursos Mercadológicos: Os recursos mercadológicos geralmente estão fora de empresa são clientes, os consumidores, os usuários dos produtos ou serviços da empresa. Para abordares a empresa utilizam propaganda, promoção, canais de distribuição.

 Recursos Administrativos: Correspondem, grosso modo, ao fator de produção integrador, denominado empresa.

4- Defina Bem ou mercadoria e serviços, Bem de consumo e Bens de produção.

 Bem ou mercadoria é um produto físico e tangível, algo que se pode ver manipular ou usar. Os bens de consumo podem ser duráveis quando tem uma existência relativamente longa, como automóveis, eletrodomésticos etc , ou perecíveis quando tem durabilidade relativamente curta,como hortifrutigranjeiros ,laticínios com prazo curto de utilização, a maioria dos alimentos. Quando destinados a produção de outros bens ou serviços, são chamados bens de produção, é o caso de maquinas de equipamentos,tornes, prensas.São bens que permitem a produção de outros bens ou serviços.Os bens de produção recebem o nome de bens de capital quando integram o patrimônio da empresa.

5- Para atingir seus objetivos e aplicar adequadamente seus recursos, a empresa não produzem por acaso, sem funcionamento no improviso, para isso existe o PCP que visa aumenta a eficiência e eficácia, Explique eficiência e eficácia.

 A eficiência ocorre quando se utilizam adequadamente os recursos empresariais, enquanto a eficácia significa o alcance dos objetivos propostos pela empresa. Em suma, a eficiência está ligada aos meios-métodos, normas procedimentos e programas- e a eficiência se relaciona aos fins objetivos a serem alcançados

6- Quais os principais áreas que PCP está inter-relacionada?

 Com a área de engenharia industrial

 Com área de suprimentos e compras

 Com a área de recursos humanos

 Com a área financeira

 Com área de vendas

 Com área de produção

7-Quais são os princípios do planejamento? Explique cada principio.

 Principio da definição do objetivo. A finalidade do planejamento é determinar como o objetivo deverá ser alcançado. Dessa forma, se o objetivo não for claramente definido, o planejamento será muito vago e dispersivo.

 Principio da flexibilidade do planejamento: O planejamento deve ser flexível e elástico a fim de poder ser adaptar a situações imprevistas.

8- Quais são os princípios do controle? Explique cada principio.

 Principio do objetivo: O controle deve contribuir para o alcance dos objetivos por meio da indicação dos erros ou falhas, em tempo hábil para permitir ação corretiva oportuna.

 Principio da definição dos padrões: O controle deve buscar-se em padrões bem definidas no planejamento, ou seja, antes da execução dos trabalhos, e devem claramente servir de critério para o futuro desempenho.

 Principio da exceção: Esse principio de controle foi formulado originalmente por Taylor, um dos precursores da moderna administração.

 Principio da ação: O controle somente se justifica quando proporciona ação corretiva sobre desvios ou falhas apontadas.

9- Para poder funcionar satisfatoriamente, o PCP exige um enorme volume de informação, Quais são as fases do PCP?

1- Fase: 2- Fase: 3- Fase:

Projeto de Planejamento Controle da

produção produção produção

Formulação do plano Programação de produção

De produção

10- Defina projeto de produção e sua importância no PCP.

 O projeto de produção constitui a primeira fase do PCP,nessas fases, procura-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com