TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DA ENGENHARIA

Ensaios: A HISTÓRIA DA ENGENHARIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  1.180 Palavras (5 Páginas)  •  1.881 Visualizações

Página 1 de 5

UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA

ENGENHARIA

Manaus- Am 2014

Introdução

A história da engenharia confunde-se com a própria história da humanidade. Falar dela com alguma profundidade, portanto, exige bastante tempo. Ela é longa, envolvente, empolgante e reveladora. Também é cheia de aspectos que nos motivam cada vez mais a conhecer e buscar esta fascinante profissão.

A evolução industrial da humanidade se processa de forma contínua, caminhando ao sabor da cultura, dos contextos históricos e sociais. Mas, volta e meia, têm-se observado raros saltos de maior transformação, quando progressos científicos retumbantes acontecem, quando invenções tecnológicas inovadoras chegam ao mercado consumidor. Isso acontece basicamente em duas oportunidades: quando adiante de grandes crises – guerras ou catástrofes naturais.

Se o trabalho dos engenheiros é importante no dia-dia de uma sociedade, também nessas duas oportunidades mais expressivas eles estão lá como elementos fundamentais para a procura de soluções, para a concretização de idéias ou mesmo para a administração dos serviços necessários à execução dos produtos.

Analisando a história, logo percebemos que ela é de fato permeada de significativos desenvolvimentos que marcaram profundamente o destino da humanidade. O controle do fogo, a domesticação dos animais, a invenção da agricultura, a criação de cidades, o desenvolvimento da imprensa ou a construção de um avião comercial estão aí para comprovar esta interpretação.

Desenvolvimento

Olhando a nossa volta, é fácil perceber uma dependência cada vez maior da sociedade moderna em relação aos produtos tecnológicos. De qualquer maneira, não seria exagero dizer que a sociedade moderna, na busca de seu desenvolvimento tecnológico, depende, em grande parte, de ações de profissionais da engenharia. O engenheiro surge com a rápida expansão dos conhecimentos científicos e suas aplicações a problemas práticos. O aparecimento formal desse profissional resultou, na realidade, de todo um processo de evolução ocorrido durante milhares de anos. Aos poucos a engenharia foi se estruturando, fruto fundamentalmente do desenvolvimento da matemática, da explicação dos fenômenos físicos, dos experimentos realizados – em ambiente controlado -, da prática de campo, da sistematização de cursos formais. Quando no século 18 se chegou a um conjunto sistemático e ordenado de doutrinas, estava lançada, definitivamente, a semente da nova engenharia. Essa sistematização, podemos dizer, estabeleceu um marco divisório entre duas engenharia: a engenharia do passado e engenharia moderna.

A engenharia do passado foi aquela caracterizada pelos grandes esforços do homem no sentido de criar e aperfeiçoar artefato que aproveitassem os recursos naturais. Foram estes primeiros engenheiro os responsáveis pelo aparecimento de armamentos, fortificações, estradas, pontes, canais etc. A característica básica destes indivíduos foi o empirismo, pois trabalhavam com base na prática ensinada pelos que os antecediam, na sua própria experiência e no seu espírito empreendedor e criador.

A passagem da engenharia antiga para a engenharia moderna não pode ser considerada como um fato estanque, nem fruto de um momento apenas. Não foi de um instante para o outro que o homem passou a aplicar os conhecimentos científicos às técnicas. Durante séculos elas caminharam dissociadas uma da outra – de um lado os filósofos e pensadores, de outro os artesãos. Ainda hoje, apesar de toda tentativa de trabalha-las como um corpo único, há quem enxerque nelas uma profunda separação.

A engenharia moderna é aquela que se caracteriza por uma forte aplicação de conhecimentos científicos à solução de problemas. Ela pode dedicar-se, basicamente, a problemas da mesma espécie que a engenharia do passado se dedicava, porém com características distintas e marcantes: a aplicação de conhecimentos científicos. Se antes os artefatos eram construídos com base em determinantes estéticos e operacionais, tomando sempre como referência a experiência pregressa do construtor, agora um projeto teórico – baseado em conceitos científicos, em teorias formalmente estudadas e em experiências de laboratórios metodologicamente controladas – antecede a construção. Conhecimento sistematizados a respeito da natureza por – exemplo a estrutura da matéria, os fenômenos eletromagnéticos, a composição química dos matérias, as leis da mecânica, a transferência de energia, as modelagens matemáticas dos fenômenos físicos – passam a fazer parte da prática dessa nova engenharia.

Conclusão

Portanto o trabalho acima solicitado pelo professor Mário Borges tem com objetivo apresentar à introdução a engenharia, mostrando a importância desta fascinante profissão para o avanço da própria sociedade.

A engenharia do passado foi onde o homem desenvolveu os primeiros projetos para a criação dos primeiros artefatos, mesmo com os poucos recursos da época que tinha a engenharia do passado, o homem foi capaz de fazer projeto para criação de armamentos, estradas, pontes e outros.

Observamos que a engenharia do passado em relação a engenharia moderna, a engenharia moderna deu um grande salto, o engenheiro hoje tem muito mais conhecimento científico para elaboração de projetos e solucionar problemas comparado com a engenharia do passado.

Biografia

Bazzo, Walter Antônio

Introdução a engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos/ Walter Antônio Bazzo e Luís Teixeira do Vale Pereira.

2. ed. – Florianópolis: Ed. da UFSC, 2010.

...

Baixar como  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »