TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância do jogo na educação infantil

Artigo: Importância do jogo na educação infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Artigo  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 3

Em todas as fases da sua vida, o ser humano aprende construindo nos contatos com o mundo em que vive.

Nascemos para aprender e aprimorar nossos conhecimentos.

O primeiro passo na infância as atividades lúdicas são de extrema importância para esta fase de formação.

Veremos dentro do contexto, que a criança através das brincadeiras garante a sua integração na sociedade como ser integrativa, participativa, critico e criativo, daí, se da a importância das atividades lúdicas no processo educativo.

Pensando nisso e sabendo da importância da brincadeira na educação infantil e como é fundamental, é que nos baseamos para confeccionar este trabalho.

É muito importante à função das atividades artísticas e recreativas no desenvolvimento das potencialidades criativas da criança, especialmente na rotina de sala de aula das séries iniciais do período de escolarização básica, a criança nesta fase busca em suas experiências um modo para representar o homem como um todo. Ela não se preocupa em organizar as cenas no papel, seus desenhos são dispostos de forma aleatória, os objetos podem aparecer acima, abaixo, ou nos cantos do papel, pois a criança os desenha da forma como os compreende e não conforme a realidade. Procede da mesma maneira com as cores. Um cachorro pode ser azul ou rosa, uma vez que não se incomoda com o aspecto visual e sim o afetivo que a cor proporciona.

A figura humana vai aos poucos se enriquecendo de detalhes, como as orelhas e o umbigo e isto influenciará outros desenhos, como por exemplo, ao representar flores ou animais manterá as características humanas como boca, nariz e olhos. Nas representações com massinha ou argila a criança também apresentará evoluções. Em representações com massinha e argila a criança constrói suas figuras apoiadas em superfícies, como em uma folha de papel, com o tempo passará a construir as figuras em pé. A edição do livro utilizada para essa pesquisa é datada de 1970, por isso o autor ainda utiliza o termo Educação Artística, sendo que a partir da publicação da LDB 9394/96, art. 26, § 2º a disciplina passou a se chamar Arte.

Os desenhos das crianças, assim como todas as suas formas de expressão pode ser considerado um reflexo da sua criatividade infantil, pois é os registros dos seus sentimentos e das suas percepções do meio, o que proporciona ao professor um modo de compreender melhor seu aluno e assim ajudá-lo, pois “a arte infantil faculta-nos não só a compreensão da criança, mas também a oportunidade de estimular seu desenvolvimento, através da educação artística” (LOWENFELD e BRITTAIN, 1970, p. 176).

É através das aulas de Arte que o professor irá estimular seu aluno a investigar, inventar, explorar e, mesmo cometendo erros, ele não terá medo de liberar sua criatividade. O professor deve apresentar a atividade como algo essencial para a criança, e também deve estar motivado com o trabalho, não apenas orientando de forma mecânica, mas fazendo a criança sentir sua importância para que a atividade seja significativa para o aluno. O jogo de faz de conta, ou jogo simbólico que a espontaneidade estética e a capacidade de criação ficam evidentes, quando a criança inventa e representa situações através da imagem simbólica de objetos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com