TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Grande Ideia De Einstein Volume 2

Monografias: A Grande Ideia De Einstein Volume 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  1.167 Palavras (5 Páginas)  •  1.144 Visualizações

Página 1 de 5

FÍSICA EXPERIMENTAL III

A grande ideia de Einstein volume 2

Introdução

“Em 1905, um jovem e obscuro funcionário de um escritório suíço de patentes concluiu que massa e energia são inseparáveis na Natureza. Essa ideia ainda viria a mudar completamente a forma como vemos o Universo. O seu jovem formulador, Albert Einstein, seria aclamado como o mais famoso nome da física moderna.” Assim define a sinopse oficial do filme ‘A Grande ideia de Einstein – Volume 2’.

1 - Michael Faraday

Antes de Einstein ter a grande ideia que revolucionaria a física no mundo, outros importantes cientistas fizeram grandes descobertas que influenciaram diretamente nas de Albert Einstein.

No inicio do século XIX a ciência era assunto para cavalheiros e Michael Faraday estava longe de ser um deles. Sua grande oportunidade foi quando ganhou ingressos que o levou a uma palestra de Humphry Davy, químico inglês e presidente da Royal Society entre 1820 e 1827. Faraday tomou notas destas conferências, e posteriormente mandou-as para Humphry, que o convidou para um encontro. Ganhou uma oportunidade como auxiliar de laboratório, com o tempo, o discípulo superaria o mestre. Começava então o trabalho da difícil descoberta ao mundo invisível da energia (E).

Na época pensavam que “eletricidade era como um fluido que forçava a sua passagem por um tubo”, ou seja, aprenderam que as forças se deslocavam em linha reta, porém Faraday pensava de outra forma, ele imaginou que linhas invisíveis de força fluíam ao redor do fio elétrico, imaginando que um imã tinha linhas similares emergindo dele, e que essas linhas seriam capturadas em seu trajeto. Também conseguiu provar através de experiências que o imã estático conseguia mover um fio. Humphry acusou Faraday de plágio, pois considerava que Wallace já havia descoberto tal coisa, mas o próprio Wallace isentou Faraday desta acusação.

Na era vitoriana ninguém conseguia explicar o que era a luz, Faraday tinha como objetivo explicar tal fenômeno. Eletricidade e magnetismo eram dois aspectos do mesmo fenômeno. Por 15 anos ele tentou convencer os céticos de que a luz era uma onda eletromagnética, e só conseguiu através de Maxwel, que com suas habilidades matemáticas conseguiu provar aquilo que Faraday demonstrava em suas experiências. Faraday inventou um novo tipo de física, que Einstein veio a chamar de ‘A Grande Revolução’.

2 - Antoine de Lavoisier

Cem anos antes de Einstein, na frança, na época do iluminismo, Lavoisier era um rico aristocrata, e chefe dos fiscais tributários, não era bem quisto na França, pois cobrava altos impostos enquanto a população passava por grande dificuldade. Em 1771 Lavoisier casou com uma jovem aristocrata, de nome Marie-Anne Paulze. A sua mulher tornou-se num dos seus mais importantes colaboradores, não só devido ao seu conhecimento de línguas (inglês e latim), mas também pela sua capacidade de ilustradora.

Lavoisier fazia muitas experiências, e podia contar com os aparelhos mais precisos da época, graças ao seu faturamento com recolhimento de impostos, fato que despertava a ira dos cidadãos franceses. Anos de pesquisa provaram que não se perde massa independente do que aconteça, a matéria e os átomos minúsculos, que compõem todas as substancias, jamais se perde.

“Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.”

Quando explodiu a revolução francesa, os aristocratas perderam suas cabeças na guilhotina, e ser coletor de impostos foi determinante para o destino de Lavoisier.

3 - Émilie du Châtelet

Muito antes da revolução francesa, outro nome entrou para a historia da física (e matemática) com contribuições cruciais para o campo, a jovem Châtelet era uma mulher a frente do seu tempo. Com apenas 23 anos descobriu a matemática avançada e contribuiu, juntamente com outros cientistas, para a quantificação dos movimentos. Casada, mãe de três filhos, vivia um casamento de aparências, mas tinha em seu marido um grande aliado. Ela criou uma instituição para rivalizar com a real academia de ciências da frança, que era frequentada por grandes filósofos e cientistas da época.

Châtelet ousou duvidar de uma das teorias de Newton, acreditava que a teoria de Leibniz estava correta e veio a provar isso posteriormente. Ele desenvolveu uma nova teoria do movimento (dinâmicas) com base na energia cinética

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com