TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia Da Maquiagem

Casos: A Historia Da Maquiagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  1.537 Palavras (7 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 7

A História da Maquiagem

A maquilagem, maquiagem ou maquilagem, consiste na aplicação de cosmético, de embelezamento ou disfarce seguindo na maioria das vezes a tendência da moda. A arte de pintar o rosto é uma atividade realizada através dos tempos, seja no âmbito militar, pelas pinturas de guerras feitas pelos indígenas como também no âmbito social e profissional. A maquiagem como função estética começou a ser usada pelos egípcios, que se pintavam de maneira bastante original.

Cada década teve sua marca e seu estilo, no inicio deste milênio, com a promoção da saúde e a longevidade, a maquilagem se transformou em mais um dos cuidados com a pele, a beleza e o bem-estar.

A Evolução da Maquiagem

É difícil datarmos quando exatamente os seres humanos passaram a adornar o corpo com fins estéticos, um dos registros mais antigos e significativo, que temos na história da maquilagem são as dos egípcios. Foram eles os primeiros a incorporar a maquiagem aos rituais diários de beleza e higiene, com os famosos banhos em leite de burra e máscaras de argila de Cleópatra, milênios antes de Cristo. Segundo diz a lenda, os egípcios pintavam os olhos com pigmentos pretos (Khol) para se protegerem dos olhares diretos de outros e em direção ao deus Ra, era uma mistura do mineral malaquita com carvão e cinzas. Ou seja, foi o primeiro tipo de maquiagem mineral da história da humanidade.

Idade das Pedras

Nas sociedades primitivas, homens e mulheres usavam extratos de plantas e de animais para pintar-se, além de misturas de terras e pedras.

Idade Média

A maquilagem chegou a ser condenada pelo Clero. As mulheres que se pintavam eram acusadas de rejeitar a aparência dada por Deus.

Era Renascentista

Período que se resgatou o desejo e o direito a beleza, o tipo físico ideal da época era uma figura de forma básica e pálida,que era alcançada pela aplicação de um pó branco obtido pelo caulim, do gesso ou do arroz, aplicação essa, que era feita no rosto e nos cabelos, por isso denominado pó de arroz.

Anos 1900

As mulheres da sociedade eram proibidas de usar maquilagem, aquelas que dela faziam uso, eram taxadas de ignorante e promiscuas.

Mas o interesse do uso da maquiagem surgiu nos anos 10, quando as mulheres provaram o rubor e o pó de arroz, que até então, só eram utilizados pelas damas de teatro.

Anos 20

Época do surgimento do batom, nessa época o símbolo da beleza era o Coco Chanel, a definição da imagem era cabelos curtos com ou sem franja, liso ou ondulados.

Na maquilagem, os olhos eram contornados de preto, os lábios muito marcados na cor vermelho- escuro, e sobrancelhas cuidadosamente delineadas, nessa época empoar o rosto era considerado muito chique, apesar que esse feito era dado como impertinência, mesmo que com resultado muito artificial, as pessoas nesse momento adoravam tal destaque na pintura da face.

Anos 30

Nessa época, a tendência em maquilagem eram olhos elaborados e provocantes, as sobrancelhas eram totalmente depiladas e desenhadas a lápis, num traço bem fino e ousado, as sombras para pálpebras em pó que iam desde os castanhos até os cinzas, os pretos era muito utilizado para a noite, cílios recurvados e abonados pelas máscaras para cílios.

O excesso era considerado vulgar, portanto era um período de descrição na maquilagem.

Anos 40

Ano em que a maquilagem ditava a beleza e a saúde, o que era considerado um dever nacional. Essa é a era da Femme Fatales, tempo em que os efeitos da guerra abalaram o mundo e o mercado cosmético, pois este teve uma queda por falta de matérias- primas, graxas utilizadas em batons, também eram usadas na fabricação de máscaras para cílios, e como tintura para sobrancelhas, o carvão servia para sombra e pétala de rosas embebidas em álcool era utilizada para a coloração da face como um blush liquido da era vitoriana, estrelas dessa época de guerra usavam cabelos longos como modo de externar a feminilidade, pois por outros meios não se era possível.

Anos 50

Época importante, pois a elegância teria uma maior visibilidade, os modelados pela sombra das pálpebras, o lápis de sobrancelhas, a máscara para cílios, e, sobretudo, o uso de delineadores. A importância da maquilagem para os olhos, trouxe uma infinidade de criações e reformulações de produtos, tempo em que o realce da palidez da pele e a intensidade dos lábios se dava de maneira a marcar o estilo da década. Pó de arroz e compactos marcavam presença nesse período.

Anos 60

Década que deixou muitas referências de moda e também na área da beleza, como cortes, penteados e makes que marcaram a época. Riscos e contrastes branco e preto marcavam o côncavo que foi um marco dos anos 60, onde o rosto da mulher parece ser natural, mas não é. Década que marca o início da cultura pop-americana, olhos super maquiados transparecendo uma ousadia inocente, a feminilidade transitava entre o comportado e o irreverente. As cores eram fortes e puras, rosa- choque, dourado, verde, violeta e laranja.

Anos 70

Já o ano 70 vem com a sua audácia, a cor ganha força, a beleza tomou um aspecto moral e psicológica, pela primeira vez na evolução da beleza, homens e mulheres podiam escolher sua aparência seguindo seu estilo e vida pessoal, e não somente as exigências da moda. A maquilagem e os cortes de cabelo se tornaram meios de expressão, cabelos livres pele bronzeadas e lábios brilhantes. Com toda essa ascensão de liberdade, a década de 70 foi considerada de explosão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com