TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTAO HOSPITALAR

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.274 Palavras (10 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]        [pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15]

Olá! Aproveite a recuperação para se aperfeiçoar e realizar um ótimo trabalho de acordo com o proposto pelos professores. Itens avaliados para conceito do trabalho: CAPA FOLHA DE ROSTO SUMÁRIO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO CONCLUSÃO REFERÊNCIA Estar de acordo com as normas ABNT Seguir o modelo de trabalho acadêmico conforme normas da ABNT disponível na Biblioteca Digital. Citações de autores ao longo do texto - Nunca faça cópia de internet sem citar fonte de pesquisa - Cópia de internet. >>>>>>>>>>SEGUE OS ITENS QUE DEVERIAM CONSTAR NO DESENVOLVIMENTO CONFORME A ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO: 1- Caso apresentado: 1.1 Indicadores hospitalares e destaque a sua importância. 1.2 O que os indicadores representam para o controle da qualidade no ambiente hospitalar. 2- Cinco indicadores apresentados no texto, apresente seu valor e defina-os. 3 - Pesquisa: 3.1 Surgimento da preocupação com a qualidade no âmbito hospitalar 3.2 Quando se analisa a qualidade nos serviços de saúde, destaque no seu texto os principais pontos: - Estrutura. - Processos. - Resultados. 3.3 Aponte um que seja referente a cada área de análise de qualidade (estrutura, processos e resultados). 3.4 defina os fatores da qualidade dos serviços, como: a Confiabilidade, a Capacidade de respostas, a Segurança, a Empatia e os Itens tangíveis. Estabeleça estratégias, como um gestor, para cada um dos fatores dentro do estudo de caso em questão. 4 - Auditoria constatou-se elevado número de atendimentos no pronto socorro. Aponte sugestão para melhoria desta condição. 5 - Considere o artigo 5.1 Diga qual é a modalidade de auditoria faz análise e avaliação do desempenho de uma organização. Justifique a sua resposta. 5.2 Destaque o prerrequisito fundamental para um auditor

INTRODUÇÃO

Ao tratarmos de Gestão de Qualidade teremos como tarefa principal avaliar o funcionamento do estabelecimento de saúde e o texto traz isso como um objetivo latente, destacando a importância de fomentar o desenvolvimento de padrões serviços de saúde e aperfeiçoá-los se necessário e nesse sentido a busca pela eficácia e eficiência dos trabalhos.

  1. INDICADORES HOSPITALARES E DESTAQUE A SUA IMPORTÂNCIA

Indicador poder ser citado como uma unidade de medida de uma atividade, com a qual se está relacionado ou, ainda, podendo ser uma medida quantitativa usada como um guia para monitorar e avaliar a qualidade de importantes cuidados que deverão ser levados em consideração e relacionados ao paciente e as atividades dos serviços de suporte.

Há tempos é feito uma abordagem sobre a qualidade em saúde e alguns a definem como sendo uma necessidade sendo que é devida a atenção pertinente a qualidade dos serviços prestados em saúde que deixou de ser uma atitude isolada e tornou-se um imperativo que envolve técnica e abordagem social, onde deve ser apoiada por sistemas completos que garantam a segurança total do paciente, sempre com o objetivo de prevenir situações e desfechos adversos, diminuindo e corrigindo para que haja uma melhora continua na qualidade da assistência prestada ao paciente.

Os indicadores hospitalares são fundamentais para a avaliar o desempenho dos serviços prestados em saúde, trata-se do processo de conceber, controlar e melhorar os processos da entidade, independente que sejam relacionados a processos de gestão, execução, a gestão de pessoas.

A gestão da qualidade em saúde deve ser encarada como um sistema de ajustes permanentes dos processos de trabalho, entretanto os resultados destes serão sentidos apenas no longo prazo. É valido ressaltar que a gestão de qualidade tem como objetivo promover a qualidade dos serviços prestados pelos profissionais de saúde em todos os níveis e nas diversas funções técnicas, auxiliares e de suporte da saúde essa é uma ferramenta utilizada e que leva em consideração que todas as pessoas envolvidas no processo são de extrema importância.

Os indicadores hospitalares destacados no caso apresentado foram os indicadores relacionados a relevância, eficiência, resultados, impactos ou a sustentabilidade.

1.2 O QUE OS INDICADORES REPRESENTAM PARA O CONTROLE DA QUALIDADE NO AMBIENTE HOSPITALAR

Os indicadores representam ferramentas básicas para o controle da qualidade no ambiente hospitalar, ou seja, são medidas usadas para ajudar a descrever a situação atual nos processos de prestação de serviços em saude, possibilitando fazer comparações, verificar mudanças ou tendências e avaliar a execução das ações executadas e planejadas durante um período de tempo, em termos de qualidade e quantidade das ações de saúde executadas.

O objetivo dos indicadores e fornecer a possibilidade de avaliar os serviços e com isso estabelecer metas e estratégias para possibilitar uma melhoria nos serviços de saúde.

Os indicadores são instrumentos de representação da informação, que permitem organizar, sintetizar e utilizar informações úteis ao planejamento, ao estabelecimento de metas e ao controle do desempenho e podem ser utilizados para fazer a analise de decisões estratégicas e a tomada de decisões, eles existes de dois tipos os quantitativos e qualitativos, notadamente são utilizados para realizar medias, porcentagem, mas também podem se apresentar para realizar estudos estatísticos que ajudaram a definir algum fato, ou para avaliar situações.

2- CINCO INDICADORES APRESENTADOS NO TEXTO, APRESENTE SEU VALOR E DEFINA-OS

Podemos citar como exemplos de indicadores quantitativos a taxa de ocupação de leitos hospitalares de 85% tempo médio de permanência dos pacientes de 3,5 dias sendo realizados cerca de 7.000 atendimentos por mês. São 60  leitos, sendo 20 de pediatria, 25 para internação de pacientes clínicos e 15 leitos para pacientes cirúrgicos, quadro de funcionários composto por 340 colaboradores, sendo 55 médicos, 204 enfermeiros e 136 do administrativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (157.5 Kb)   docx (32.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com