TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia da Decoração

Por:   •  29/11/2019  •  Ensaio  •  1.602 Palavras (7 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 7

Historia da decoração

Na sua primeira e mais conhecida acepção, decorar significa embeleza, ornamentar, moveis, vasos, ânforas, etc.; introduzir neles uma serie de novas linhas, ornamentos em baixos e alto relevo. A arte tem origem na necessidade do homem de decorar , enfeitar o mundo que o cerca, embelezar a sua vida e a do seu habitat. Os afrescos desenhos nas cavernas são testemunhos incontestáveis, desde os primórdios.

Historia da decoração no Brasil

Começou a prosperar no Brasil a partir da vinda da família real no século XIX, com o intuito de manter o mesmo padrão de vida de Portugal.

É importante destacar a evolução da decoração no Brasil, principalmente no inicio do século XX, passando pelas décadas de 50, 60, 70, 80, 90 e chegando aos dias atuais, com todo status que este importante segmento do Design tem nos dias de hoje.

Processo de criação

Criar é, basicamente, formar. É poder dar uma forma a algo novo.

O processo de criação do artista á a parte mais valiosa da obra. Logico que o produto final é importante, mas é durante o inicio e o termino do processo que estão suas inquietações, erros, e acertos, duvidas e certezas, vontade de mudar tudo e o mais importante os seus questionamentos.

Cliente

Visita técnica

Espaço

Produtos

O trabalho de criação consiste em chegar a uma ideia que esteja de acordo com a proposta e o tema escolhido e procurar a melhor forma de exteriorizar esta ideia levando em conta fatores como o publico alvo, o mercado, os recursos financeiros. A criação voltada para a decoração deve apresentar a características de ser útil e bela para os convidados/clientes.

O projeto final de um decorador chega ao seu ápice de sua criação ao promover impacto positivo de atenção, memoria e emoção nos convidados.

Antes de partir para o planejamento do evento, é preciso que o decorador compreenda o estilo do cliente, suas necessidades e assim adeque essa demanda ao orçamento do evento.

Arranjos / Flores / Paisagismo

As flores e arranjos devem ser escolhidos e sugeridos em uma primeira reunião para que o projeto tome forma em um primeiro momento, pode ser que mude algum coisa após o projeto pronto, mas deve-se conhecer minimamente sobre as ocasiões das principais flores para poder sugeri-las, ou seja, não sugerir uma flor que geralmente não se consegue na ocasião do evento.

Arranjos de mesas de convidados

Arranjos de buffet, bares, mesas de doces, café, lounges

Vasos, cachepots

Paisagismo,

Jardins verticais

Muros ingleses

Guirlandas continuas

Acompanhamento importantes: cor, toalhas, objetos (livros, velas, castiçais, cerâmicas, lanternas).

Tipos de flores

Mais que embelezar e decorar o evento, as flores passam mensagens aos convidados, além de revelar a personalidade do anfitrião as flores são as estrelas secundarias de um evento, trazendo características de um ar magico, romântico, alegre, perfumado e sofisticado.

Rusticas: flores coloridas, como: gérbera, astromélia, alpineas, bastão do imperador, helicôneas, sementes de dracenas, áster, boca de leão, crisântemos, entre outros.

Clássico: flores tradicionais em tons claros, como: rosas, lisianthus, goivo, gipson, entre outros.

Romântico: flores em tons de azul, lilás, roxo e rosa, as mais usadas são: lisianthus, rosa, goivo, esporinhas.

Existem inúmeras opções de flores para serem usadas em decoração de eventos, cabe a pesquisa de cada um, lembrando a questão da sazonalidade e a disponibilidade destas flores na ocasião do evento.

Calendário das Flores por estação

Para saber quais flores se adaptam melhor a uma dada estação do ano, confira abaixo o calendário das flores. Você vai ver que existem milhões de opções para escolher, mas nunca é demais sempre seguir os critérios de plantio de cada espécie. Neste caso, por mais que as estações favoreçam o crescimento de algumas flores em específico, não esqueça das etapas básicas de cultivo.

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

1. Inverno

As plantas que costumam se adaptar ao inverno possuem grande resistência à baixas temperaturas, além de se desenvolverem melhor longe dos raios solares. Muitas flores podem ser resistentes a este ponto, suportando até mesmo as famosas geadas em algumas partes do país. Neste caso, elas também podem atrair seres polinizadores comuns nesta mesma estação do ano. Confira as opções que você pode ter:

– Azaléias: Podem crescer em arbustos com cores totalmente variadas

– Camélias: Podem ser mudas para arbustos ou somente a flor em si, com colorações variadas

– Marmelinho de jardim: Arbustos e mudas comuns

– Citros em geral que podem não dar flores, mas são ótimos para o inverno

– Cerejeira-do-japão: Uma bela espécie que floresce muito durante o inverno, sendo um arbusto muito bonito

– Laurotino: Um arbusto bastante famoso que dá lindas flores brancas em baixas temperaturas

– Viburno: Um arbusto bem conhecido com flores bastante esbranquiças e abundantes para o inverno.

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

2. Primavera

É nesta e´poca do ano que a maioria das plantas costuma florescer. Sendo assim, a quantidade de opções cresce e os seres polinizadores começam a infestar os jardins com determinadas espécies específicas. São elas:

– Buxo: Possui flores brancas e pode ser usado como cerca viva. É muito ornamental

– Citros em geral: Podem ser usados amplamente no inverno também

– Holly: Um arbusto com flores brancas e que crescem em grande quantidade. Podem ser usadas para ornamentar grandes jardins

– Marronia: Arbusto com flores amarelas para ornamentar jardins

– Pessegueiro: Possui suas frutas, mas o que mais chama a atenção são as suas flores em rosa brilhante

– Pereira: Uma árvore que dá frutos e lindas flores brancas na primavera

– Lâmia: Uma herbácea rasteira que costuma desenvolver belas flores somente na primavera

– Dente-de-leão: Uma herbácea muito utilizada na medicina natural. Possui belas flores ao longo de toda a primavera

– Plantas da horta: Podem ser boas para complementar

– Plantas aromáticas: Algumas dão flores e outras não, mas são ótimas espécies para serem cultivadas nesta época do ano, além de conviverem bem com outras espécies

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (182.2 Kb)   docx (123.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com