TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE

Dissertações: A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  1.569 Palavras (7 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 7

SUMARIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE 5

2.1 Egíto 5

2.2 Grécia 5

2.3 Latinos 5

2.4 Roma 5

3 Divisão da historia da contabilidade 6

3.1 A historia da contabilidade pode ser dividido em quatro períodos: 6

História Média ou de Sistematização da Contabilidade: 6

História Moderna ou da literatura da Contabilidade: 6

História Contemporânea: 6

3.2 A história de Luca Pacioli 6

4 A Evolução 7

4.1 Ferramentas Utilizadas nas Informações Contábeis. 8

5 Conclusão 9

1 INTRODUÇÃO

A Contabilidade surgiu há muitos anos atrás, antes mesmo da civilização, o homem primitivo já praticava uma contabilidade a contar seus rebanhos, instrumentos de pesca e seu alimento, mais foi na mesopotâmia, no atual Iraque que foi encontrado os primeiros registros patrimoniais.

No Mundo atual, a contabilidade está em uma evolução absurda, em todos os aspectos, econômicos, tecnológicos político e social. A contabilidade é vista como um instrumento de gestão, tanto comercial como financeiro de uma empresa, daí a importância de conciliar os fatores econômicos e sociais que são fundamentais e indispensáveis para que as organizações possam existir e atingir seu objetivo.

E para explicar melhor a contabilidade, temos que compreender o seu objetivo, que é estudar, registrar e controlar os patrimônios e as mutações que nele ocorrem, com o intuito de demonstrar o resultado obtido e a situação financeira da empresa.

2 A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE

A historia da contabilidade começou em meados do milênio IV AC. Na Suméria, na Mesopotâmia, onde foram encontradas as primeiras evidencia da contabilidade, em tabuletas de argila que estavam gravadas com desenhos figurativos, a historia da contabilidade como já dito, é tão antiga quanto a da civilização. A utilização de pedras e fichas de barro de vários formatos representava o controle e porque não dizer uma forma de registro contábil. No caso das pedras estas eram dispostas em recipientes que caracterizavam nascimento de animais ou transferências para pagamento de dívida ou outras razões. As fichas de barro representavam mercadorias utilizadas em transações comercias que podiam ser animais ou mesmo produtos agrícolas cujas movimentações hoje chamamos de entrada, saída, débitos, créditos, ativo e passivo. Já o patrimônio surgiu quando o homem deixou a caça e logo seguiu com a agricultura e do pastoreio assim surgindo à divisão de terras, Assim cada pessoa criava sua riqueza individual. Ao morrer os seus Bens não era dissolvida e sim passada como herança aos filhos ou parentes, A herança recebida dos pais foi denominada de patrimônio.

2.1 Egíto

Centenas de anos após isso, os egípcio seguiram um caminho semelhante ao dos sumérios, eles dominaram a contabilidade, utilizando o papiro que foi uma espécie de papel, assim sendo mais fácil de manusear do que tabuletas. Mas os escribas foram capazes de mudar as técnicas da contabilidade ao passar do tempo, isto é aqueles que criaram o método de contas para separar colunas. Mais tarde, os egípcios do período helenístico poderiam salvar receitas, rendas e despesas, mais também sabiam falsificar registros para assim poder corrigir algumas situações ruins.

2.2 Grécia

Na Grécia também havia uma contabilidade altamente desenvolvida como oferendas aos deuses, que eram gravados em placas de mármore ou calcário, varias construções em que eram utilizadas pedras com mesmo tamanho e altura, que por sinal eram comercializadas.

2.3 Latinos

A Civilização Latina por sua vez, foram os primeiros que começaram a mecanizar o cálculo utilizando o ábaco, que consiste em uma tabela que tem sulcos paralelos múltiplos, que contém níveis de valores, em que se podem arrastar pequenas pedras.

2.4 Roma

A queda do Império Romano marcou o início de um período de declínio do comércio. O volume de negócios diminui significativamente, e as empresas entraram em colapso, exigindo ainda mais o uso da contabilidade.

3 Divisão da historia da contabilidade

3.1 A historia da contabilidade pode ser dividido em quatro períodos:

História Antiga ou da Contabilidade empírica : O estudo dos registros existia de forma rudimentar, informava a quantia de bens.

História Média ou de Sistematização da Contabilidade: Publicação de métodos das partidas dobradas por Luca Pacioli.

História Moderna ou da literatura da Contabilidade: Divulgação de livros de processo de registros.

História Contemporânea: Estudo do conhecimento.

3.2 A história de Luca Pacioli

A partir do final do século XIV, estudiosos, intelectuais e matemáticos elaboraram técnicas de Contabilidade, como Luca Pacioli.

Luca Pacioli foi um filho de um artesão, colocado em uma loja de vinho muito jovem, onde aprendeu o ofício. Em seguida, prosseguiu no estudo da matemática. Em 1490, ele publicou uma obra importante, a "Summa de Aritmetica Geometria Proportioni et Proprogionalitá." Este livro, que pode ser traduzido como "Tratado de aritmética, geometria, proporções e da proporcionalidade"

Na área contábil, Luca Pacioli expõe de forma simples e compreensível, todos os detalhes do "método de Veneza", que segundo ele implicava a utilização de três

livros de contabilidade: o memorial, o jornal e a razão. Luca Pacioli, explica a preparação e realização desses livros, como abrir e fechar (de preferência anualmente), como para corrigir os erros, mostrar formas de obter o equilíbrio, gravar o lucro ou o déficit e dicas de como manter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com