TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neoliberalismo E Globalização

Trabalho Escolar: Neoliberalismo E Globalização. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2012  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  1.238 Visualizações

Página 1 de 2

NEOLIBERALISMO E GLOBALIZAÇÃO

Assim como a maioria das discussões acerca da política, tanto o Neoliberalismo quanto a Globalização tem seus aspectos positivos e negativos.

Tendo em vista que a globalização é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo e a extrapola as relações comerciais e financeiras, faz com que as pessoas conheçam aspectos culturais e sociais de várias partes do planeta. A globalização também favorece o barateamento da produção industrial e em conseqüência trás a tona a necessidade do neoliberalismo.

Por outro lado, a humanidade torna-se padronizada acarretando prejuízo na diversidade da natureza e do homem. O mundo é, então, a globalização da produção, dos mercados e das culturas que anulam as antigas regionalidades e a identidade cultural das suas civilizações. Não se pode negar que a competição desigual no mercado globalizado destrói as empresas nacionais, que não têm recursos para enfrentar estas grandes empresas. O que obteremos é um alto grau de desemprego e a miséria nas populações da periferia do sistema, enquanto os países hegemônicos serão os grandes beneficiários do modelo.

Rodeado de polêmica e defensores veementes, esta prática político-econômica denominada Neoliberalismo é baseada nas idéias dos pensadores monetaristas. Estes, começaram a defender a idéia de que o governo já não podia mais manter os pesados investimentos que haviam realizado, pois agora tinham déficits públicos, balanças comerciais negativas e inflação. Defende-se assim, uma redução da ação do Estado na economia, afirmando que o neoliberalismo deixa a economia mais competitiva, proporciona o desenvolvimento tecnológico e, através da livre concorrência, faz os preços e a inflação caírem.

Já os críticos ao sistema afirmam que a economia neoliberal só beneficia as grandes potências econômicas e as empresas de grande porte. Afirmam que os países pobres ou em processo de desenvolvimento sofrem com os resultados de uma política neoliberal: desemprego, baixos salários, aumento das diferenças sociais e dependência do capital internacional.

Para muitos autores o Neoliberalismo aliado à globalização torna-se um projeto de dominação mundial por parte da classe dominante, tornando submissos os povos dominados não só no com relação à economia, mas a esfera política, militar e ideológica, prevenindo-se assim contra uma possível reversão do processo de organização de países soberanos e assim contribua para a criação estados cujo governo que não possui posições próprias, representa sim os interesses da maioria. 

A globalização tem se prestado a tornar o mundo como uma unidade totalitária, mas é claro que, ao lado de coisas ruins, os pontos positivos são consideráveis principalmente se o mundo realmente se tornasse uma aldeia global, o que beneficiaria o homem significativamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com