TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GELADEIRA

Por:   •  2/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

A GELADEIRA

A geladeira é um eletrodoméstico essencial na vida de qualquer família, pois, ela concedeu uma verdadeira transformação na vida das pessoas, permitindo a manipulação e controle da temperatura de bebidas e alimentos por meio do frio engendrado por um compressor, movido por um motor, conservando assim, os produtos, evitando o desperdício. A geladeira pode ser incluída entre os 50 objetos mais preeminentes da economia moderna.

Os primeiros “aparelhos” que tiveram alguma afinidade com a geladeira, foram criados logo antes do século XIX. Eles eram meramente caixas de madeira revestidas com estanho ou zinco e isoladas com vários materiais, incluindo cortiça, serradura e algas marinhas, muitas vezes eram instalados nas casas para preservar os alimentos, ou apenas blocos de gelos.

A premência de armazenar estoques de alimentos e bebidas que necessitavam de ambiente refrigerado levou as empresas a pesquisar uma solução tecnológica até então inexistente. A geladeira foi criada em 1856, quando uma fábrica australiana de cerveja contratou James Herrison para criar um sistema de refrigeração propício a refrigerar e manter a temperatura do produto baixa, usando o princípio da compressão de vapor. Logo após, na Alemanha, surgiu à geladeira com a encomenda de um refrigerador que permitisse a fabricação de cervejas o ano todo pelo dono da renomada Spaetenbrau de Munique. Com isso, o engenheiro se interessou pela fabricação de geladeiras domésticas, o que levou em 1891, 12 mil geladeiras às casas particulares. Até então, aos meados dos anos 1911 a 1912 todas as geladeiras criadas eram usadas para fins industriais.

A primeira geladeira doméstica surgiu em 1913 e foi chamada de “Domelre” (Domestic Electric Refrigerator). Ao longo do século XX, a geladeira se popularizou, em 1927, o eletrodoméstico iniciou a se tornar popular graças ao lançamento da “Monitor-Top”.

No Brasil a primeira geladeira foi confeccionada em 1947, na cidade de Brusque, Santa Catarina e era movida a querosene. Em 1950, surgiu a Consul, primeira fábrica de refrigeradores do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (71.2 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com