TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia da saude no Brasil

Por:   •  24/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  5.150 Palavras (21 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE PAULISTA

SERVIÇO SOCIAL

ADRIANA LOPES DA SILVA ALMEIDA C30JDJ1

VÂNIA PÉCORA FERREIRA VIEIRA   C1813J8

Trabalho de Pesquisa em Serviço Social

Primeiro Capitulo TCC

 SOROCABA – SP

2016

ADRIANA LOPES DA SILVA ALMEIDA C30JDJ1

VÂNIA PÉCORA FERREIRA VIEIRA   C1813J8

Trabalho de Pesquisa em Serviço Social

Primeiro Capitulo TCC

Esse trabalho tem por objetivo a obtenção de nota

Na disciplina de Trabalho de Pesquisa em Serviço Social.

Profª. Amarilis Tudella

                                                     SOROCABA – SP

2016

SUMARIO

1. A HISTORIA DA SAUDE NO BRASIL

1.1 AS POLITICAS DE SAÚDE DA DÉCADA DE 70

1.2 AS POLITICAS DE SAÚDE DA DÉCADA DE 80

1.3 AS POLITICAS DE SAÚDE DA DÉCADA DE 70

1.4 AS POLITICAS DE SAÚDE DA DÉCADA DE 2000

        2. O SERVIÇO SOCIAL NO ÂMBITO DA SAÚDE PUBLICA E DA SAÚDE PRIVADA

                2.1 SERVIÇO SOCIAL DA SAÚDE PUBLICA

                2.2 SERVIÇO SOCIAL NA SAÚDE PRIVADA

        3. CORRELAÇÃO DO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL NA SAÚDE PUBLICA E PRIVADA

                3.1 ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS NA SAÚDE PUBLICA

                3.2 ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS NA SAÚDE PRIVADA

                3.3 CORRELAÇÃO DOS SERVIÇOS CONSTITUÍDOS

        4. ANALISE DOS DADOS

        5. CONCLUSÃO

A HISTORIA DA SAUDE NO BRASIL

INTRODUÇÂO

Para entendermos sobre a história da saúde no Brasil a partir da reforma sanitária iremos levantar os marcos importantes para as demandas da saúde e como elas eram atendidas até a consolidação da Constituição Federal de 1988 e os avanços que marcaram parte da história.

Em um breve histórico apontaremos o início de como era tratada a saúde no Brasil.

Segundo, Júnior (2014, apud Costa ,2014), “as políticas públicas na área da saúde começaram com a chegada da família real no sec. VX, as formas em que eram prestados os atendimentos deixavam dúvidas sobre sua veracidade, tinham embasamentos voltados para “Boticários”, conhecidos também como curandeiros

Com o passar dos anos ou para sermos mais exatas a partir de 1892 foram inaugurados laboratórios voltados para uma melhoria das condições sanitárias da saúde urbana, que precavia as doenças do século como a varíola, a tuberculose, a lepra e DST.

Destacam-se durante o Séc.XX, as caixas beneficentes que funcionavam como fundos de reserva para atendimento da classe operariam, à fim de garantia das forças produtivas, já pelo processo da industrialização e a era Getúlio Vargas, as formas de atendimento eram clientelistas, preconizadas.

 Publicado no Diário Oficial da União no dia 29/07/1953, Página 13193, Coluna 1) LEI N. º 1.920, DE 25 DE JULHO DE 1953, em seu Art. 1º É criado o Ministério da Saúde, ao qual ficarão afetos os problemas atinentes à saúde humana.

No ano de 1966 é criado a Previdência Social com intuito, previdenciário voltado para todos que os cidadãos que tinham vínculos empregatícios.

Em 1974 é criado o MAPS (Ministério da Previdência e Assistência Social), para monitoramento dos atendimentos fantasmas, o controle dos pagamentos ilegais para a garantia dos serviços prestados à população. Neste mesmo período são criados o INPS e o DATAPREV que logo se transforma em INPAM trabalhando de forma conjunta em prol da área previdenciária e da saúde.

A partir de 1988 surge uma nova ordem estabelecida pela Constituição Federal, formula-se novas concessões para a área da saúde, a estes novos princípios estabelecesse como prioritário, “saúde direitos de todos e um dever do Estado”, traz consigo diretrizes voltadas para uma nova ordem para o bem estar social, onde destacam-se atendimento integral, à descentralização, direcionada como única para cada esfera de governo, priorizando as atividades preventivas sem trazer prejuízos para a comunidade e serviços assistências.

Assim AROUCA (1988), coloca que. Está em curso uma reforma democrática não anunciada ou alardeada na área da saúde. A Reforma Sanitária brasileira nasceu na luta contra a ditadura, com o tema Saúde e Democracia, e estruturou-se nas universidades, no movimento sindical, em experiências regionais de organização de serviços. Esse movimento social consolidou-se na 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, na qual, pela primeira vez, mais de cinco mil representantes de todos os seguimentos da sociedade civil discutiram um novo modelo de saúde para o Brasil. O resultado foi garantir na Constituição, por meio de emenda popular, que a saúde é um direito do cidadão e um dever do Estado.

Segundo, SILVA (p.2) o processo se iniciou em meados dos anos 70 e teve como liderança intelectual e política, o autodenominado “movimento sanitário”, estes formados por médicos, intelectuais e lideranças públicas da área da saúde, considerados mentores influenciaram a reformulação de todo o processo do setor, com um cunho de movimento social.

Para TEIXEIRA  a Reforma Sanitária é caracterizada como “Um processo de transformação da norma legal e do aparelho institucional que regulamenta e responsabiliza pela proteção à saúde dos cidadãos, e corresponde a um efetivo deslocamento do poder político em direção às camadas populares, cuja expressão material se concretiza na busca do direito universal à saúde e na criação de um sistema único de saúde sobre a exige do estado".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (144.2 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com