TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE

Trabalho Escolar: A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  4.356 Palavras (18 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 18

TRABALHO CLASSIFICADO EM 5º LUGAR NO I PRÊMIO JOVEM CIENTISTA CONTÁBIL CRC-BA-2001.

AUTORA:

Elisangela Fernandes dos Santos

Graduanda em Ciências Contábeis da Universidade Federal da Bahia.

Título do Trabalho:

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE COMO INSTRUMENTO DE

APOIO A GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS.

IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE COMO INSTRUMENTO DE APOIO A GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS.

Resumo

Este trabalho corresponde ao desenvolvimento de uma pesquisa que investiga a importância da Contabilidade para as empresas de pequeno porte, mostrando a necessidade de se ter acesso a informações úteis que possibilitem ao gestor administrar seu negócio de maneira eficiente.

Dada a representatividade da pequena empresa no contexto econômico, há necessidade de se dar uma atenção especial a este segmento, pois, segundo o Banco de Dados do SEBRAE, 80% das pequenas empresas fecham antes de completar um ano de atividades.

As pequenas empresas, no contexto do desenvolvimento regional, têm um papel decisivo. Segundo o mesmo Banco de Dados, no Brasil, apenas no ano de 1999 foram constituídas 475.005 mil empresas, dentre as quais 267.525 mil são microempresas, representando um percentual de 56,32% do total de empresas constituídas no Brasil.

É objetivo deste trabalho demonstrar a importância da Contabilidade como instrumento de apoio na gestão dos negócios para os empresários de pequeno porte. Para ilustrar o tema proposto, serão feitas algumas reflexões sobre, a história da Contabilidade, a informação como recurso eficiente e útil na gestão e sobre algumas ferramentas da Contabilidade Gerencial que são de extrema importância no processo administrativo de uma empresa.

1. Considerações Iniciais:

Desde os primórdios da humanidade a contabilidade vem avançando de forma a demonstrar o fluxo da riqueza nas entidades. Evoluindo da simples função de proporcionar memorização e controle para a função de apoiar a gestão, a contabilidade vem reforçando sua função social. Posição que confere a ela uma importância substancial para o usuário da informação Contábil.

Para entendermos a dimensão da ciência que abraçamos para estudo basta que lancemos o olhar para o passado onde podemos constatar através das evidências históricas que as organizações mais primitivas faziam uso da Contabilidade, ainda que de forma rudimentar.

Segundo SÁ1, “Provas arqueológicas denunciam registros em grutas, ossos e outros materiais, contendo manifestações da inteligência humana na percepção de meios patrimoniais, qualitativa e quantitativamente, ou seja, constituindo a conta primitiva”.

As provas mais antigas que dispomos acerca da aplicação do conhecimento contábil, são as do paleolítico superior, ou seja, entre 10.000 a 5.000 anos antes de Cristo. Precisamente do mesolítico, período posterior ao glacial, portanto marcado pelo reaquecimento da terra.2

O homem primitivo já apresentava a preocupação com a variação da riqueza que detinha.Com o uso de sua arte, passou a contabilizar sua riqueza patrimonial através de inscrições nas paredes das grutas (produzindo pinturas) onde qualificavam o objeto patrimonial e também simbolizavam o registro da quantidade desse mesmo bem.

Desta forma, o conjunto (qualidade e quantidade) formou a “conta primitiva” ou seja, uma evidência com a identificação da utilidade (desenho) e a quantificação (riscos).

De acordo com SÁ3, Conta significa, “Instrumento de registro contábil relativo a fatos da mesma natureza e que se identifica por um título, contendo registros que informam sobre a evolução transformadora do aludido objeto, qualificando, quantificando, historiando no tempo e apresentado saldos devedores ou credores de acordo com cada caso”. A contabilidade caminhava, então, no sentido ao apoio efetivo à gestão dos negócios.

Verifica-se, no processo histórico da contabilidade, que a preocupação do homem com suas propriedades e riquezas existe desde a Antiguidade, ou seja, a milhares de anos atrás a contabilidade já era importante. Nos dias atuais, devido ao nível de complexidade das organizações e a necessidade de se ter informações cada vez mais úteis e confiáveis a Contabilidade se tornou imprescindível.

A evolução da contabilidade foi lenta, tendo em vista que por milênios a história da Contabilidade é a própria história do homem cercada de toda complexidade inerente. Esta teve evolução significativa com o nascimento dos registros em partida dobrada. Este procedimento baseia-se no princípio de que a todo crédito sempre corresponde a um débito de igual valor e vice-versa.

No entanto, a intensificação da difusão do conhecimento contábil, só efetivou-se, com o desenvolvimento dos meios de imprensa através de Gutenberg, o qual aperfeiçoou e desenvolveu a partir da 1450 e impressão em série. Isto possibilitou a impressão em 1494 de um trabalho sobre a partida dobrada de autoria do frei italiano, Luca Pacioli.

A partir do século XVI surgem as primeiras obras dedicadas exclusivamente, a escrituração contábil, dentre elas destaca-se a do monge beneditino italiano Ângelo Pietra, de 1586. Iniciou-se nesta época a teorização da contabilidade e muitos conceitos foram apresentados e analisados. Contudo, a contabilidade só se estruturou cientificamente em 1923, com a doutrina de Vicenzo Masi, na Itália, que tinha como objetivo conhecer as relações que existem entre os acontecimentos da riqueza patrimonial e explicar o que acontece com esta, a partir das referidas relações.

Num primeiro momento da evolução do pensamento Contábil o foco era a “conta” como se esta fosse a alma ou o registro fosse a finalidade maior da contabilidade. Foi assim no Contismo, evoluindo posteriormente para a doutrina de Lombarda4.

Os estudos e publicações de Francesco Villa ensejaram o aparecimento de uma escola de pensamento denominada Lombarda. A origem dos pensamentos e conhecimentos que orientaram as doutrinas dessa escola científica, foi a obra de Villa, publicada 1840, sob o título “La contabilitá applicata alle amministrazione private e publiche”, sendo esta obra premiada pelo imperador da Áustria.

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com