TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DO ISO NAS EMPRESAS

Dissertações: A IMPORTANCIA DO ISO NAS EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  4.304 Palavras (18 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 18

FAHESA - Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína

ITPAC - Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos Ltda.

ADMINISTRAÇÃO

A importância do ISO nas empresas.

Dafne Fernandes Oliveira¹

Geane Carla Oliveira Silva²

Gestão da Qualidade

Prof° José Francisco Mendanha³

¬¬Araguaína/TO

Novembro/2014

RESUMO

A ISO 14001 apresenta as mesmas normas genéricas de sistemas de gestão da ISO 9001, sendo elas o controle do ciclo ''planejar, direcionar, checar, agir'' porém ambas com foco diferente. O ISO 9001 tem por finalidade entregar um produto ou serviço que venha satisfazer as necessidades propostas pelos clientes e define para que isto aconteça através de processos já a ISO 14001 o seu foco esta na no meio ambiente com meios para sua proteção e de implementar controles para que as atividades não tenham um impacto sobre o meio ambiente. Na ISO 14001 o meio ambiente é considerado o ''cliente'', e as suas necessidades são definidos pela legislação e regulamentações. Esta é uma norma aplicável a qualquer tipo de organização governamental. Desta forma como ambas tem normas genéricas ao aplicar a norma ISO 9001 poderá ser implementada a ISO 14001, poissegue a metodologia do ciclo de melhoria contínua. Ao implementar estas normas, a empresa mostra ao colaborador e ao cliente que pensa no futuro. As vantagens de possuir esta certificação é a maior possibilidade de fazer exportações, mostrar aos clientes que a empresa se preocupa com a qualidade de seu produto ou serviço deixando os clientes mais seguros em relação à empresa.

Palavras chaves: Ambiente. Gestão. Qualidade.

1INTRODUÇÃO

Com a evolução nos conceitos de qualidade, hoje um diferencial em uma organização seja de pequeno ou grande porte é a utilização do Sistema Internacional de Normalização (ISO). Ele é específico para um produto, material ou processo particular.

Uma melhor definição de sua importância na empresa, segundo a norma NBR ISO 8402:1994, é uma gestão de qualidade que consiste no conjunto de atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização com relação à qualidade, englobando o planejamento, o controle, a garantia e a melhoria da qualidade.

Uma das séries que este artigo irá abordar é o modelo de gestão de normas na série do ISO 9001, pois o enfoque está baseado nos seguintes tópicos: Organização focada no cliente, liderança, envolvimento das pessoas, enfoque no processo, abordagem sistêmica para gerenciamento, melhoria contínua, tomada de decisões baseada em fatos e relacionamento com o fornecedor mutuamente benéfico.

Juntamente com está série o ISO 9001 com o conceito de melhoria contínua lançou a série de normas ISO 14001 que disponibilizou para as empresas a preocupação de preservação do meio ambiente que tem sido um diferencial para demonstrar ao público externo que a empresa é comprometida com o futuro. Tanto a norma ISO 9001 quanto ISO 14001 são conhecidas como normas genéricas de sistemas de gestão. Com esta certificação as empresas usam como estratégia de marketing o posicionamento ecológico da organização e o meio ambiente.

2 DESENVOLVIMENTO

Observa-se que, há décadas que os conceitos de gestão da qualidade vão modelando-se ao decorrer dos anos. Com essa abordagem nas organizações surgiu um processo de evolução no desenvolvimento dos produtos e serviços, na qual foi aprimorando-se cada vez mais. Através de um longo processo evolutivo pode-se mencionar como surgiu o conceito de gestão da qualidade, pois, foi após a Revolução Industrial que o método de produção de customização foi substituído por padronização e produção em larga escala, antes o processo de cada produto era fabricado semelhante de um protótipo.

Com a produção em larga escala surgiu o modelo de administração taylorista, nessa época surgiu à função de inspetor responsável pela qualidade dos produtos, pois, seu objetivo era o aumento da eficiência ao nível operacional. Além de Taylor, a administração científica teve a contribuição de Herny Ford, este por sua vez adotou em suas fábricas uma visão semelhante a do taylorista colocando um sistema padronizado de medidas para todas as peças.

Contudo, em 1924 que o conceito de controle de qualidade deu um passo significativo quando Walter A. Shewhart criou gráficos de controle e o ciclo PDCA (plan-do-check-act) que direciona para análise esolução do problema. Com o desenvolvimento do sistema de medidas, das ferramentas de controle estatístico e de surgimento de normas específicas. ''Normas Internacionais: nem sempre são adotadas como normas nacionais, mas podem influir no comércio internacional''.International Organization for Standardization.

Em 1930 o controle de qualidade evoluiu bastante, e após esse crescimento em 23 de fevereiro de 1947 surgiuuma gestão de modelo chamado ISO (International Organization for Standardization). Segundo a ISO, essas normas são boa parte baseadas em conhecimentos consolidados da ciência, da tecnologia e das experiências anteriores e também abrangem todos os ramos de conhecimento humano, desde tópicos eminentemente técnicos, como concreto, até complexos modelos administrativos, como sistemas de gestão da qualidade e meio ambiente.

Esse organismo internacional de normalização, com sede em Genebra, na Suíça, constituído por 151 países (ano de 2005), é uma organização não- governamental. O seu prefixo ISO é utilizado em todas as suas normas que deriva do prefixo grego isos, que significa mesmo, igual. (FERREIRA, 2005).

Este sistema de normalização por sua vez consiste em alguns princípios sendo eles: Igualdade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com