TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Globalizacao

Casos: A Globalizacao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

Atualmente a globalização vem chamando a atenção, de uma forma maior e mais complexa que chamava há algum tempo atrás. A internacionalização dos negócios está relacionada diretamente com a globalização, não só em relação a investimentos e finanças, mas também está envolta principalmente na política externa. De uma certa maneira, a globalização pode ser vista como uma ilusão para muitos países, que por vários motivos não conseguiram se desenvolver tanto quanto os outros, e com a moral por baixo, fica quase impossível quererem alguma coisa. Em um passado recente, a globalização reduziu as noções de moral a quase nada, tanto privada quanto a pública, em grau ainda maior.

O processo de globalização não deve ser estudado apenas sob o aspecto politico e econômico, devendo ser compreendido nos aspectos culturais, morais e éticos das sociedades. Não compreender apenas aquele seleto grupo social, mas sim todas as classes, povos e etnias.

A internacionalização do comércio coincide com alguns eventos históricos, do final da década de 1980. Podemos concluir que a internacionalização econômica, pode ser ligada a limitações jurídicas do comportamento de cada Estado, podendo enfraquecer o seu poder com as transferências do poder de legislar para algumas organizações internacionais. Os novos movimentos sociais, o segundo fenômeno, nasceram com a diminuição do papel do país, criando certa distância entre a ordem jurídica e a ordem social. Isto deixa bem claro que é necessário uma criação de regras para as organizações internacionais, tentando igualar as normas no plano global, e além disso, a defesa de determinados valores, principalmente dos direitos humanos, que é de interesse de toda humanidade.

O correto dizer é que o direito não acompanha sempre as transformações da sociedade, a discussão e elaboração das normas, sendo lento, e não acompanha as mudanças sociais, o que é sempre necessário.

E no judiciário, qualquer mudança esbarra em diversos interesses, como hábitos, costumes, culturas e a linguagem. Uma das coisas que mais acontecem e colaboram para a unificação da globalização, são os movimentos mundiais de proteção ao meio ambiente e dos direitos humanos. E pode se dizer que hoje, globalização ficou conhecida em todas as classes sociais, em diferentes grupos e culturas.

Do ponto de vista de Gunther, a globalização trouxe consequências para o direito. O Direito não pode mais ser visto como uma unidade, um sistema logico e hierarquicamente organizado. Para ele, o pluralismo jurídico é uma realidade. Alguns estudiosos apontam a expansão da pesquisa de escritórios de advocacia, e juristas do mundo todo em buscar complementação de seus estudos nos Estados Unidos, e quanto mais aprendem a maneira americana de operar o direito, procuram implementá-la no seus países de origem. De um ponto de vista, buscar uniformizar o estudo do direito na esfera global, possibilitando impor aos tribunais um intercâmbio jurisprudencial.

Os sistemas civil law e common law não se impõem na hora de abordar certas questões, pois o common law se utiliza do método de pensar o direito com ênfase na doutrina e nos precedentes, e o civil law nos mostra que ele esta voltado a aplicar e interpretar a lei posta. O estudioso Rodrigo Mendes aponta que no século XX, alguns países do civil law tem adotado uma relativa evolução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com