TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia do ciclismo

Por:   •  4/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 4

Ciclismo – Têxteis

Historia do ciclismo

O primeiro veiculo movido a duas rodas foi criado pelos franceses Méde de Sivrac, dando inicio à história da bicilieta em 1790, adotando a designação de celerífero (do latim “rápido” e “transporte”).

[pic 1]

Figura – Celerífero (fonte: bikeitalia, ano 2013)

No ano de 1820, o escocês Kikpatrick McMillan desenvolveu novas resoluções para este veículo arcaico, adaptando ao eixo traseiro duas bielas, ligadas por barras de ferro que trabalhavam como um atual pistão, acionadas pelos pés. Desse modo, era exequível girar as rodas traseiras, proporcionando que o condutor tirasse os pés do chão para se deslocar. Deste então a bicicleta encontrou o seu rumo definitivo.

[pic 2]

Figura – Bicicleta Audi 5 (fonte: Audi, ano 2014)

[pic 3]

Figura – Análise sincrónica da Bicicleta (fonte: Magchild, ano 2015)

.SMART TEXTILES PARA CICLISTAS

  • Casaco de ciclismo Safe Ride

[pic 4]

Figura – Vista de costas do Casaco “Safe Ride” (Fonte: talk2myshirt, ano 2015)

Dois estudantes da Universidade Nacional Autónoma do México criaram um casaco de "Safe Ride" para diminuir a sinistralidade dos ciclistas na sua cidade. Este casaco apresenta um design bastante similar ao que podemos encontrar no primeiro projeto deste tipo de indumentária, o casaco A jaqueta "Boa viagem" como eles chamam o seu design é muito semelhante ao The Turn-Signal Jacket inventado por Leah Buechley em 2008. Surpreendentemente até aos dias de hoje nenhuma marca pegou neste conceito, bastante simples e inovador, pois como referido anteriormente, este aumenta a segurança na estrada.

Um recurso extra adicionado por Damian e Riberto foi a capacidade de pedir ajuda em caso de acidente/emergência, através de um telefone inteligente. Basicamente a aceleração é monitorizada, e se houver uma mudança brusca na aceleração, o casaco indica que houve um acidente. Nesse caso, é usado o smartphone para enviar uma mensagem de emergência, para um amigo ou familiar, juntamente com a localização exata. Se a paragem súbita não foi induzida a um acidente o ciclista pode cancelar a mensagem de alerta antes de mandar.

Fontes:

  • http://www.reuters.com/article/us-mexico-intelligent-cycling-jacket-idUSKBN0OZ1H020150619
  • http://www.talk2myshirt.com/blog/archives/5971

SMART TEXTILES: PRÉ-AQUECIMENTO

  • Adidas Adipower

[pic 5]

Figura – Adidas Adipower Hotpants (fonte: Adidas , ano 2012)

A Adidas desenhou estas calças quentes para a equipa de ciclistas olímpicos Britânicos. As calças Adipower, na verdade, ajudam a aquecer os músculos das pernas do ciclista com o intuito de prevenir lesões. Este produto torna-se um must-have pois é sabido que praticar atividade física, ainda por cima de alto rendimento como é o caso, com os músculos frios é um autentico perigo na saúde dos ciclistas.

[pic 6][pic 7]

Figura – Adidas Adipower Hotpants (fonte: Adidas, 2012)

O poder do aquecimento é fornecido pelo leve e respirável Fibretronic HEATwear™ FIR, um sistema 100% de tecido que está integrado nas calças Adipower Hotpants. A marca Adidas esteve em colaboração com a equipa Britânica de ciclismo, a Universidade de Loughborough e a Fibretronic para criar esta tecnologia vestível para os Jogos Olímpicos 2012.

Fontes:

  • http://www.talk2myshirt.com/blog/archives/5804
  • http://www.lboro.ac.uk/microsites/enterprise/enterprise-awards/2013/knowledge-transfer/adipower.html
  • Livro: Laura Trott and Jason Kenny: The Inside Track10 Nov 2016 by Laura Trott and Jason Kenny

CYCLING IN STYLE

  • Casaco desportivo Supaheroe by UTOPE

[pic 8][pic 9]

Figura – Casaco Supaheroe (fonte: UTOPE, 2013)

É um vestuário de ciclismo leve e animado que vai de encontro à tendência do uso de wearable tech avançado. A vantagem dos elementos luminosos para o vestuário de ciclismo é uma maior visibilidade à noite e com ela advém um risco muito menor para os ciclistas. Foi criado pela UTOPE, que é uma cooperação entre Wolfgang Langeder (CEO e Designer da Utope) e Stretchable Circuits / Fraunhofer IZM, que surgiram com o casaco desportivo Supaheroe, uma elegante peça de roupa carregada com as mais recentes tecnologias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (592.4 Kb)   docx (733.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com