TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gravadora x associação de moradores

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.380 Palavras (6 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GRESTAO PUBLICA I

PROINTER I

TAÍS DOS SANTOS MELO

TUTORA EAD: Rúbia Tatiane da Luz Silva

POLO DE APOIO EAD: OSASCO/SP

TAÍS DOS SANTOS MELO RA: 2850190024

RELATÓRIO PARCIAL  PROINTER  2015/01

TRABALHO APRESENTADO COMO REQUISITO PARCIAL PARA CONCLUSÃO DO PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS  I DA  DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA, SOB ORIENTAÇÃO DA TUTORA EAD: Rúbia Tatiane da Luz Silva

POLO DE APOIO EAD: OSASCO 2015

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO

       2.    PERFIL DOS OPONENTES

       3.    FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

       4.    CONSIDERAÇÕES  SOBRE O DESAFIO PROFISSIONAL

       5.     CONCLUSÃO

       6.     REFERENCIAS

1. INTRODUÇÃO


Uma gravadora deseja instalar-se em bairro de classe média em cidade do interior de São Paulo. Inicialmente os moradores, por meio de uma associação posicionaram-se contra a instalação, pois acreditam que a presença da gravadora produzirá perturbação a paz do bairro em questão.

Assim, o presente estudo terá como a base, sob o ponto de vista da gravadora, conciliar as partes e propor um acordo, obedecendo e cumprimento as etapas, e também utilizando o conteúdo das lições apreendidas no decorrer do curso.
Por fim pretende-se desenvolver o trabalho e propor solução para o conflito, ora por análise das partes envolvidas, ora pela técnica e criatividade

2. PERFIL DO OPONENTES -  


Relações entre empreendedor e empreendimento
Trata-se de conciliar um empreendimento com importância para o bairro, com os possíveis danos a rotina e aplicar técnicas de convencimento e negociação aos moradores do bairro, resistentes ao projeto, a seguir os perfis envolvidos:
Líder: Carlos Henrique
Formação: Administrador
Objetivo: Impedir a construção da Gravadora
Alegação: Perturbação da ordem Pública
Argumentos: Barulho, Segurança e infraestrutura (trânsito).
Informações relevantes: Público conservador e questionador, que preza tranquilidade, sendo que a maioria são pessoas de 3ª idade.
Estímulos a Negociação: Tem a ideia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento.
Perfil do Negociador - A Gravadora
Negociador: Jorge Andrade
Formação: Estrategista de Negócios/Experiência em negociar em meio a conflitos.
Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro. Alegação: O progresso é inevitável.
Estímulos a Negociação: Pode contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociação seja com benefícios para todos.

3. FUNDAMENTAÇÕES TEORICA


É necessário, para que haja avanço nas negociações, que seja desenvolvido um ambiente de participação e confiança. O projeto deve ser apresentado à comunidade como um ganho de qualidade de vida e desenvolvimento sustentável.
Como ponto principal deve-se demonstrar os benefícios da chegada do estúdio, como criação de oportunidades de emprego próximo das residências, melhora na infraestrutura, segurança e possibilidades de desenvolvimento de opções de lazer para a região. Os aspectos negativos devem ser discutidos de forma a desconstruir preconceitos, demonstrando que a tecnologia de ponta da gravadora exclui qualquer possibilidade de perturbação à paz, pois há sistema eficiente de vedação de som. Também com relação à poluição sonora, deve-se deixar claro a diferença entre um estúdio de gravação e uma casa noturna de festas ou shows, pois suas atividades são realizadas preponderantemente durante o dia, com número reduzido de pessoas e sem nenhum tumulto.Com relação ao trânsito, deve-se se considerar que os funcionários da gravadora residirão no bairro e em suas proximidades, e que em face de sua clientela restrita e selecionada não haverá grande aumento de movimentação de veículos. Além disso, providências estão sendo tomadas para melhorar o fluxo de veículos no bairro, inclusive com construção de benfeitorias de acesso e duplicação de pistas.Ademais, a renomada gravadora investirá na qualidade de vida dos moradores do bairro, participando ativamente na viabilização e revitalização de praças, parques e áreas de convivência da comunidade.
Por fim, será oferecido de forma preferencial aos estudantes moradores do bairro, possibilidades diversas de estágios e desenvolvimento profissional, com cursos e treinamento gratuitos.

4. CONSIDERAÇÕES SOBRE O DESAFIO PROFISSIONAL


A insegurança provocada pelo possível embargo às obras de instalação da gravadora, deverá ser revertida com campanha que demonstre a confiança no sucesso do empreendimento e também na confiança depositada nos colaboradores que se candidataram para a mudança de sede.
Incentivos como ajuda de custo para mudança e promoção de cargos devem ser reforçados, bem como o espírito de confiança no sucesso das negociações.
Um reunião com todos os colaboradores da gravadora deverá ser realizada, para que sejam esclarecidos todos os pontos da negociação e também para que sejam desfeitos boatos e comentários sem fundamento.
As providências de mudança deverão ser realizadas de forma responsável e transparente, uma campanha de deverá ser veiculada nas mídias internas da gravadora a fim de gerar um sentimento positivo e confiante.
A reunião ocorreu com a participação do Sr. Carlos Henrique e oito moradores do bairro, todos interessados em ouvir as propostas da gravadora. Uma apresentação, semelhante à apresentada para os funcionários da gravadora, iniciou a reunião na tela foram apresentadas maquetes e projetos com todas melhorias e benfeitorias planejadas para o bairro.
Também foi apresentado em formato 3D, uma visita virtual às instalações da gravadora, visita que teve como apresentador renomado cantor, que possui contrato com a gravadora, ídolo da terceira idade, além de cidadão respeitado por sua participação em diversos projetos de cidadania e qualidade de vida.
Após o encerramento do vídeo foi possível perceber o encantamento dos cidadãos com as possibilidades e benfeitorias que seriam realizadas no bairro, alguns inclusive manifestaram-se abertamente sobre o opoio ao empreendimento.
O Sr. Carlos Henrique prometeu que levaria as informações aos associados naquele mesmo dia e que em breve responderia com uma contraproposta.
As partes então cumprimentaram-se e despediram-se.
A utilização de técnicas de negociação e diálogo entre as partes propiciou o alcance de entendimento favorável para ambas as partes. Foram esclarecidos temas que causavam preocupação dos moradores e foram contornadas as aflições dos colaboradores da gravadora. Ferramentas como apresentações em multimídia, reuniões e a apresentação realizada por celebridade engajada e simpática aos moradores do bairro foram essenciais para o sucesso da negociação.
Assim, foi possível com tais ferramentas alcançar o objetivo final e agradar todas partes.As empresas industriais estão sendo desafiadas a encontrar novas formas de organização e administração da produção que atendam às exigências ambientais. Há uma área específica de problemática referente à tecnologia como solução para os ditames ambientais, mas verifica-se ainda a necessidade de uma gestão adequada de outras questões relacionadas ao meio ambiente que permitam que uma organização industrial e a própria sociedade avancem rumo a uma mais ampla aceitação dos conceitos e princípios ambientais. O meio ambiente se tornou um elemento-chave para se repensar os valores e as ideologias vigentes e se estabelecer novas formas de pensamento e ação em todas as práticas produtivas. O meio ambiente tem-se tornado um elemento vital para se estabelecer os novos paradigmas da concorrência industrial e, por isso, aflora como importante questão para se estabelecerem os rumos futuros dos mercados e da sociedade, locais ou globais.

5.CONSIDERAÇÕES FINAIS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (149.1 Kb)   docx (40 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com