TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História Da Televisão No Brasil

Dissertações: A História Da Televisão No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2013  •  8.028 Palavras (33 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 33

A história da Televisão

A história e o desenvolvimento da televisão misturam-se aos grandes descobrimentos dos séculos XIX e XX nas mais diversas áreas das ciências. Desde os primórdios do século XIX, cientistas e pesquisadores se esforçavam para transmitir imagens a distância. Descobertas como a do selênio em 1817 pelo químico sueco Jons Jakob Berzelius, propiciou o estudo e desenvolvimento de transmissão de imagens por meio de corrente elétrica.

Pode-se dizer que o pontapé inicial para os estudos e posteriormente o invento da televisão deu-se pelo estudante de engenharia alemão Paul Nipkow. Nipkow estudava a ideia de enviar imagens à distância, sua idéia consistia em decompor a imagem em pontos que seriam posteriormente transformados em impulsos elétricos por uma célula fotoelétrica e enviados por um fio. Quando esses impulsos chegassem a um receptor, ocorreria o processo inverso de composição da imagem. Nipkow então criou um disco com furos em expirais o qual "varriam" uma imagem gerando cada furo uma luz a qual era convertida em corrente elétrica através de uma célula de selênio. Esta corrente elétrica acenderia uma lâmpada que iluminaria outro disco oposto ao primeiro, e geraria a imagem num écran. Esse invento foi denominado de "Disco de Nipkow" e serviu de pilar para o desenvolvimento da televisão. Por este invento, Nipkow é considerado como o "pai" da TV.

Oficialmente a televisão inicou-se na Alemanha e posteriormente na França tendo a Torre Eiffel como ponto emissor, mas já na década de 20 as primeiras transmissões já eram realizadas em caráter de testes pelo escocês John Logie Baird. Baird utilizou-se de um sistema mecânico baseado no invento de Nipkow. Também na década de 20 nos Estados Unidos, dois cientistas trabalhavam numa mesma idéia: transmitir imagens à distância. Embora não soubessem da existência um do outro, o russo Wladimir Zworykin e o americano Philo Farnsworth são considerados os inventores da televisão. Em 1925, Philo Farnsworth concebeu através de fórmulas o diagrama de uma válvula transmissora de imagens.

Wladimir Zworykin foi convidado pela RCA para produzir o primeiro tubo de televisão o qual ficou conhecido como Orticon e passou a ser produzido em escala industrial a partir de 1945. Este tubo foi apresentado primeiramente em 1936 em Nova York.

Nas décadas seguintes houve uma grande movimentação em torno do desenvolvimento de novas tecnologias, como a implantação da TV em cores a qual já havia estudos desde 1929, mas apenas em 1954 começaram as transmissões a cores nos Estados Unidos utilizando o padrão NTSC. Em 1967, a Alemanha coloca em funcionamento uma variação do padrão americano o qual foi batizado de PAL (Phase Alternation Line), que corrige algumas deficiências do NTSC. No mesmo ano entra em funcionamento na França o SECAM. No Brasil a primeira transmissão colorida foi feita em caráter fechado pela Embratel e transmitiu a Copa do Mundo de 1970. Em 1972 foi realizada a primeira transmissão pública a cores para todo Brasil, cobrindo a Festa da Uva em Caxias do Sul.

Foi também nos anos 70 que começou a ser delineada uma revolução que viria décadas depois: a televisão digital. Os japoneses através de um consórcio de estações de TV começaram os estudos para o desenvolvimento de uma televisão de alta definição, a qual foi chamada de HDTV (Hig. Definition TV). No começo dos anos 80 já eram feitos os primeiros testes desta nova tecnologia. No decorrer da década, europeus e americanos faziam estudos e tentavam desenvolver um padrão próprio que atenderia suas demandas. Assim nos anos 90 começava uma nova era da televisão moderna, a era digital.

Em meados dos anos 90, europeus, americanos e japoneses já faziam transmissões mesmo que em caráter experimental do sinal digital. O mundo assim ficava dividido entre os três padrões de transmissão digital: o padrão americano ATSC (Advanced Television Systems Comitee), o padrão japonês ISDB (Integrated Services Digital Broadcasting) e o padrão europeu DVB (Digital Video Broadcasting). Cada padrão possui suas vantagens e suas desvantagens, sendo que a escolha de um padrão deve levar em conta o tipo de serviço almejado como, por exemplo, o tipo de transmissão (HDTV e/ou SDTV), aspectos políticos e econômicos têm grande influência na escolha.

No caso brasileiro, o país adotou o padrão japonês ISDB-T. Além de ter se saído superior nos testes de comparação com os outros padrões, o ISDB-T possui vantagens na transmissão para dispositivos móveis o que garante grande mobilidade e portabilidade. Ao contrário dos outros padrões, o ISDB-T utiliza apenas uma faixa de frequência para transmissão tanto terrestre como satélite e possui padrões de codificação de dados superiores o que permite a transmissão de um volume maior de dados em uma única faixa de frequência

A História da Televisão no Brasil

A história da TV brasileira fará este ano 55 anos de existência, e para entender melhor como a TV surgiu no Brasil, será apresentado um resumo contextualizando seu surgimento. No dia 18 de setembro de 1950 foi à data oficial da inauguração da primeira emissora de TV no Brasil, a PRF-3 TV Difusora tendo sua primeira transmissão no Palácio do Rádio, em São Paulo, Cassiano Gabus Mendes comandou um show, com artistas famosos, foram instalados 200 aparelhos em pontos de grande movimento em São Paulo como a Praça da República para que o povo constatasse o surgimento da TV no Brasil. Quatro meses depois, em janeiro de 1951, entrava no ar a segunda emissora do país, a TV Tupi do Rio de Janeiro. Nesses dez primeiros anos de TV, o aparelho ainda era um artigo de luxo, pois não havia indústrias que fabricassem seus componentes, então, os aparelhos de TV eram importados dos Estados Unidos. Em 1958 eram apenas 78 mil aparelhos em todo o Brasil, por isso, as programações das emissoras seguiam uma linha de “elite”, com artistas e técnicos trazidos do rádio e do teatro. Entrevistas, debates, teleteatros, shows e música erudita. Pode-se dizer que o início da TV Brasileira era feito com muitos improvisos e adaptações de programas de rádio e teatro para a TV como, por exemplo, o Famoso programa de rádio Repórter Esso, ganhou com o advento da TV um programa exclusivo, foi um dos telejornais de maior sucesso. Ficou no ar 20 anos. Por falar em telejornalismo, o primeiro telejornal a título de curiosidade foi o Imagens do dia que estreou em 19 de setembro de 1950, um dia depois da inauguração da TV no Brasil, seu estilo e formatação seguia os moldes do rádio apenas com a vantagem de poder se ver o locutor e com algumas imagens de exibição em preto e branco sem som. O telejornal ficou no ar por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.7 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com