TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia Do Prato

Artigo: A Historia Do Prato. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 3

A HISTÓRIA DO PRATO

A carne de Porco à Alentejana é um prato que tem origem na Região do Alentejo que fica no sudeste de Portugal, região produtora de suínos, azeitona, vinho e marisco. Este prato representa as principais riquezas daquela região, é um prato muito apreciado em todo o país no início da refeição ou numa ceia tardia por ter todos estes elementos

A culinária portuguesa, ainda que esteja restrita a um espaço geográfico relativamente pequeno, mostra influências mediterrânicas(incluindo-se na chamada “dieta mediterrânica”) e também atlânticas, como é visível na quantidade de peixe consumida tradicionalmente. Muito mudou desde que Estrabão se referiu aos Lusitanos como um povo que se alimentava de bolotas. A base da gastronomia mediterrânica, assente na trilogia do pão, vinho e azeite, repete-se em todo o território nacional, acrescentando-se-lhe os produtos hortícolas, como em variadas sopas, e os frutos frescos. A carne e as vísceras, principalmente de porco, compõem também um conjunto de pratos e petiscos regionais, onde sobressaem os presuntos e os enchidos. Com o advento das descobertas marítimas, a culinária portuguesa rapidamente integrou o uso, por vezes quase excessivo, de especiarias e do açúcar, além de outros produtos, como o feijão e a batata, que foram adoptados como produtos essenciais. Note-se que a variedade de pratos regionais se verifica mesmo em áreas restritas. Duas cidades vizinhas podem apresentar, sob o mesmo nome, pratos que podem diferir bastante na forma de confecção, ainda que partilhem a mesma receita de base. As generalizações nem sempre estão correctas: as diversas culinárias regionais variam muito na mesma região.

Para quem não sabe a carne à alentejana ou carne de porco com ameijoas é um prato tipico da culinária portuguesa, mais concretamente da região do Alentejo. É um dos pratos mais famosos da gastronomia portuguesa, sendo possível encontra-lo em restaurantes de norte a sul de Portugal.

O caldo verde é uma sopa de couve galega, tipicamente do norte de Portugal continental, mas muito divulgada por todo o país - é provavelmente a mais famosa sopa portuguesa. É uma sopa geralmente espessa e de cor predominantementeverde, uma vez que é feita com couve cortada às tiras bastante finas.

O Caldo Verde foi nomeado uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal.

Para uma degustação típica minhota a sopa é servida em tigelas de barro, regada com um fio de azeite, acompanhada das rodelas de chouriço e uma fatia de broa de milho. Devido à sua simplicidade e leveza come-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com