TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Pesquisas Acadêmicas: A IMPORTANCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  5.330 Palavras (22 Páginas)  •  688 Visualizações

Página 1 de 22

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Dedico este trabalho...

AGRADECIMENTOS

Agradeço a...

“Eu pedi Força e Deus me deu dificuldades para me fazer forte. Eu pedi Sabedoria

e Deus me deu Problemas para resolver. Eu pedi Prosperidade e Deus me deu Cérebro e

Músculos para trabalhar. Eu pedi Coragem e Deus me deu Perigo para superar. Eu pedi Amor

e Deus me deu pessoas com Problemas para ajudar. Eu pedi Favores e Deus me deu

Oportunidades. Eu não recebi nada do que pedi, mas eu recebi tudo de que precisava.”

(autor desconhecido)

RESUMO

Este trabalho visa descrever a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil, destacando a necessidade destes para o desenvolvimento da criança. A infância é fascinante, durante a vida é neste período que exteriorizamos nossos sentimentos, nossas experiências e fundamentalmente nossa criatividade da forma mais espontânea que existe: brincando. Através do jogo a criança interage com a realidade e estabelece relações com o mundo em que vive. Buscou-se de forma sintética as mais relevantes contribuições dos autores supracitados para o entendimento dos jogos e brincadeiras como possibilidades de desenvolvimento para as crianças na educação infantil. O brincar da criança, visto do prisma aqui apresentado, não pode ser considerado uma atividade complementar a outras de natureza dita pedagógica, mas sim como atividade fundamental para a constituição de sua identidade cultural e de sua personalidade.

Palavras chaves: Criança, Jogo, Brincadeira e Desenvolvimento.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO………………………………………………………………………… 06

CAPÍTULO 1 – JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS…………………… 08

1.1 Brincar: um jeito especial de aprender…………….…………………………... 10

CAPÍTULO 2 – A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL…. 14

2.1 Desenvolvimento das habilidades linguísticas em crianças de 03 a 05 anos……………………………………………………………………………………..

14

CAPÍTULO 3 – O PAPEL DO PROFESSOR REFERENTE AO TRABALHO PEDAGÓGICO COM O LÚDICO…………………………………………………….

17

CONSIDERAÇÕES FINAIS………………………………………………………….. 21

REFERÊNCIAS………………………………………………………………………... 22

INTRODUÇÃO

O tema escolhido para o desenvolvimento desse trabalho é sobre a importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil, delimitando o tema a faixa etária de 3 a 5 anos.

A linha de pesquisa é referente a Metodologia de Ensino.

O tipo de pesquisa para o desenvolvimento desse trabalho foi através de pesquisas bibliográficas.

O problema abordado é sobre quais contribuições os jogos e brincadeiras possibilitam para o desenvolvimento integral das crianças. Tendo hipótese de refletir sobre o tema abordado, propiciando o conhecimento da teoria para a prática pedagógica.

Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre jogos e brincadeiras, ressaltando a suma importância para o desenvolvimento integral da criança. Compreender o valor do lúdico na construção do conhecimento; refletir sobre a prática pedagógica da teoria para a prática; identificar o valor dos jogos e atividades lúdicas na educação infantil como subsídios eficazes para a construção do conhecimento realizado pela própria criança.

A intenção de apresentar esse tema é mostrar na realização desse estudo como a utilização dos jogos e brincadeiras tem uma enorme contribuição na formação de atitudes sociais como: respeito mútuo, cooperação, relação social e interação auxiliando na construção do conhecimento.

As brincadeiras e os jogos, além de ajudar a construir o conhecimento, podem ser entendidas como situações em que as crianças podem expressar diferentes sentimentos, podendo, gradativamente, aceitar a existência do outro. São atividades lúdicas que visam melhorar a socialização entre as crianças, fazendo com que vivenciem situações de colaboração, trabalho em equipe e respeito. Além de proporcionarem momentos lúdicos e prazerosos, fazendo com que a criança classifique, ordene, estruture, resolva pequenos problemas e sinta-se motivada a ultrapassar seus próprios limites. Brincando a criança ainda desenvolve potencialidades; ela compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula, compõe, conceitua e cria.

O brinquedo e a brincadeira traduzem o mundo para a realidade infantil, possibilitando a criança a desenvolver a sua inteligência, sua sensibilidade, habilidade e criatividade, além de aprender a socializar-se com outras crianças e com os adultos. Enquanto brinca, a criança está pensando, criando e desenvolvendo, dentre outros fatores, o pensamento crítico. A brincadeira é uma linguagem natural da criança e é importante que esteja presente na escola desde a educação infantil para que o aluno possa se colocar e se expressar através de atividades lúdicas – considerando-se como lúdicas as brincadeiras, os jogos, a música, a arte, a expressão corporal, ou seja, atividades que mantenham a espontaneidade das crianças.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com