TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE

Artigo: A HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

INRODUÇÃO

A contabilidade está presente no dia a dia das pessoas, vamos acompanhar seu desenvolvimento desde a antiguidade até os dias atuais, entendendo sua importância e quem contribuiu para que hoje pudéssemos ter uma das profissões consideradas essencial para a humanidade.

HISTÓRIA DA CONTABILIDADE E SEU DESENVOLVIMENTO ATÉ OS DIAS ATUAIS.

Já se exercia contabilidade desde o início da civilização, há pelo menos 4000 A.C, onde o homem tinha necessidade de contabilizar seus bens, para avaliar seu crescimento ou perda. Como não existia moeda muito menos escrita eram utilizadas pedrinhas para fazer essa contagem de bens, elas eram guardadas com muito cuidado, pois cada uma representava uma cabeça de ovelha ou outro bem quantitativo qualquer.

Em seguida surgiu o Ábaco um contador mecânico usado para fazer cálculos, segundo muitos historiadores ele foi criado na mesopotâmia e depois os Egípcios e os Romanos o aperfeiçoaram.

Como prova dessa contabilização, foram encontrados os primeiros registros patrimoniais, na mesopotâmia entre o rio tigre e Eufrates (atual Iraque) esses registros estavam representados por desenhos em argila ou nas paredes; Com o surgimento de novas civilizações ”Os Egípcios”, surgiu a agricultura, onde se descobriu o papiro colhido nas margens do grande rio Nilo, que tempos depois foi utilizado para registrar os movimentos, se tornando os primeiros livros contábeis.

Como havia tantos mercados, tantas ofertas, tantos fregueses, o comércio se expandiu através de trocas onde os fenícios foram os primeiros a desenvolver as trocas em base monetária, estabelecendo o desenvolvimento de um sistema de símbolos que pudesse facilitar o processo de comunicação entre as pessoas.

Logo Após vieram os Romanos, considerados o maior império e mais desenvolvidos da antiguidade, que se expandiu por toda Europa, norte da África e Oriente médio. Os Romanos formaram então o sistema jurídico de contabilidade organizado.

Depois vieram os Árabes com manuscritos de contabilidade que influenciaram o comércio por toda a Europa, a sistematização da contabilidade estava a caminho, daí surge o Renascimento.

Nessa mesma época surgiu Luca Pacioli, um frade franciscano que desenvolveu o método das partidas dobradas (para cada crédito se tem um débito) que foi muito importante para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano. O método das partidas dobradas diz que a condição financeira e os resultados das operações de uma empresa ou organização têm que ser registrados na forma de entradas em pelo menos duas contas, nas quais os valores dos débitos devem ser iguais ao total dos créditos.

No período de 1500, quando o Brasil foi descoberto, a família real veio para o país e intitularam através de cartas régias os provedores da fazenda também chamados de contadores. Em seguida iniciou-se o ensino contábil chamado ”Aula de comércio da corte”, graças à regulamentação do exercício da Profissão em 1770.

Em 18 de abril de 1869 à associação de guarda-livros da corte foi fundada, considerada a mais antiga instituição profissional e cultural da ciência contábil.

Em agosto de 1924 no Rio de Janeiro, foi realizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com