TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLIMORFISMO: UMA AVALIAÇÃO DO RISCO POTENCIAL PARA A QUALIDADE DOS PRODUTOS DE DROGAS DA FARMÁCIA POPULAR REDE PRÓPRIA

Dissertações: POLIMORFISMO: UMA AVALIAÇÃO DO RISCO POTENCIAL PARA A QUALIDADE DOS PRODUTOS DE DROGAS DA FARMÁCIA POPULAR REDE PRÓPRIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2014  •  2.294 Palavras (10 Páginas)  •  918 Visualizações

Página 1 de 10

O Programa Farmácia Popular Rede Própria foi implementado para garantir o acesso a medicamentos de baixo custo que são considerados essenciais para a saúde dos cidadãos brasileiros (Brasil, 2003). Alguns medicamentos são fabricados e distribuídos através desta cadeia nacional. A Farmácia Popular Rede Própria é administrado pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). A lista de medicamentos disponíveis é definida pelo Ministério da Saúde com base em estudos epidemiológicos da população brasileira (Brasil, 2004). As drogas aqui analisados são todos da Farmácia Popular Rede Própria, que é doravante referida como FPRP.

Formulações de medicamentos fornecidos pelo FPRP normalmente são sólidos, o que é consistente com os resultados de uma pesquisa publicada em 2010, que revelou que mais de 80% de todos os medicamentos são comercializados na forma de comprimidos (Thayer, 2010). Esta predominância de formulações sólidas de fármacos reflecte a maior estabilidade química de estado sólido em comparação com formulações em estado líquido (Nunn et al ., 2005 ; Lee et al , 2011).

Por outro lado, o desenvolvimento, fabrico, transporte, armazenamento e fornecimento de formulações no estado sólido são mais simples e menos dispendioso, em comparação com formulações em estado líquido (Nunn et al., 2005). No entanto, as formulações de estado sólido também apresentam desafios, tais como polimorfismo (Lee et al., 2011). Esta avaliação incide sobre o conhecimento atual do polimorfismo em medicamentos sólidos e o risco potencial para a qualidade dos medicamentos fornecidos pelo FPRP.

2 METODOS

O presente estudo utiliza como método a revisão integrativa da literatura, a qual tem como finalidade reunir e resumir o conhecimento científico já produzido sobre o tema investigado, ou seja, permite buscar, avaliar e sintetizar as evidências disponíveis para contribuir com o desenvolvimento do conhecimento na temática. Para a elaboração da presente revisão integrativa as seguintes etapas foram percorridas: definição da questão norteadora (problema) e objetivos da pesquisa; estabelecimento de critérios de inclusão e exclusão das publicações (seleção da amostra); busca na literatura; análise e categorização dos estudos, apresentação e discussão dos resultados.

Para guiar a pesquisa, formulou-se a seguinte questão: O que foi produzido na literatura sobre Polimofismo: em fármaco sólidos. Realizou-se em Setembro de 2014 a busca das publicações indexadas nas seguintes bases de dados: Base de Dados em Enfermagem (BDENF), e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e na biblioteca eletrônica Scientific Electronic Library Online (SciELO). Optou-se por estas bases de dados e biblioteca por entender que atingem a literatura publicada nos países da América Latina e Caribe, como também referências técnico-científicas brasileiras em enfermagem e incluem periódicos conceituados da área da saúde. Foi utilizado o cruzamento do descritor “tratamento farmacêutico” com a palavra-chave “estresse”, por essa não se tratar de um descritor.

Destaca-se que foi utilizado “and” entre o descritor e a palavra-chave, como operador booleano, e que não foi estabelecido um período temporal. Os critérios de inclusão foram: pesquisas que abordassem o polimorfismo em fármacos solidos, publicadas em inglês, português ou espanhol; em formato de artigos, dissertações e teses. Como critérios de exclusão: trabalhos que não apresentassem resumos na íntegra nas bases de dados e na biblioteca pesquisadas. Salienta-se que a busca foi realizada de forma ordenada, respectivamente, BDENF, SciELO e LILACS; desta maneira as publicações que se encontravam indexadas em mais de uma, foram selecionadas na primeira busca.

Os resumos foram avaliados, e as produções que atenderam os critérios previamente estabelecidos, foram selecionadas para este estudo, e lidas na íntegra. Para a obtenção dessas publicações, além das bases de dados e biblioteca elencadas para a revisão, foram utilizados o serviço de comutação bibliográfica e consulta ao Portal de Periódicos da Capes. Elaborou-se um instrumento para a coleta das informações, a fim de responder a questão norteadora desta revisão, composto pelos seguintes itens: título, autores, profissão dos autores, método, periódico, ano de publicação, local de origem da pesquisa, objetivo do estudo e principais resultados.

3 RESULTADO E DISCUSSÕES

3.1 DEFINIÇÃO E CONSIDERAÇÕES GERAIS

Polimorfismo ocorre quando um composto sólido existe em duas ou mais formas cristalinas. Os polimorfos são compostos com uma composição química idêntica, em que as moléculas são dispostas em pelo menos duas formas diferentes no estado cristalino (Desiraju, 2008; Purohit et al., 2009). Na ciência farmacêutica, no entanto, o termo é usado para designar várias formas de estado sólido de fármacos e excipientes, incluindo formas amorfas, solvatos, hidratos, sais e seus co-cristais (Aaltonen et al., 2009).

A forma amorfa, não possuem uma ordem definida em seu arranjo. Embora a forma amorfa é a forma mais solúvel, que exibe o menor estabilidade (Chieng et al., 2009). Em formas amorfas e cristalinas, uma droga sólida pode ser anidra ou um solvato/hidrato. Quando uma forma sólida contém um solvente, que é conhecido como um solvato. Quando o solvente é água, que é denominado um hidrato (Pharmapoeia Europeia, 2008 ).

Devido à presença frequente de água no meio ambiente e a sua utilização em misturas, solventes durante o processo de cristalização, a formação de drogas hidratados é comum. Porque a molécula de água é pequena e capaz de formar ligações de hidrogênio, que é facilmente incorporado na rede cristalina de drogas ambos os espaços de ocupação e estabilizar a estrutura (Gillon et al., 2003).

Uma pesquisa realizada em 1999 sobre medicamentos descritos na Farmacopeia Europeia revelou que um terço dos 808 produtos nele indicados poderiam formar hidratos (Griesser, 2006). No Brasil, medicamentos comercializados como hidratos incluem os seguintes: tri-hidrato de amoxicilina, trihidrato de ampicilina, cefalexina mono-hidrato, mono-hidrato de sódio dipirona, lidocaína cloridrato de mono-hidrato, tri-hidrato de meropenem, metildopa sesqui-hidrato, sesqui-hidrato de pantoprazole, penta-hidrato de sulfato de morfina, e mono-hidrato de acetato de dexametasona (Farmacopeia Brasileira de 2010).

Além de cristais moleculares ou de drogas, anidratos, hidratos, solvatos / co-cristais, e também sais de ocorrer. Os co-cristais sólidos são definidas como drogas cristais moleculares

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com