TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia da Matemática

Por:   •  11/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 3

1- MATEMÁTICA:

A matemática existe desde a antiguidade, foi usada na construção de pirâmides pelos egípcios. Na Babilônia a matemática já era usada pelos escravos, mas a matemática só foi vista como ciência a partir dos séculos VI e V a.C. na Grécia, os gregos também desenvolveram conceitos matemáticos.

As teorias de hoje foram resultado de grande esforço e desafios passados por matemáticos daquela época. As primeiras formas de número posicional surgiram através dos Babilônios e os gregos por sua vez transformaram os números em letras.

Há períodos daquela época em que os egípcios representavam de forma pictórica as formas geométricas, pode se afirmar que eles também usavam de frações pois necessitam repartir as terras entre eles. O calendário lunar foi criado através da matemática, pois na astronomia há necessidade de cálculos. Arquimedes desenvolve a geometria e os sistemas geométricos passam a ser usados na arquitetura gótica e na construção de igrejas.

Os Hindus introduzem no sistema de numeração o número zero. Talvez possamos dizer q o registro mais antigo desse número se encontre no registro dos maias das Américas, o símbolo era usado para indicar ausência de qualquer unidade.

A origem do nome do numeral Zero, surgiu após várias mudanças, foi chamado se sunya pelos hindus, sifr pelos árabes, zephirum no latim até chegar a palavra de hoje. Temos o exemplo da palavra cifra que hoje em dia se refere tanto a cifra quanto a qualquer digito.

O nome Álgebra surgiu quando Mohamed Alchwarizmi propagou a sua obra “Aldschebr Walmakabala”, despertando assim a matemática. Em 1202 Leonardo de Pìsa um matemático italiano escreve um livro onde apresenta equações de 1°, 2° e 3° graus.

Foi a partir do século XVII que a matemática se destaca com a descoberta da “Geometria Analítica”, nessa mesma ´ época através de Isaac Newton surge o “Cálculo Diferencial”. A matemática se espalhou em várias disciplinas e a matemática se torna cada vez mais importante e se subdivide em outras disciplinas.

Conclusão:

Desde a antiguidade a matemática é importante, indico esses artigos pois contam detalhadamente o surgimento da matemática e como ela foi se aperfeiçoando com o decorrer dos séculos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Fonte. Tópicos de História da Matemática para uso em sala de aula; números e numerais, de Bernard GUNDLACH./ https://www.somatematica.com.br/historia/zero.php

http://matematica.ceseccaieiras.com.br/introducao

LISA - BIBLIOTECA DA MATEMÁTICA MODERNA:

ANTÔNIO MARMO DE OLIVEIRA / https://www.somatematica.com.br/historia/seculoix.php

2- HISTÓRIA DA MATEMÁTICA:

Um professor é um profissional dotado de muitos conhecimentos, sua formação acadêmica tem papel fundamental na prática docente, seus conhecimentos devem se refletir durante o ensino aos seus alunos, pois suas metodologias de ensino serão reflexo de sua licenciatura.

A história da matemática como recurso didático qualifica a ação educativa, e auxilia a aprendizagem de conteúdos matemáticos. Nas escolas a matemática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com