TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia Das Construtoras Gafisa E Cyrela

Exames: A Historia Das Construtoras Gafisa E Cyrela. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2014  •  1.069 Palavras (5 Páginas)  •  950 Visualizações

Página 1 de 5

TRABALHO CONTABILIDADE

BREVE HISTÓRICO

História da Gafisa

A Gafisa S.A. é uma das empresas líderes do mercado de construção e incorporação no Brasil, que possui 56 anos de mercado. Sua trajetória, desde a fundação até hoje, é marcada por pilares consistentes e posicionamento honesto, confiável e que cumpre o prometido, sempre aliando tudo isso ao seu diferencial: a inovação.

Foi fundada em 24 de Junho de 1954 no Rio de Janeiro, sob o nome de Gomes Almeida, Fernandes. Em São Paulo, a construtora chegou no ano de 1962, e seu primeiro empreendimento na cidade foi iniciado em 1963. Em 1964, a empresa abre seu primeiro escritório na mesma cidade. Atualmente, sua sede é em São Paulo, mas suas operações estão presentes em quase todo o Brasil.

Em 1988 o nome da empresa muda para Gafisa Imobiliária S.A. (Gafisa Imobiliária). E, em 1997, a empresa celebra em uma associação com a GP Investimentos, na qual passou a se chamar Gafisa S.A.. Nesta associação, ficou decidido que a GP integralizaria a sua participação com investimento de capital próprio, enquanto a Gafisa Imobiliária aportaria parte de seus empreendimentos e a marca Gafisa. Além disso, decidiu-se que a Gafisa Imobiliária mudaria seu nome, pelo fato de ter aportado a marca Gafisa na nova empresa, passando a se chamar Cimob Companhia Imobiliária. Assim, segue sua vida com empreendimentos próprios, separando-se da Gafisa S.A..

No início de 2006 aconteceu uma grande mudança na Companhia, tornando-a ainda mais renomada no mercado. A Gafisa criou uma Oferta Pública Inicial (IPO), ou seja, passou a disponibilizar a venda de suas ações na Bovespa. Isto resultou em uma pulverização de aproximadamente 47% do total de suas ações.

Em 2007, a Gafisa conclui outra Oferta Pública Inicial, desta vez na Bolsa de Valores de Nova York (New York Stock Exchange). Foi a primeira empresa do setor a ter suas ações negociadas na NYSE.

No mesmo ano, a Gafisa adquire a AlphaVille Urbanismo, líder no seu segmento, para atuar em projetos de urbanização horizontal. No mesmo ano, a GP Investimentos vende sua participação acionária, e a Gafisa passa a ter 86% de suas ações no mercado, tornando-se uma das mais pulverizadas companhias do país.

Em setembro de 2007, as ações da companhia passam a fazer parte do índice IBrX-50, da Bovespa, ou seja, significa que a Gafisa está entre as empresas mais bem negociadas da Bolsa.

Ainda em 2007, a Gafisa criou uma empresa subsidiária, a Fit Residencial, para atuar no segmento de empreendimentos mais econômicos. Nasce também a Gafisa Vendas, uma imobiliária que comercializa exclusivamente imóveis da Gafisa.

Em 2008, a Gafisa passa a ser a principal controladora da construtora mineira Tenda, atuante no mercado de apartamentos mais econômicos. Assim, ocorre a fusão da Fit Residencial com a Tenda. Neste ano, a Gafisa foi considerada a 39ª marca mais valiosa dentre as 160 principais empresas de capital aberto brasileiras.

A Gafisa fica em primeiro lugar no ranking das cem maiores construtoras do Brasil, segundo o ITCNet. O critério de classificação é o somatório de áreas construídas (em metros quadrados) de cada uma das construtoras durante o ano de 2008, considerando empreendimentos entregues e em construção. A Gafisa tinha, na ocasião, 3 milhões de metros quadrados, o que lhe conferiu o título de maior do Brasil.

A marca Gafisa está também na Quinta Avenida. Ela construiu o prédio que fica no número 509 da mais badalada avenida de Manhattan, em Nova York.

História da Cyrela

A Cyrela Brazil Realty é uma incorporadora com 50 anos de história. Mais de 200 mil famílias optaram por morar, ou investir, em empreendimentos realizados pela companhia que preza pelo alto padrão de engenharia, solidez financeira e credibilidade. Por seus valores, realizações e trajetória inovadora, a Cyrela construiu um nome respeitado e tornou-se sinônimo de qualidade com 181 canteiros de obras em andamento em todo o país.

Atualmente, emprega mais de 10.300 colaboradores diretos e investe constantemente em pessoas por meio da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com