TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Estratégica de TI - FGV

Por:   •  8/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.179 Palavras (5 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de atividade individual

Disciplina: Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação

Módulo:

Aluno: Heitor de Oliveira Barbosa

Turma: 0521-1_4

Tarefa: Atividade Individual

Startup escolhida:

GYMPASS

Sistemas de Informação – SIs

Modelos de negócio

Processos de negócio

Experiência do cliente

Governança de TI

Estratégias genéricas

Enfoque

SaaS

Diferenciação

ITIL

Modelo das 5 forças competitivas

BPM – Business Process Management

Cadeia de valor

CRM – Customer Relationship Management

Business model canvas

SaaS - Diversidade

Gympass é um aplicativo que dá acesso a academias no Brasil e no mundo todo por meio de uma assinatura mensal. São mais de 23 mil academias no Brasil, espalhadas por mais de 1,2 mil cidades. No mundo todo, somam-se quase 50 mil academias em 14 países, incluindo Estados Unidos, Portugal, Argentina e Chile. O Gympass foi lançado em 2012 como uma startup mineira que logo expandiu para outros países. A proposta do app é oferecer acesso a diversas academias por meio do pagamento de uma única mensalidade [TECHTUDO].

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

- Estratégias Genéricas:

O Gympass é uma startup voltada principalmente para empresas, visto que, a maioria dos seus contratos são feitos para empresas, que buscam disponibilizar o beneficio de uma rede de academias para seus funcionários, empresas de grande porte, nacionais ou multinacionais, com o Gympass, podem disponibilizar para seus funcionários uma enorme rede de academias em mais de 1,2 mil cidades, assim podemos afirmar que ela usa a estratégia de ENFOQUE, de maneira a aumentar o número de academias e cidades em seu sistema, se tornando mais atrativo para empresas de grande porte, com sede em várias localidades e com intensa migração de funcionários entre sedes.

E a respeito do sistema, é utilizado o SaaS (Software as a Service), que como a tradução explica, é um software utilizado como serviço e não um produto. Dessa forma a empresa contratante e o funcionários que utilizarão o serviço, não precisam se preocupar com a infraestrutura do sistema, são poucos dados que a contratante precisa enviar para o Gympass, e-mails corporativos já são suficientes para disponibilizar o serviço aos funcionários, os quais completam o cadastro com seus dados pessoais, de forma rápida e intuitiva, por meio do aplicativo, mesmo aplicativo o qual é realizado o pagamento pelo funcionários, quando há coparticipação entre funcionário e empresa nos pagamento e para o agendamento dos treinos em academia.

MODELO DE NEGÓCIOS

- Business Model Canvas

[pic 1]

A proposta de valor é baseada em levar saúde e qualidade de vida para as pessoas, pois, segundo o IBGE 2019, 26,8% da população está acima do peso e 40,3% é considerado insuficientemente ativas. Dessa forma, o Gympass possibilita para os usuários uma gama enorme de estabelecimentos que prestam serviços como: academia, artes maciais, natação, pilates, entre outros exercícios, assim disponibilizando várias formas de fugir do sedentarismo, melhorar qualidade de vida e a saúde.

A atividade chave está ligada em oferecer um serviço 100% digital que possibilite a entrada em estabelecimentos de serviços esportivos, pagando uma única mensalidade que dá direito a entrada em vários lugares. O Segmento alvo é ligado as empresas de médio e grande porte, que desejam oferecer benefícios ligados a diminuir o sedentarismo dos funcionários, visto que, grande parte dos funcionários em regime administrativo, passam as 8 horas do regime de trabalho sentados e sem realizar esforços.

O relacionamento com os clientes em sua maioria é realizado por meios digitais (e-mail e chat), ou também, por ligações telefônicas, no entanto, vale ressaltar que há dois canais de comunicação, um entre Gympass e empresa contratante e um segundo canal entre Gympass e o usuário da plataforma (funcionário da empresa que contrata o Gympass). O canal de acesso é dado por meio do aplicativo mobile ou pelo website do Gympass.

A sua fonte de receita é baseada nas mensalidades pagas pelos usuários, podendo ser feita uma coparticipação entre o usuário da plataforma e seu contratante. Os recursos necessários estão ligados a manutenção dos recursos de software e hardware que compõem o sistema e a segurança dos dados. E para os usuários não há a necessidade de recursos extras, apenas um dispositivo conectado a internet para acessar a plataforma. Referente aos custos, por ser um sistema SaaS, não é necessária grande estrutura de hardware e funcionários, dessa forma não haverá custos elevados de manter o sistema, no entanto, investimentos em marketing podem alavancar as assinaturas.

E por último, as parcerias necessárias para agregar valor ao serviço entregue, adicionar outros serviços como nutricionista online e outros aplicativos que auxiliem em uma vida mais saudável agregam valor ao produto e consequentemente haverá maior procura.

PROCESSOS DE NEGÓCIOS

- Modelo das 5 Forças Competitivas

Percebe-se que cada vez mais as pessoas estão buscando por alternativas para sair do sedentarismo, justamente pelo entendimento que ao se exercitarem contribuirão para melhorar a sua saúde no curto e longo prazo. Dessa forma, a ameaça de novos concorrentes é real, visto que, a cada dia mais pessoas buscam por esse serviço e com o aumento da procura abre-se espaço para concorrentes buscarem sua posição no marketing share. Porém, o Gympass por estar a mais tempo no mercado e estar espalhado por alguns países, deve-se beneficiar da marca já ser conhecida. E em se tratando das barreiras de entrada, o Gympass deve fidelizar seus clientes, através da inovação de novos serviços na plataforma e no constante cadastro de novas academias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (194.5 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com