TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Hora Do Coffe

Exames: A Hora Do Coffe. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  3.096 Palavras (13 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 13

Curso Superior Tecnologia em

Gestão de Recursos Humanos

Tutor a distância: Profª Rosane Zamberlan Bellé

Disciplina: Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem II

Polo: Pelotas / Tutor presencial: Magda Santos

PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DA EMPRESA

DELTA TRANSPORTES DE PORTE MÉDIO DO SETOR DE TRANSPORTES.

RELATÓRIO PARCIAL

Eliel Nunes Bessa – RA 5560125405

Katilsia da Silva Protzen – RA 5529966725

Natalia Mendes Crizel – RA 5560123283

Roberta Rodeghiero do Amaral – RA 5568102983

PELOTAS / RS

2013

Eliel Nunes Bessa

Katilsia da Silva Protzen

Natalia Mendes Crizel

Roberta Rodeghiero do Amaral

PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DA EMPRESA DELTA TRANSPORTES DE PORTE MÉDIO DO SETOR DE TRANSPORTES

Projeto multidisciplinar de Autoaprendizagem II apresentado como requisito para cumprimento da disciplina do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, polo Pelotas sob a orientação da Tutora a Distância Rosane Zamberlan Bellé.

PELOTAS / RS

2013

INTRODUÇÃO

O diagnóstico empresarial vem nos ajudar a entender um pouco mais o quadro e a situação atual de uma determinada empresa, onde passamos a avaliar e enquadrar projetos que podem ser agregados ao ambiente empresarial ou reformulá-los conforme a necessidade de cada empresa e seus respectivos departamentos dentro da organização.

Com ele conseguimos verificar os fatores que limitam o desenvolvimento da empresa, ajudando então a ter uma visão mais ampla do que pode ser mudado para o seu crescimento e quais os projetos que são prioridades para se manter no mercado de trabalho.

Assim podemos fixar obstáculos a superar estimulando não só a criatividade, mas também o desenvolvimento dos funcionários, levando-os a participarem mais ativamente dos processos da organização.

1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Este trabalho é uma análise de coletas de dados, para designar o diagnóstico empresarial da organização da empresa em estudo, tendo como objetivo estabelecer o diagnóstico necessário à empresa.

Em um mundo globalizado e cada vez mais competitivo, é necessário que as empresas adotem estratégias claras, objetivas, visando melhorias para obter resultados positivos.

Mas para que isso aconteça é necessário ter uma gerencia capacitada com conhecimentos para atender as necessidades da empresa e suprir as necessidades dos clientes.

Muitas empresas não tem conhecimento de seus problemas, assim não conseguem resolvê-los da maneira correta, portanto com a coleta de dados e o conhecimento necessário, é possível analisarem e efetuar o diagnóstico correto para cada deficiência existente dentro da organização.

No passado, as fontes de vantagens competitivas eram o trabalho e os recursos naturais, agora e no próximo século, a chave para construir as riquezas das nações é o conhecimento.

(Drucker P. F.- 1993)

1.1 Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento significa desenvolver o potencial, aperfeiçoar o desempenho e aumentar, deste modo, a produtividade e as relações interpessoais. Mas necessário se faz preparar o potencial humano diante do exigente mercado de trabalho e das novas tecnologias, visando desenvolver habilidades e conhecimentos que viabilizem uma nova realidade, onde o desempenho profissional deve ser maximizado. É um recurso que além de gerar um bom clima organizacional, é também o gerenciador do desenvolvimento de pessoal, apresentando um conjunto de atividades objetivando a aprendizagem e a capacidade produtiva.

Portanto, treinar é desenvolver habilidades para executar tarefas por determinado trabalho, aumentando o conhecimento e a perícia no que tange a função a um determinado cargo, seja ele qual for, desde o mais simples, até a função mais complexa dentro das organizações.

Para que uma empresa sirva de modo eficiente os serviços que presta, investir no desenvolvimento de pessoas é investir deste modo, na própria qualidade. Mas, o investimento deve alcançar todos os colaboradores que participam da organização, visando os resultados, já que decorrem das atividades coletivas, do todo organizacional.

O treinamento deve ser priorizado quando uma nova realidade se apresentar a organização.

E deve preparar as pessoas para o enfrentamento e execução imediata das diversas tarefas peculiares, dando oportunidades para o contínuo desenvolvimento pessoal, não apenas no cargo que ocupam naquele momento, mas também em outros que o colaborador possa vir a ocupar. A mudança nas atitudes das pessoas cria entre elas clima satisfatório, dando-lhes satisfação e motivação, além de torná-las mais receptivas as técnicas de supervisão e gestão.

A avaliação de treinamento propicia o feedback necessário ao profissional de RH, para se concluir até que ponto o treinamento executado produziu modificações de comportamentos pretendidos como também, se o treinamento alcançou as metas estabelecidas anteriormente. Cabe, ainda, fazer referência as avaliações do aprendizado, de reação e dos resultados do treinamento, que seriam outras possibilidades de intervenção.

1.2 Gestão de Desempenho

A definição e o conceito de gestão de desempenho quando bem utilizada transforma as empresas. Ela é sinônimo de gestão por objetivos; é a valorização dos colaboradores e principalmente, é o elo de ligação entre o desempenho à remuneração. É constituída por um conjunto de processos que visam estabelecer uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com