TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HERANÇA E POLIMORFISMO

Por:   •  11/9/2019  •  Abstract  •  1.194 Palavras (5 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO – GROSSO, CAMPUS AVANÇADO TANGARÁ DA SERRA

HERANÇA E POLIMORFISMO

Mateus Henrique Barbosa PEREIRA1; Vinicius Abraão Gualda BOM2; Cristiano Roberto Pires PICCINI3; Vinicius Oliveira LOPES4; Jessé Kalebe Soares ANDRADE5; Nicholas Araújo SANTANA6; Vitória Lauane Moreira dos SANTOS7; Maycon Vinicius Alves da SILVA8; Pedro Henrique Brito NAZÁRIO9; Guilherme Souza STUCHI10; Reginaldo do Nascimento JUNIOR11; Prof. Orientador. Magno Lopes RIBEIRO.

Resumo: O presente trabalho abrange o tema: Herança e Polimorfismo, feitos para facilitar a escrita e alteração de dados os reutilizando através de comandos específicos. As pesquisas foram feitas se fundamentando em obras de vários autores que falam das principais aplicações da herança e polimorfismo. Sendo assim, conclui-se que com sua utilização é possível fazer uma melhor interação de objetos e “facilitar” o trabalho do programador.

Palavras-chave: Polimorfismo; Herança; Classes; Métodos; Códigos.

  1. Introdução

 Este estudo versa demonstrar alguns conceitos básicos da orientação a objetos, e que sua aplicabilidade é cada vez mais comum nos principais ambientes de desenvolvimento. Para tanto, abordaremos os conceitos de herança e polimorfismo, dando início sobre a orientação a objetos que aumenta de forma significativa a qualidade de produção de softwares, porém grandes produções são alcançadas quando colocamos em uso as práticas de programação e assim usando todas as suas tecnologias. Classes não são diretamente suportadas em todas as linguagens, e são necessárias para que uma linguagem seja orientada a objetos.

 Na orientação a objetos temos três pilares importantes para a manipulação de código, a herança é um mecanismo que permite ao programador a criação de novas classes a parte de classes já existentes, utilizando as características presentes na classe que será estendida, esse mecanismo é muito interessante, pois assim é possível ter um grande reuso e aproveitamento de código existente. A herança de permite criar classes derivadas, subclasses, a partir de classes bases, superclasses.

 Em forma geral, Polimorfismo significa várias formas, no caso da orientação a objetos, Polimorfismo evidencia a situação na qual um objeto se comporta de maneiras diferentes no recebimento de alguma mensagem. Polimorfismo permite que duas ou mais classes derivadas de uma superclasse invoquem métodos que tem a mesma identificação, assinatura, mas com comportamentos diferentes, especificado para cada classe que venha a ser utilizada.

  1. Metodologia

        O presente trabalho visa esclarecer de forma sucinta os principais meios a serem atendidos com a pesquisa, em outras palavras, ressaltamos o quão importante é para um especialista da área de linguagens a informática saber a magnitude da importância que o tema presente carrega em si, sendo uma das principais ferramentas para se economizar recursos, tanto no trabalho do programador, pois tal conhecimento de reverberar na melhor aplicação de seu conhecimento, quanto para o capital da empresa.

         A pesquisa foi elaborada buscando se fundamentar em artigos obras de autores como MEDEIROS donde é mostrado a aplicação pratica do polimorfismo/herança e em sites certificados do meio informático, ou seja, visando uma metodologia do tipo cientifica fazendo para tal uma análise dos fenômenos organização dos princípios e processos racionais e experimentais. O proposito básico da informação é ser usado de forma eficiente facilitando em eventuais correções e economizando no quesito financeiro para as finalidades da empresa tendo como ferramenta a aplicação do conhecimento de forma científica. (OLIVEIRA, 1999). Sendo de sum importância ter a consciência das ferramentas que norteiam as empresas para a manutenção no sistema, visto que parte logica não pode parar pois se não todo o sistema estará afetado (BATISTA 2005 p.20), isso significa que o desenvolvimento correto de códigos melhorar todos os outros tentáculos da empresa, portanto, essa pratica de vai de encontro com os mais sofisticados planos de gestão e organização.

  1. Resultados e discussões

Como citado anteriormente, Polimorfismo e Herança favorecem a área de programação. Segundo, KAMIENSKI (1996) a Herança surge como a maneira para garantir caixas pretas construídas não se tornem caixas isoladas. Isto é, com a herança pode se formar novas caixas pretas e não as deixas isoladas. Aliás, a Herança auxilia muito na vida de um programador, facilitando na manutenção de sistemas, tendo uma maior legibilidade do código e diminuindo a quantidade de código a ser reescrito, pois faz o reaproveitamento do código. Além do mais, pode criar também classes genéricas, essas são responsáveis por definirem os comportamentos genéricos dentro do código. E com a herança é possível fazer a criação de classes derivadas, subclasses, a partir de suas superclasses ou classes Bases. As subclasses são mais versadas do que as superclasses, são mais genéricas. Essas subclasses herdam todas as características das superclasses, todos os seus métodos e variáveis. Já, o Polimorfismo atribui muito a capacidade de objetos responderem à mesma mensagem, cada objeto respondendo do seu próprio modo. Quando se emprega a Herança torna-se simples a utilização do Polimorfismo, o código fica mais fácil para a compreensão, além disso, não é necessário escrever um método com nome diferente. De forma geral, com o Polimorfismo não é necessário ter um método distinto para cada tipo de objeto, à exceção de que, se o programador quiser realizar a maneira de um método para cada objeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (122.9 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com