TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual FGV Gestão Estratégica da TI

Por:   •  24/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.442 Palavras (6 Páginas)  •  983 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de atividade individual

Disciplina: Gestão Estratéfica da TI

Módulo:

Aluno: Raphael Yago Cau

Turma:

Tarefa: Análise da Startup Contajá sob a perspectiva da TI

INTRODUÇÃO

A globalização e a forma que o acesso a novas tecnologias é atualizado, vem acirrando a competitividade entre empresas de todos os segmentos do mercado. Dessa forma, os micros e empreendedores de médio porte, vem se reinventando e direcionando seus recursos a modo de alcançarem melhor resultados de forma sustentável.


A Contajá é uma Startup cuja plataforma online promove soluções contábeis, regulatórias e tributárias para micro e pequenas empresas. Essa empresa resolve diversos problemas contábeis encontrados em escritórios de contabilidade tradicionais, desde o processo de abertura da empresa à emissão de notas fiscais, geração de impostos e relatórios contábeis. Os custos são substituídos por meio de uma assinatura annual, gera uma economia de até 90% coparado aos escritórios de contabilidade.


Dessa forma, as soluções propostas pela Contajá através de tecnologia, resolvem os altos custos que essas empresas enfrentam com a contabilidade, burocracias, falta de planejamento tributário, de informações contábeis, além de ser uma solução rápida com informações disponíveis na plataforma.

Startup escolhida:

Contajá

Sistemas de Informação – SIs

Modelos de negócio

Processos de negócio

Experiência do cliente

Governança de TI

Estratégias genéricas

A diferenciação se dá por um modelo B2B com assinatura anual com cobranças mensais recorrentes

Modelo das 5 forças competitivas

ERP

Cadeia de valor

Bussinesse Inteligence (BI)

Plataforma Contajá
RPA (robotics Process Automation) e OCR (Optics Charcter Recognition)

           ITIL®

COBIT®

Business model canvas

As operações efetuadas em um ambiente eletrônico, oferece o acesso rápido à informações disponíveis na plataforma, de modo 100% on-line

  1. Sistema de Informação – Sis

Apesar do alto nível tecnoloógico das startups, é necessário um controle e monitoramento humanizado para que o dados seja interpretados da melhor forma possível, dessa forma um ERP presente em um modelo de negócio repetível e escalável, os gestores conseguem monitorar as informações com uma maior facilidade. Sem um ERP torna-se praticamente inviável manter uma comunicação efetiva e ágil (MARUCO, 2021).

Ao se analisar as 5 forças competitivas, entende-se que a Contajá, possui poucos concorrentes, sendo que 3 competem a níveis similares, como: As empresas Contabilizei, Agilize e Conube. Alguns escritórios de contabilidade começaram a se posicionar de maneira online, sendo denominados “Escritórios New Wave” e também destacam-se os escritórios tradicionais de contabilidade. O poder de negociação dos fornecedores ditam parte da margem de lucro da empresa, pois o preço depende também de outros fornecedores (concorrentes), da demanda da prestaçao de serviço e a relação entre esses fatores. Dito isso, os fornecedores tem um poder de barganha quando a troca de fornecedor se torna um custo alto ou dominado por poucos concorrentes. O consumidor tem um papel importantíssimo no sucesso de uma empresa. Quanto maior for o número de clientes numa empresa, menor será o seu preço de negociação e vice-versa. O consumidor tem um poder de negociação menor perante à Contajá devido ao fato do modelo de negócio em assinaturas mensais. A ameaça de novos entrates é menor devido a grande quantidade de barreias impostas nesse modelo de negócio, como a tecnologia, envolvendo desde a qualidade da plataforma, o tratamento de dados, leitura inteligente de caracteres e RPA (Robotic Process Automation) para de fato entrar nesse segmento. Por ser tartar de uma startup, qualquer ameaça de produtos substitutos pode gerar uma nova oportunidade, pois a startup é maleável comparada a serviços e produtos customizáveis (TOLEDO, 2014).

O BI, Business Intelligence, é a melhor maneira para captação das informações de várias áreas da empresa, e unifica-las. Assim, as informações se tornam eficasez pois retratam em tempo real os resultados dos negócios.  Algumas características dos sistemas BI atuais remetem as seguintes tecnologias: Data Warehouse, Relatórios e Ferramentas Analíticas, sendo esses, responsáveis pela coleta e armazenamento dos dados (ABSTARTUPS, 2016).

  1. Modelos de Negócio

A Contajá possui um modelo de negócio virtual na modalidades B2B. A Contajá utiliza um modelo de assinatural anual com cobranças mensais. Ao se contratar o serviço, o cliente escolhe o plano mais adequado ao perfil da empresa e necessidades. Do plano contratado, as empresas podem solicitor planos mais abrangentes quando necessario, o que alteraria o valor da mensalidade. Além da assinatura annual, ocorre a ultilização de serviços extras que gerando um drive de faturamento e receita.         


   Atualmente 70% dos novos clientes são do tipo de abertura de novas empresas, sendo empresas que estão nascendo, que engloba serviços como:  obtenção do CNPJ, emissão de NF-e, processo de abertura e pós abertura, promovendo todas as necessiaddes contábeis da empresa. Os outros 30% são empresas migrantes para esse tipo serviço, são empresas já existentes qque migraram por motivos de preço ou insatisfação com seus escritórios de contabilidade.

  1. Processos de Negócio

O BMC possibilita uma análise global do processo de negócio e permitea identificação das vantagens competitivas, franquesas e oportunidades, além da comparação entre os servios e produtos ofertados pelos concorrentes. Assim, O Business Model Canvas, auxiliará a segmentação das atividades para uma análise global. Em Startups, pode-se ter a segmentação da persona dos clients, sendo este um passo importantíssimo na elaboração de um modelo de negócio, além de trazer informações pertinentes de como os processos são executados para que melhorias possam ser realizadas e para que os processos possam ser gerenciados possibilitando uma melhor tomada de decisões e visão do negócio como um todo (OLIVEIRA, 2014).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (144.1 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com