TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Logística nas Organizações

Tese: A Gestão Logística nas Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  Tese  •  1.030 Palavras (5 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 5

Instituto Federal do Paraná Educação a Distância

Técnico em Logística

Módulo I

Etapa II

Disciplinas: Gestão De Processos Produtivos, Matemática Financeira e Fundamentos da Administração.

Alunos: Geicieli Baranoski Fantini, Valquiria Rodrigues da Silva e Juliana Maria Matias.

A Gestão Logística nas Organizações

Terenos-MS 2012

A Gestão Logística nas Organizações

A empresa em que pesquisamos a sua gestão logística é o Depósito 8 de Maio LTDA - ME, ela pertence ao ramo de materiais de construção do básico ao acabamento, com produtos que vão desde pedra, areia e tijolos, até revestimentos cerâmicos e tintas em geral. Uma micro empresa que presta serviços de entrega, telemarketing e atendimento direto ao consumidor. Seus processos logísticos são intensos, movimentação, armazenagem e estoque, onde há funcionários treinados que se dedicam diretamente ao cuidado com o produto estocado, verificando seu prazo de validade, saída, armazenagem correta, garantindo a integridade física do produto e também a contagem de estoque, um sistema que permite ao estabelecimento saber com precisão o que possuem armazenados, e com isso, não fica sem mercadoria possibilitando entrega no tempo correto, usando isso como uma estratégia de vendas.

A loja é equipada com caminhões, caminhonetes, motos e tratores, garantindo rapidez do trabalho, tanto de manuseio de produtos internos como a entrega em domicílio. Como estratégia de melhor atendimento e satisfação do cliente, sempre ao término do expediente, verificam as entregas pendentes e fazem o carregamento dos caminhões, para que a entrega seja feita logo na primeira hora da manhã seguinte, adiantando assim o processo de logística no transporte.

O setor de compras é composto por duas pessoas dividindo as compras para que ela seja feita de forma criteriosa, já que, é neste setor que se tem o maior lucro pois, uma compra bem feita gera lucros e grandes rentabilidades.

O almoxarifado, setor de armazenamento de produtos internos desta empresa é bem organizado tendo a secretária do administrativo como a responsável pela organização.

A empresa possui funções empresariais de produção como ofertas e atendimento aos clientes, o financeiro não fica de fora, pois, no momento em que é vendido um produto ele precisa exercer sua função, verificando entrada e saída de capital, fluxo de caixas, investimento, financiamentos, entre outras, pois é através das finanças que uma empresa apresenta seu maior indicador de prosperidade.

O marketing da empresa é diário, eles informam preços e promoções na rádio local, nas ruas, mostrando sua variedade de produtos, atendimento de qualidade, condições de pagamento facilitado, entrega em domicílio e variedade de produtos, colocam em evidência produtos novos e com a exposição bem feita apostam nas vendas por impulso.

A função empresarial de recursos humanos é a responsável pelo gerenciamento de pessoas, novas vagas de emprego, seleção, definição de salário, qualidade de vida dos trabalhadores e demissão. Este setor fica por responsabilidade do sócio-gerente, pois esta empresa não possui um sistema sólido e unificado para esta função. Porém a empresa que deseja aumentar sua produtividade deve-se utilizar de ferramentas de gestão de pessoas, oferecendo condições de desenvolvimento, possibilidades de crescimento, com carreiras sólidas e trabalho ético, esses são alguns dos pontos fundamentais para a empresa ser altamente lucrativa.

A logística neste estabelecimento é usada como função de apoio, exercida também pelos sócios, ela é responsável por garantir o fluxo dos materiais e informações dentro da empresa, permitindo a eles tomarem decisões no momento correto, sendo um dos diferenciais competitivos, assim como a tecnologia de informação, Hardware, Software, sistemas de telecomunicação como internet, está à tona, não conseguimos mais ser competitivos e efetuar um atendimento rápido e de qualidade se não avançarmos juntos com a tecnologia. Os diretores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com