TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Globalização, A Corrupção E O Brasil

Tese: A Globalização, A Corrupção E O Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  Tese  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 3

O Brasil se globalizou com a corrupção do mundo, ou o mundo se globalizou com a corrupção do Brasil?

No cenário mundial, casos de corrupção vêm sangrando cofres públicos e prejudicando o povo sofrido em proporções continentais.

Em Portugal, nebulosas transações envolvendo o Grupo Espírito Santo causaram prejuízos a acionistas da Oi, num rombo na ordem de 890 milhões de euros.

Ainda em Portugal, o ex-primeiro-ministro José Sócrates - que tem maioria absoluta no parlamento - foi preso durante uma investigação sobre corrupção, lavagem de dinheiro e fraude fiscal. Junto com ele foram detidos João Pernaseu (motorista do ex-premier), Carlos Santos Silva (empresário e amigo de Sócrates), Gonzalo Ferreira (advogado que trabalha numa empresa de Carlos Santos Silva) e Joaquim Lalande de Castro (representante em Portugal da Octapharma, a farmacêutica para a qual Sócrates trabalha desde 2013, como consultor para a América Latina).

Também em Portugal, o ministro do Interior, Miguel Macedo, renunciou três dias depois de vir à tona um escândalo de corrupção pela entrega dos chamados "vistos de ouro", reservados a investidores estrangeiros. A polícia portuguesa prendeu 11 pessoas e fez 60 batidas em vários ministérios. Foram detidos vários funcionários de alto perfil, como o chefe da Polícia de Fronteira, Manuel Jarmela Palos; a secretária-geral do Ministério da Justiça, Maria Antonia Anes; e o diretor administrativo dos notários (tabeliões), Antonio Figueiredo.

Na Espanha, o rei Juan Carlos foi obrigado a renunciar ao trono após outro rumoroso caso de corrupção envolvendo sua filha, Cristina, e seu genro.

Na França, a ex-mulher do presidente François Hollande, Valérie Trierweiler, vai amealhar 1,7 milhão de euros com o livro no qual desmoraliza seu ex-marido. O sucesso da publicação mostra a vontade do povo francês de saber que seu presidente é um farsante - como afirma a ex-mulher. Não se tem conhecimento de ser movido qualquer processo contra Valérie.

A Presidência de um país não pertence ao cidadão presidente, e sim ao povo que o conduziu ao posto. No mínimo, a autoridade responsável do setor Judiciário na França deveria agir, em defesa do povo e não do presidente. Se até agora não o fez, é porque o que a ex-mulher diz deve ser verdade.

Na Itália, o ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi está proibido de concorrer a cargos públicos até 2019, após ter sido condenado por fraude fiscal na Justiça italiana. O ex-ministro italiano do Meio Ambiente Corrado Clini também é alvo de acusação de corrupção pela Procuradoria, que apura um desvio de 3,4 milhões de euros.

Isso tudo sem abordar casos graves como na Ucrânia, na Rússia e na Coreia do Norte, onde até o tio do ditador do país, Kim Jong-un, Jang Song-thaek, de 67 anos, foi executado sob acusação de traição. E até na China, procuradores apreenderam mais de 200 milhões de yuans (cerca de 25 milhões de euros) em dinheiro na casa de um alto funcionário suspeito de corrupção. O governo anunciou que uma operação internacional levou à prisão de 288 pessoas.

Nos Estados Unidos, Barack Obama, sem ouvir o Congresso, deu direito a voto a 5 milhões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com